Black Swan Lane - A Moment of Happiness (2014)

01. DNA
02. Dust
03. Body And Soul
04. Lost For You
05. Pretty In Tears
06. Below The Sound
07. Time
08. More
09. Sandia
10. Lonely
11. Years
12. A Moment of Happiness



Setembro. O país regressa à vida e aproxima-se outro aniversário. O futuro, sempre incerto, a idade, é um período propício a reflexões e reorganizações. Com lançamento oficial previsto para o dia 9 de Setembro, início da próxima semana portanto, o novo álbum dos Black Swan Lane chega mais uma vez na altura certa, como dois bons amigos que continuam a partilhar um café ao longo dos anos, todos os dias, com um sorriso.

‘A Moment of Happiness’ é já o sexto disco de originais da banda, num percurso sólido que não cessa de evoluir e que atingiu um pico maravilhoso no álbum do ano passado, ‘The Last Time In Your Light’. Se receios existissem, os dois primeiros temas, ‘DNA’ e ‘Dust’, acabam com qualquer dúvida e fazem já parte do melhor que a banda nos ofereceu até ao momento. É um início terrífico, uma mistura de afirmação, de convite a não pararmos, com uma boa dose de introspecção e de olhos postos no infinito. O tema seguinte, ‘Body And Soul’, transporta-nos para uma viagem de cariz espiritual, um encontro com a paz.

É notório que a banda atingiu uma maturidade rara na maneira como as melodias evoluem, sem restrição de ritmos, sem medo de quebrar com o esperado. Um bom exemplo disso é ‘Lost For You’, que a meio se despe para deixar apenas até ao fim um esqueleto instrumental melancólico para que a frase “everything I lost for you” ecoe ainda mais na nossa cabeça ao som da voz quente de Jack Richard Sobel. Não é fácil de recuperar após isto.

‘Pretty In Tears’, belíssima, que tinha ficado de fora do álbum ‘The Last Time In Your Light’, surge da melancolia anterior para nos conquistar o coração e dando entrada a outro momento forte e, por sinal, dos mais mexidos de ‘A Moment of Happiness’. ‘Below The Sound’ encerra assim da melhor maneira a primeira metade do álbum.

Os destaques poderiam continuar porque o que encontramos aqui é, novamente, um disco coeso, uma procura incessante de nos oferecer algo especial, completo. ‘More’ é outra música que fica na mente, o ritmo em crescendo da guitarra acústica até à explosão eléctrica, assim como o carácter épico impressionante de ‘Years’ ou o tom de despedida tranquilo do tema título. Mas é ‘Lonely’, tema que já era conhecido dos fãs desde os primeiros tempos, que acaba por ser a maior surpresa por aparecer só agora em disco, mas também porque surge com uma roupagem totalmente diferente. São 6 minutos e 15 segundos maravilhosos, o todo a fazer-me lembrar a espaços alguns dos melhores momentos dos saudosos Catherine Wheel.

Músicos no topo da forma, que sabem o que querem, que teimam em persistir num mundo que teima em ignorá-los, mas com uma legião de fãs cada vez maior e fieis, com quem mantêm uma relação de proximidade. ‘A Moment of Happiness’ é mais um disco próprio, especial, de guitarras, baixo, bateria e voz, uma alternativa para quem já está há muito farto de inconsequências, familiar porque fala para nós ou para quem gosta de certas sonoridades e bandas já mencionadas por mim noutros artigos sobre os Black Swan Lane, mas que desapareceram até dos circuitos que se dizem mais alternativos. É mais um disco magnífico desta banda a descobrir com urgência e para consumir sem reservas. Para tal aconselha-se a visita ao site oficial, onde podem adquirir este álbum e todos os restantes.

Site oficial: http://www.blackswanlane.com
Facebook: https://www.facebook.com/blackswanlane
Youtube: https://www.youtube.com/user/blackswanlane1/videos

Opinião: Black Swan Lane - The Last Time In Your Light
Opinião: Black Swan Lane - Staring Down The Path Of Sound
Opinião: Black Swan Lane - Things You Know and Love
Opinião: Black Swan Lane - The Sun and the Moon Sessions
Opinião: Black Swan Lane - A Long Way From Home