The White Space - The Crescent Wave (2012)

01. Stay
02. Davey
03. New Day
04. Two Babies
05. Ships
06. All The Flowers
07. Simbday
08. The Crescent Wave
09. Hold





Quando começamos a ouvir este disco o primeiro pensamento que os ocorre é o imaginário pop construído à base de guitarras harmoniosas tão características de algumas bandas dos anos 80 e 90 que tanto aprecio. Falo de exemplos como de uns House of Love, de uns For Against nos seus momentos mais delicodoces, de uns All About Eve, de uns The Church ou dos The Lucy Show. É com um sorriso que descobrimos a particularidade de uma das metades desta banda ter pertencido aos últimos.

Ouvir este álbum é embarcar numa atmosfera especial, que começa por nos encantar com a leveza das suas melodias, até que chegamos à terceira faixa, de nome ‘New Day’. É aqui que os meus olhos ficaram com um brilho diferente. O ritmo abranda para terrenos mais introspectivos, as palavras parecem ter outro peso, com destaque para os momentos finais deste tema, que me fizeram recordar dos Chameleons, especialistas nessas transições e melodias de nos fazer olhar para o céu.

É a partir deste momento que ‘The Crescent Wave’ poderá dividir opiniões já que a energia e luminosidade do início é substituída por uma aura mais densa, mais convidativa aos devaneios da mente. Não será surpresa nenhuma que isso me agrada.

Numa altura em que ponderamos nas ramificações de um caminho que teimamos em percorrer, receber o convite para escutar este disco é um bálsamo, faz-nos acreditar em nós. Poderíamos dizer que já não se faz música assim, mas na realidade os ‘The White Space’ são sim um sinal que certo tipo de sonoridades e ambientes estão bem vivos, basta estarmos atentos. Black Swan Lane, The Meeting Places, Almost Charlie, os exemplos são vários e todos eles acabam por ser presença regular neste blogue, o que acontece com naturalidade. Este álbum faz agora parte desse conjunto e é dos que mais me deu prazer ouvir até ao momento neste ano.

Site oficial: http://www.robertvandeven.com/vandevenfarrow/
Soundcloud: https://soundcloud.com/vandeven-farrow
Bandcamp: http://thewhitespace.bandcamp.com/