25 álbuns e 25 músicas (2007 em revisão)



Como já é da praxe, chegados a Dezembro e antes do final do ano, é hora de fazermos as listas pessoais dos favoritos a nível do ano que está a acabar. Se nos anos anteriores essa ideia nunca foi levada totalmente em frente no que me toca, devido a mudanças de blogs e afins, este ano as coisas foram diferentes.



Como tal, fiquem com as minhas escolhas do que mais gostei em 2007 a nível de música. Obviamente que isto é uma escolha pessoal e ficaram resmas de álbuns e faixas de fora, tendo sido mais um ano prolífero em lançamentos. Muitos discos primaram por ter faixas que se destacaram, mas que não gostei tanto no seu todo como outros, o que se reflecte nas listas, como é o caso dos álbuns de I Like Trains e Film School que me desiludiram por exemplo, mas que não impediu que um deles tenha uma das faixas que mais adorei este ano. :)



Sem mais demoras, comecemos pela lista, em ordem descrescente, dos 25 álbuns que mais gostei de ouvir em 2007:

Black Swan Lane - A Long Way From Home
Juntando membros dos Chameleons, Messengers e outras bandas, este projecto ofereceu um dos discos que mais ouvi este ano, recheado de momentos mágicos, algo melancólicos, num álbum pop/rock calmo que nos transporta para certas sonoridades das décadas de 80/90 como raramente se ouvem hoje em dia.

Radical Face - Ghost
Das cinzas dos Electric President nasce este novo projecto de um dos seus membros. Uma mistura entre pop, folk e rock de teor “indie”, este é mais um disco no geral calmo, onde a voz de Ben Cooper é responsável por muita da ambiência particular que se vive no álbum, que forma um todo bastante coeso.

Pantha Du Prince - This Bliss
E agora para algo completamente diferente, num dos discos mais estimulantes a nível electrónico, e não só, que tive o prazer de ouvir este ano. Electro minimal? Chamem-lhe o que quiserem, mas o resultado é profundamente orgânico e algo hipnótico, fazendo-nos abanar o corpo a pouco e pouco sem darmos por isso.

Pela - Anytown Graffiti
Que disco tremendo este, que tanto faz lembrar uns Arcade Fire como os Pixies e outras coisas, mas criando no final um conjunto soberbo de canções bastante próprio, onde todo o álbum é altamente viciante. Um registo pop/rock de carácter alternativo que tornou-se um favorito pessoal rapidamente.

Genaro - Genaro
Não sei se é por ter sido uma encomenda “recente”, mas certo é que desde aí este disco tem sido um vício non stop, com o seu rock meio psicadélico com laivos do que alguém um dia resolveu chamar de sonoridade shoegaze a transportar-me mentalmente para locais peculiares. Mais um projecto a descobrir com urgência.

Blonde Redhead - 23
Este é sem dúvida um dos discos mais bonitos do ano, onde todo ele respira melodias de uma beleza capaz de causar arrepios a qualquer pessoa com o mínimo de sensibilidade. Roupagens pop/rock com laivos de electrónica suave pelo meio, este é um registo praticamente imaculado, para ouvir vezes sem conta.

Klima - Klima
Juntando-se ao de Blonde Redhead para prémio de um dos discos mais belos do ano, temos o primeiro registo a solo de Angele David-Guillou, aka Klima, habitual colaboradora dos Piano Magic, assim como dos Future Conditional e Ginger Ale. Entre a melancolia folk e inocência pop, este registo é absolutamente encantador.

Antix - Wanderers
Trance progressivo? Dêm o nome que quiserem à sonoridade deste disco, para mim é simplesmente electro, num conjunto de temas em que é difícil resistirmos à dança, com os ritmos mecânicos e hipnóticos a marcarem o passo, num dos melhores exemplos que pude ouvir este ano no género. Mais um culto pessoal.

The Main Drag - Yours As fast As Mine!
Descoberta recente (graças ao blog Vernissage), esta banda e disco tornou-se rapidamente um dos meus favoritos do ano. Com uma mistura de sonoridades entre a pop, o indie e electrónica que tanta lembra uns Postal Service como uns Junior Boys e outras coisas, este disco tem momentos verdadeiramente fantásticos.

The National - Boxer
Com ambientes que tanto lembram uns Tindersticks um pouco mais mexidos e não tão soturnos, como até um Nick Cave nos seus melhores dias, o novo álbum dos National oferece um conjunto de canções dos mais fortes deste ano, com alguns momentos intimistas de uma beleza rara misturados com outros mais mexidos.

