-- 2012: Entre a continuidade e as mudanças radicais


Antes do mais peço desculpa pelo atraso desta pequena retrospectiva. Questões técnicas motivaram que isto demorasse mais do que o esperado, assim como outras que não interessam para aqui. Observar o resultado final é como olhar para um estranho puzzle. Algumas imagens abrem noutra janela ao clicarmos nelas, outras direccionam para páginas como é o caso das que representam álbuns (entre outras) e que permitem escutar a música relacionada com as minhas escolhas. É um convite à exploração de pequenos detalhes.

Mudanças radicais, mudanças pessoais, continuidade. Falar de 2012 é gerir um conjunto de experiências memoráveis com outras menos positivas. Como já é norma, estas últimas não têm direito a grande tempo de antena por aqui. É uma atitude, uma necessidade que se acentua com a idade e que nos permite seguir em frente.

Sem dúvida que a maior mudança foi termos emigrado para Budapeste, na Hungria, de que falarei novamente mais adiante. Apesar de só ter acontecido perto do final do ano e meio de surpresa, existiam já antes alguns sinais de preparação em que era visível o apontar de baterias para fora de Portugal, uma delas o meu portefólio ter sido elaborado em inglês por exemplo.

No meio disto tudo este blogue continuou a sua actividade normal. São já centenas os podcasts partilhados por aqui, de um arquivo pessoal que conta com vários gigas de histórias contadas com música. Neste último campo tem existido um claro diminuir dos textos sobre discos, mas o centro do blogue continua na música e é daí que parte muita da inspiração para o resto apesar do formato menos convencional associado aos referidos podcasts. É nesse sentido que podem encontrar vários deles no site Phase 108.1, projecto a seguir com atenção (do qual falei aqui) e que funciona como agregador de podcasts oriundos das mais diversas fontes. Aconselho vivamente a passagem por lá, são horas e horas de magia e coisas bonitas.

Se o papel da Fotografia tem vindo a ganhar terreno nos últimos tempos, o que acaba por ser normal, outras mudanças por aqui tendem a ser mais subtis e sem direito a anúncios. A presença actual da Fotografia e Multimédia no header é apenas uma delas. Mas uma das mudanças que tem marcado maior presença por aqui é o mosaico de artistas que podem encontrar no fundo deste blogue.

Em constante actualização, a ideia deste mosaico passa por servir como uma espécie de base de dados onde se pode encontrar com facilidade obras e exemplos de alguns artistas muitos característicos que podem servir de inspiração ou despertar simplesmente a curiosidade. Passar o cursor por cada imagem mostra-nos o nome e ao clicarmos vamos dar a um link que nos permite ver alguns dos trabalhos do artista em causa, nada mais simples.

A conciliar com o interesse crescente na Fotografia, derivado também de alguns cursos que mencionei no especial de 2011, o ano transacto viu-nos concretizar uma série de exposições em Lisboa, no que se pode dizer que foi um percurso curioso e que nos fez sentir, na última delas, que por agora já tínhamos feito o que havia a fazer por cá. Pelo menos nos moldes em que todas se inseriram.

A início o meu papel nestas actividades em 2012, por opção minha, continuou a passar por apoiar a Patrícia, um trabalho na sombra importante e que teve um dos seus expoentes máximos na concretização do site de portefólio da Patrícia como já tinha acontecido anteriormente com o meu amigo Rui Pedro Barata.

Pouco depois passei a realizar as minhas próprias exposições e esta vertente culminou na nossa exposição conjunta na Fábrica Braço de Prata, no que foi a última oportunidade de verem ao vivo as fotografias inseridas nesse evento, pelo menos no que me toca. Ter ocorrido o furto de duas obras minhas nessa última exposição não ajudou em nada a motivação de fazer estas coisas por cá, especialmente neste caso em que tivemos um trabalho enorme para montar um cenário cuidado desde os adereços à iluminação. A falta de interesse generalizado também não ajudou diga-se.

Quando a motivação não era a melhor, uma iniciativa em particular ajudou a levantar a moral, nomeadamente a resposta positiva ao meu trabalho da editora responsável pela publicação EYEMAZING, o que levou ao artigo de oito páginas sobre o meu trabalho na área da Fotografia incluído na edição de Inverno. Escrito pela Patrícia e ilustrado obviamente com fotografias da minha autoria, é outro culminar de uma fase que não podia ter acontecido em melhor altura.

Noutros campos, as noites de música continuaram em 2012 com várias residências ao longo do ano, como se viu na recente efectuada no Transmission. Se a sensação de cada uma poder ser a última continua, algumas delas deram-nos a rara oportunidade de juntar a música a uma vertente vídeo com obras escolhidas a dedo por mim como foi o caso das efectuadas no Spock. Até hoje todas elas foram muito especiais para quem esteve presente e, ironicamente, compensadas com uma fraca afluência de público. Vá-se lá entender. Certo é que é muito provável que isto das noites tenha realmente acabado. Em Portugal. E pelos mais variados motivos de que já falei aqui imensas vezes. É um cansaço enorme aliado a uma necessidade e desejo de novos desafios.

