Emerald Park - Absolute Zero (2012)

01. Reality Bites
02. Never Say Never Again
03. Spain
04. Bergsgatan
05. Someone To Love
06. Things
07. The Night I Proclaimed Your Love
08. Rear View Mirror
09. A Beautiful Mourning
10. The Rules Of Engagement
11. Outro




É estranho observar que já passaram quatro anos desde que foi lançado o álbum anterior dos suecos Emerald Park. Durante esse período fomos brindados com discos a solo de dois dos membros da banda, o que ajudou nesta espera, mas a impaciência ganhava terreno.

Os primeiros minutos dão-nos conta que a sonoridade indie pop jovial e contagiante parece ter regressado da melhor maneira, com ‘Reality Bites’ a ser uma óptima maneira de começar o álbum. De qualquer modo, quatro anos é muito tempo e depressa começamos a perceber que esta é uma banda diferente, mais contida até. A voz masculina, forte, de tom grave, volta a juntar-se a uma voz feminina para um equilíbrio adocicado em momentos chave e a guitarra acústica comanda os ritmos de muitos dos temas, sejam eles mais calmos ou mexidos.

‘For Tomorrow’ é um álbum muito complicado de seguir, de uma excelência que ainda hoje me deixa com muitos sorrisos na cara. Talvez por isso, ou porque não se podia esperar que a banda continuasse na mesma, ‘Absolute Zero’ acaba por seguir um caminho com menos ênfase num conjunto de canções que nos faça dançar. Aqui os pontos altos parecem valer-se de um isolar do momento, de escutar um tema na altura certa, no contexto ideal, mesmo que todos os elementos do passado continuem presentes, assobios incluídos. É um disco que começa forte, muito animado, mas que acaba por transmitir um ambiente que nos convida a relaxar e a saborear cada minuto de olhos fechados.

‘Absolute Zero’ é um disco versátil, que poderá funcionar numa pista de dança em certos momentos, como poderá convidar a reflexões sobre a vida e o amor noutros casos. É tudo uma questão de disposição, de vontades, de brincarmos com as possibilidades.

Bandcamp: http://emeraldpark.bandcamp.com/album/absolute-zero
Editora: http://af-music.com


Emerald Park - For Tomorrow
Danish Daycare - A Story of Hurt
Tobias Borelius - Du Känner Mig För Väl, Farväl