Cloud Cult - The Meaning of 8
Com uma sonoridade meio esquizofrénica, este não é um disco imediato, mas para quem gosta de sonoridades alternativas dentro do campo pop/rock indie, este álbum tem algumas das melhores músicas que podem encontrar este ano, mesmo que estas muitas vezes não acabem da mesma maneira que começaram.

Alex Beaupain - Les Chansons de Amour OST
Para quem viu este filme francês, o impacto que a sua banda-sonora pode provocar torna-se fácil de compreender. Apesar do seu ambiente muito típico, este disco com traços melancólicos, misturados com um ou outro momento rock mais mexido, é um bom companheiro para aqueles dias mais cinzentos.

Future Conditional - We Don’t Just Disappear
Projecto paralelo dos membros dos Piano Magic, este disco pop de contornos electrónicos tem algumas das músicas mais viciantes deste ano, como a faixa título e outras, com o todo a fazer lembrar certas bandas dos anos 80, misturado com alguns ambientes electro mais experimentais.

Lights Out Asia - Tanks and Recognizers
Uma das surpresas mais agradáveis deste ano, este disco de contornos electrónicos ambientais tanto faz lembrar os God Is An Astronaut como alguns dos momentos mais glaciares de uns Sigur Rós. No final de ouvirmos o disco fica a sensação de termos percorrido uma jornada peculiar, com princípio, meio e fim.

Say Hi - The Wishes and the Glitch
Outro disco filiado no que se chama hoje em dia de escola “indie”, o novo registo desta banda em menos de 40 minutos oferece algumas das melhores músicas dos tempos mais recentes, em que as melodias pop/rock simples e directas entram no ouvido com uma facilidade alarmante. No bem sentido claro está. :p

Division Kent - Gravity
Os Swandive são das minhas bandas de culto, e deles nasceram os Division Kent, que em 2005 brindaram-nos com um dos álbuns mais estimulantes a nível de pop/rock/electrónica. Este novo disco mantém essa promessa, com a simpatia da banda a ser de nota também, ao terem-me enviado eles próprios este disco. ^_^

Piano Magic - Part-Monster
E com este disco completa-se a trilogia de álbuns relacionados (Future Conditional, Klima), notando-se um período criativo fértil por parte das pessoas envolvidas. Este é bem capaz de ser o disco mais acessível por parte dos Piano Magic, e o mais rock também digamos assim, formando um conjunto bastante coeso.

The Kissaway Trail - The Kissaway Trail
Com algumas melodias que tanto lembram os Band of Horses ou os Mercury Rev, assim como alguma da ambiência épica dos Arcade Fire, este é dos melhores trabalhos que podem encontrar actualmente a nível de pop/rock do tal novo “indie” que tanto está em voga. Mais uma boa surpresa neste ano fértil em lançamentos.

Apparat - Walls
Numa toada electrónica ambiental, misturada com alguns momentos mais mexidos meio funk, este disco vale pelo conjunto orgânico que forma do princípio ao fim, apesar de ter alguns momentos de destaque como Hold On, Hailin From the Edge, Headup ou Arcádia, só para citar alguns exemplos.

And Also the Trees - (Listen For) The Rag and Bone Man
Mais de vintes anos depois e esta banda continua a percorrer o seu caminho muito peculiar, onde os seus ambientes soturnos transportam-nos para fora deste mundo. Este é bem capaz de ser um dos melhores registos da banda dos últimos anos, numa viagem para os sentidos que se recomenda vivamente.

The Twilight Sad - Fourteen Autumns & Fifteen Winters
Com um sotaque particular, o vocalista desta banda escocesa é de um gosto adquirido nada fácil, com o fundo sonoro a pautar por um rock alternativo meio abrasivo, onde muitas faixas acabam numa distorção de guitarra a fazer lembrar os saudosos Kitchens of Distinction, apesar do disco poder tornar-se repetitivo.

Husky Rescue - Ghost Is Not Real
Entre a pop, folk e rock, que tanto lembra Bjork a espaços como nos momentos mais ambientais e psicadélicos lembra uns God Is An Astronaut, este disco leva-nos a percorrer florestas, noites sem lua, e sei lá o que mais possamos imaginar durante os poucos mais de 40 minutos que dura esta viagem.

Alcest - Souvenirs D'un Autre Monde
Já li as mais bizarras descrições em relação a este álbum, onde black metal shoegaze e "Slowdive meets Burzum" foram das melhores. Tudo porque o compositor do álbum tem projectos ligados ao metal, mas... o que aqui temos é recomenda-se vivamente para os fãs de My Bloody Valentine, Ride, Slowdive e Chapterhouse.