Este ano marcou o regresso momentâneo a algumas áreas também. Em primeiro lugar um pequeno trabalho na área dos videojogos, em que realizei algum material promocional para o jogo World War Online. Continua a ser uma área que me desperta interesse, mas não para escrever. E pegando na escrita, 2012 é também o ano das Tertúlias do Café Saudade, em Sintra. Orientadas pelo professor Vítor Pena Viçoso e frequentadas normalmente por um conjunto de pessoas muito especiais, foram um bálsamo para os sentidos e davam azo a discussões saudáveis que iam muito além da Cultura e Literatura.

Prelúdio para a nossa viagem até Budapeste e consequente vida em conjunto, 2012 deu-nos a oportunidade de visitarmos Paris no que foram seis dias alucinantes. Sempre a correr, tentámos beber tudo o que a cidade tinha para nos dar e toda a experiência só fez aumentar ainda mais a sensação de como somos pequeninos neste Universo. Imenso para ver, imenso para viver, uma overdose sensorial. Os pequenos sinais de um novo fluxo de inspiração acabariam por surgir com naturalidade pouco depois. Tentar explicar tudo o que sentimos durante estes dias é impossível, mas sem dúvida que nos deu uma outra vida e energia.

Falar de Budapeste e da nossa ainda curta aventura de emigrarmos para a capital da Hungria não é tarefa fácil. Quem segue este blogue de perto já deve ter percebido como isso me tem afectado de maneira positiva apesar de tal mudança tão radical na vida. Muito inspirado, muito criativo, com outra luz, foram já vários os posts que publiquei aqui relacionados com a cidade. Motivados por questões profissionais, pessoais e pela concretização de sonhos, em Novembro lá aterramos nós de pára-quedas em Budapeste.

Uma das áreas que tem conhecido grande actividade durante este período é a da Fotografia, apesar do Vídeo também andar lá perto. Uma das razões para isso é termos chegado num dos períodos mais atribulados a nível de trabalho para a Patrícia, com aulas, exames e eventos enormes para coordenar como o das Jornadas de Língua Portuguesa e Cultura Lusófonas da Europa Central e de Leste. Isto permitiu-me apoiar e trabalhar de perto com alguns aspectos culturais dessas actividades, o que aliado à arquitectura tão bonita da cidade e fisionomia muito própria das pessoas só podia dar bons resultados. O melhor de tudo é que o feedback tem sido muito positivo e isso levou a que me convidassem a fotografar alguns eventos. O das Jornadas, em particular, foi uma odisseia em que tratei centenas de fotografias durante dias, mas a experiência foi recompensadora como poderão atestar muito em breve.

E antes que comecem a desesperar que isto nunca mais acaba, deixo um muito obrigado novamente a quem me segue e apoia. Aos leitores, às bandas, às editoras, aos amigos, votos que 2013 vos traga felicidade. Sem mais demoras, segue a minha lista de preferências em ordem alfabética.

Música | Álbuns

Andy Whitaker - Things That Happened On Earth
--> OPINIÃO

«...um privilégio para os sentidos, um eflúvio arrebatador que nos diz ao ouvido para continuar, para lutarmos no que acreditamos, nem que isso nos leve para um esconderijo de sombras e luz que nos afaste momentaneamente do mundo. Um disco fantástico.»


Aube L - Stars In Your Scars
--> OPINIÃO

«A música de Aube L tem o condão de nos atravessar todos os poros da pele. Senhora de um timbre particular, por vezes temos a sensação de estarmos no interior de um cabaret repleto de fumo. A beleza chega a ser incomportável.»


Black City Lights - Parallels EP
--> OPINIÃO

«Há qualquer coisa de muito jovial e positivo na música deste duo, uma mistura perfeita entre a luminosidade do Verão e as cores mais densas do Outono.»



Chromatics - Kill For Love

Carregado de um ambiente cinemático, este regresso da banda aos discos tem o dom de se entranhar na nossa pele. A sonoridade, que tem tanto de retro como de futurista, consegue deixar-nos entre o hipnotizados e a vontade de dançar de forma lânguida.



Exitmusic - Passage

Depois de um EP excelente lançado no ano passado, escutar agora este álbum de estreia arrebatador é propício a imensos sorrisos e arrepios. Estes últimos devem-se em muito à voz particular de Aleksa Palladino e às melodias pouco convencionais deste duo. A escutar com urgência.


