r roo - mgnovenie (2012)

01. vdokh
02. medlenno
03. kasanie
04. otkrovenie
05. otstuplenie
06. on the other side of the glass
07. au fall
08. from you
09. hello my reflection
10. don't talk about it
11. one day
12. we will never see how people
13. thank you
14. vydokh


A editora Tympanik Audio é obrigatória para quem gosta de música electrónica numa toada mais experimental e com ligações a vários géneros particulares. IDM, breakbeat, industrial, post-rock, os nomes poderiam ser vários. Em muitos dos seus lançamentos o que acontece é uma fusão muito única que nos transporta para um estado de imersão incomparável e cujo nível qualitativo é próximo do da editora n5MD, também ela responsável por vários discos especiais.

R.roo é um artista prolífero da Ucrânia que me intrigou desde a primeira vez que o ouvi em compilações. A sua mistura meticulosa de diversos elementos diferentes chamou-me a atenção e foi com ansiedade que esperava este novo álbum. A escolha da editora depois de o ouvir só me pareceu ainda mais lógica.

Com uma introdução ambiental pautada por piano, está dado o mote para prestarmos atenção a esta viagem admirável onde se juntam sons de violinos, vozes e samples fantasmagóricos, batidas assimétricas e um cuidado preciso nesta construção de melodias que nos contam uma história. Em certos momentos, recordou-me até de alguns ambientes presentes em certos discos de Venetian Snares.

A máquina ameaçava-me parar, o peito acelerava com a genialidade das mudanças que ocorrem em certos temas como é o caso de ‘Otstuplenie’, que transita logo de seguida para a beleza transcendental da faixa seguinte. Piano aliado à electrónica e ao violino, uma união perfeita. Não tenho a menor dúvida que este é um dos lançamentos mais especiais que pude escutar até ao momento neste ano e não há palavras que lhe façam justiça.

Sabem quando até dá vontade de dizer a um disco para parar de ser tão bom porque já não aguentamos mais? Este é um deles, o ritmo emocional não abranda, é verdadeiramente impressionante. Além disso, existe todo um cuidado para que o resultado final exiba um equilíbrio notável. Depois de uma primeira metade imensa, ouça-se o tema que faz a transição para a segunda metade do álbum, ‘from you’, para se perceber a ideia. Os sons continuam a fazer brilhar os olhos, as surpresas, as emoções, não sabemos o que esperar e isso só nos faz querer mais. E r.roo faz-nos a vontade, dá-nos mais da sua imensa criatividade. Sem pudor. Credo, que disco intenso e tão bonito ao mesmo tempo.

Editora: http://tympanikaudio.com/releases/td012/
Facebook: https://www.facebook.com/rroo.idm
Bandcamp: http://tympanikaudio.bandcamp.com/album/mgnovenie
Soundcloud: https://soundcloud.com/r-roo