Various Artists - Pozitiva
Em termos de electro, ou de trance progressivo como também gostam de chamar a estas sonoridades nalguns meios, esta compilação foi dos lançamentos mais viciantes que tive o prazer de ouvir este ano. Duca, 9West, D-Nox & Beckers, Vibrasphere e outros, formam um conjunto irresistível para o corpo.

Flunk - Personal Stereo
Em alguns aspectos percorrendo um percurso semelhante ao visto nos Husky Rescue, o terceiro registo desta banda norueguesa pauta por uma sonoridade electrónica suave, entre o trip-hop e o folk, com a vocalista feminina a lembrar de maneira assustadora a Bjork nalgumas faixas. Outro disco bastante bonito este.

************************************************************

Fiquem agora com a lista de algumas das músicas que mais me viciaram neste belo e prolífero ano de 2007



Black Swan Lane - What You Dream
boomp3.com

Aarktica - Seventy Jane
boomp3.com

Future Conditional - We Don’t Just Disappear
boomp3.com

The Chrono Logic - All You Know
boomp3.com

Radical Face - Welcome Home
boomp3.com



The Main Drag - Love During Wartime
boomp3.com

Plastic Operator - Home 0207
boomp3.com

Matthew Dear - Deserter
boomp3.com

Lip Service - Adorable Moves
boomp3.com

Piano Magic - Incurable (Reprise)
boomp3.com



Electrelane - To The East
boomp3.com

The Mary Onettes - Lost
boomp3.com

LCD Soundsystem - All My Friends
boomp3.com

Hearts of Black Science - Walking With the Sun
boomp3.com

Film School - Two Kinds
boomp3.com



Julian Fane - The Moon Is Gone
boomp3.com

Tomboy - Synchronize
boomp3.com

Simian Mobile Disco - I Got This Down
boomp3.com

Digitalism - Pogo
boomp3.com

Dave Gahan - Kingdom
boomp3.com



Mind In A Box - Stalker
boomp3.com

Siouxsie - Into A Swan
boomp3.com

Husky Rescue - Hurricane (Don't Come Knocking)
boomp3.com

Dragons - Remembrance
boomp3.com

Sound Field - Lifted Higher
boomp3.com

6 comentar

Click here for comentar
André Leão
admin
28 dezembro, 2007 19:28 ×

Uma lista recheada de coisinhas boas...

Bom ano!

Reply
avatar
28 dezembro, 2007 19:34 ×

Thx. :)

Só depois é que comecei a notar, ao verificar muitas das coisas que ficaram de fora (Radiohead, Arcade Fire, etc etc),que esta lista, inconscientemente, acaba por ser mesmo o que mais fui ouvindo em 2007.

Continuação de boas festas para vocês também. ^_^

Reply
avatar
clonixx
admin
30 dezembro, 2007 12:20 ×

Qd pensamos q já vimos todo o tipo de listas e q ouvimos mtos albúns durante o ano, eis q chega uma lista em que nao conheço prai 6 albúns...Vou conhecer para criticar... Abraço!

Reply
avatar
30 dezembro, 2007 13:04 ×

lol thx. :)

Também me acontece bue isso das listas, é quase uma overdose sonora, porque depois há sempre aquele impulso do ir investigar, quer se goste ou não.

Mas 2007 foi uma beca abuso, tanto a nível de lançamentos de álbuns como de concertos. Resmas e resmas. +_+

Thx pelo comment e um abraço também. :)

Reply
avatar
Anónimo
admin
31 dezembro, 2007 17:46 ×

Bem, obrigada pelas referencias que aqui tens colocado, continuo a cá vir cuscar muitas vezes e hei-de vir muita mais:).

Um bom ano, com muita musica e sonhos.

Beijinhos

Reply
avatar
01 janeiro, 2008 22:41 ×

Hi novamente. :)

Acabei agora mesmo de chegar de Porto Covo, passagem de ano calmita, sítio bonito e tal. ^_^

many thx pelo comment e por continuares a cá vir. Por acaso, a dada altura, depois da meia-noite, tava-se a perguntar uns aos outros o que cada pessoa desejava para si em 2008. E uma das cenas que disse foi continuar a ter os meus sonhos e paixões. :)

Abraço e continua também a lutar pelo que te faça sonhar e vibrar neste ano. :)

Reply
avatar