Me.Man.Machine. - Reviver
--> OPINIÃO

«...tem o condão de enraizar-se em nós pouco a pouco e faz-nos pensar nas possibilidades futuras. Mas até lá as sinapses dão sinais de gostarem deste presente que tem muito de celebração agridoce da vida.»


R.roo - Mgnovenie
--> OPINIÃO

«Piano aliado à electrónica e ao violino, uma união perfeita. Não tenho a menor dúvida que este é um dos lançamentos mais especiais que pude escutar até ao momento neste ano e não há palavras que lhe façam justiça.»


Scofferlane - Veto
--> OPINIÃO

«Sermos apanhados de surpresa, inebriados com a adrenalina da descoberta, há todo um prazer em ouvir discos como este. Os Scofferlane são oriundos da Rússia e praticam uma sonoridade de características pós-punk que nos lembra os tempos áureos de uns Birthday Party, Cramps, Bauhaus ou Nick Cave.»

The White Space - The Crescent Wave
--> OPINIÃO

«...receber o convite para escutar este disco é um bálsamo, faz-nos acreditar em nós. Poderíamos dizer que já não se faz música assim, mas na realidade os ‘The White Space’ são sim um sinal que certo tipo de sonoridades e ambientes estão bem vivos, basta estarmos atentos.»

This Vision - The Golden Age We Lost
--> OPINIÃO

«Há algo que tanto nos remete para euforia como para uma certa nostalgia de tempos que já lá vão, seja na doçura da voz ou nas próprias melodias. Temos vontade de dançar como de nos recostar onde pudermos para olhar para o céu.»



Música | Menções Honrosas

Beach House - Bloom
Emerald Park - Absolute Zero --> OPINIÃO
Godspeed You! Black Emperor - Allelujah! Don't Bend! Ascend!
I Like Trains - The Shallows
Mmpsuf - Retina --> OPINIÃO
Motorama - Calendar
Piano Magic - Life Has Not Finished With Me Yet
Sea Dweller - Signs of a Perfect Disaster --> OPINIÃO
Sin Cos Tan - Sin Cos Tan
Swans - The Seer
The Foreign Resort - Scattered and Buried --> OPINIÃO
The Invisible - Rispah
The Papertiger Sound - Call Home --> OPINIÃO
The Raveonettes - Observator
Zelmershead & Lin Helly - WhiteSideBlack


Música | Compilações

Afmusic: - Quintessenz 2012
Bearsuit Records - Run Over By An Elevator --> OPINIÃO
Trevor Jackson - Metal Dance
Tympanik Audio - Accretion


Música | Temas
A Place To Bury Strangers - And I'm Up --> OUVIR
Azoora - A Few Thousand More --> OUVIR
DIIV - Doused --> OUVIR
Dominique A. - Rendez-nous la lumière --> OUVIR
El Perro Del Mar - Innocence Is Sense --> OUVIR
Glass Vaults - Crystallise --> OUVIR
Guilty Ghosts - All Flesh Is --> OUVIR
Iamamiwhoami - Sever --> OUVIR
IAMX - The Unified Field --> OUVIR
Katie Cruel - City City --> OUVIR
Klaus & Kinski - La Duda Ofende --> OUVIR
Lake R▲dio - Taking Pills That You Don't Need --> OUVIR
My TV is Dead - Prisoners --> OUVIR
Naevus - Man in a Ditch --> OUVIR
Nosaj Thing - Eclipse/Blue --> OUVIR
PacificUV - High --> OUVIR
Porcelain Raft - Backwords --> OUVIR
Rich File - NightsInWhiteSatin --> OUVIR
School of Seven Bells - Lafaye --> OUVIR
Sinner DC - Endless Valley --> OUVIR
The KVB - Always Then --> OUVIR
The Soft Moon - Crush --> OUVIR
Tom Day - Echoes --> OUVIR
Tropic of Cancer - The One Left --> OUVIR
Trust - Sulk --> OUVIR

-- // --


Televisão


Boardwalk Empire - 3ª Temporada --> TRAILER


Breaking Bad - 5ª Temporada (parte I) --> TRAILER


Homeland 2ª Temporada --> TRAILER


Mad Men 5ª Temporada --> TRAILER


Treme - 3ª Temporada --> TRAILER



Cinema


Amour --> TRAILER





Francine --> TRAILER

Lincoln --> TRAILER





The Master --> TRAILER






Anime


Lupin the Third: Mine Fujiko to Iu Onna --> TRAILER





Natsume Yuujinchou Shi --> TRAILER

Psycho Pass --> TRAILER





Sakamichi no Apollon: Kids on the Slope --> TRAILER





Uchuu Kyoudai --> TRAILER





----/----/----/----/----/----/----/----/----/----/----/----/----/----/----/----/----/----/----/----/----/----/----/----/----/----/----/----

Escolhas 2011
Escolhas 2010
Escolhas 2009
Escolhas 2008
Escolhas 2007