Black Swan Lane - A Long Way From Home (2007)

01 Tired
02 Harmony
03 Second Soul
04 What You Dream
05 Turn Around
06 Disillusioned
07 Another You
08 Can't Say Till I'm There
09 Wisch
10 Intermezzo
11 Fakers
12 The Bird
13 In the Ether
14 For Just a While
15 Ghana
16 Grace
17 Cool Motherfucker
18 Mark the Apostle
19 She's in Love
20 Nothing
21 Fin



Mas que disco fantástico este, tendo até algo de mágico, transportando-nos para outros tempos ao longo dos seus 79 minutos.

Black Swan Lane é o projecto recente que junta membros dos Chameleons, Sun and The Moon, The Messengers e mais umas quantas pessoas, onde a presença do vocalista Mark Burgess dos Chameleons é apenas um exemplo, sendo que até a inspiração para este disco veio exactamente das sensações que muitos dos seus elementos viveram a ouvir discos dos projectos mencionados acima quando eram mais novos.

Temos aqui, definitivamente, uma obra muito peculiar, num disco que pauta por ser um registo calmo, em que tanto a melancolia por tempos que já lá vão como a aceitação do presente passaram pela minha cabeça. Como tal, não esperem momentos muito mexidos por aqui, mas sim composições onde um certo som de guitarra, muitas vezes acústica, tem um papel preponderante, assim como as vozes, que pautam por registos graves, monocórdicos, límpidos, ou arrastados, consoante os temas.

Aparte duas músicas onde um dos convidados entra por uma vocalização “ragga” que destoa do resto do disco, é realmente complicado destacar os muitos temas excelentes, já que o todo forma um conjunto bastante coeso. Mesmo assim, What You Dream (que podem ouvir no myspace da banda) entrou-me logo nos poros e viciou-me imediatamente, a que se juntaram temas como o melancólico Nothing com final de guitarra mágico, Another You (fantástico), She’s In Love e muitas outras.

A descoberta deste disco e projecto surge, tal como já tinha acontecido com os Pela, Dragons e outros projectos, devido à loja online holandesa de nome Red Sun Records (http://www.redsunrecords.com), que se foca em bandas e música de umas certas sonoridades, sendo que cada semana surgem lá coisas que nunca ouvi falar. Mas além disso, a loja tem algo excelente, que é ter uma sinopse de cada disco, samples de algumas faixas e depois bandas similares, o que causa um efeito bola de neve não muito bom para a nossa carteira. Por agora, e a preço acessível, é precisamente lá o único sítio onde podem encontrar este disco que recomendo vivamente, não só para quem gosta dos projectos dos seus elementos citados no início do texto, mas também para quem gosta de sonoridades calmas e algo melancólicas.

Até ao momento, este é um dos discos mais mágicos (cá temos novamente esta palavra neste texto) que já tive o prazer de ouvir neste ano de 2007.

Uma maravilha este álbum. :)

Site oficial: http://www.blackswanlane.com
Facebook: https://www.facebook.com/blackswanlane
Youtube: https://www.youtube.com/user/blackswanlane1/videos


Black Swan Lane - Things You Know and Love
Black Swan Lane - The Sun and the Moon Sessions

2 comentar

Click here for comentar
André Leão
admin
30 outubro, 2007 23:08 ×

Já tinha ouvido umas faixas através do fórum dos Chameleons, e de facto é uma maravilha... :)

vale a pena receberes as newsletters da Redsun.~A loja não é barata, mas a qualidade de tudo o que lá têm é 5 estrelas. Ou não tivesses o Carlo Von Putten (White Rose Transmission, Dead Guitars, Convent, etc.) como colaborador...

Reply
avatar
31 outubro, 2007 01:43 ×

A Red Sun é um terror para a minha carteira lol. Felizmente o de Black Sun Lane tá a preço um pouco mais acessível. Fica em 17 euros com portes se pagares por Pay Pal.

Mas já houve CDs que descobri por lá mas que tive de mandar vir por outros sítios porque ficavam bue caros vindos de lá com o preço base+portes. +_+

Incrível é que os Black Swan Lane ainda agora lançaram este disco e já podes ouvir 3 faixas novas no myspace, com uma qualidade tão boa ou melhor. Devem estar mesmo numa fase inspirada. :)

Reply
avatar