Black Swan Lane - The Last Time In Your Light (2013)

01. Relax and Breathe
02. Stranger
03. Home
04. Savior
05. Malpelo
06. Slide Off The End
07. Without Your hands To Hold
08. Make Me Your Song
09. The Cage
10. Lord, Please Show Me Why
11. Leave
12. This Precious Life



Relaxa e respira, os primeiros acordes acústicos, a voz quente de Jack Richard Sobel envolve-nos rapidamente, é o regresso de um amigo de quem já tínhamos demasiadas saudades.

Ao quinto álbum os Black Swan Lane estão cada vez melhores, mestres na criação de atmosferas que nos relembram da melhor maneira a qualidade presente em projectos de outros tempos mas com olhos postos no futuro. Descrever música que se sente como mágica e que há muito deixou de ser um segredo para quem me lê não é tarefa fácil. É uma presença constante neste blogue e no dia-a-dia, no caso deste novo álbum ainda mais já que fui uma das pessoas privilegiadas em acompanhar aos poucos o processo criativo.

Quando alguns membros da banda ajudaram no ano passado a que o excelente disco de Andy Whitaker, ‘Things That Happened On Earth’, tomasse forma, o futuro dos Black Swan Lane era muito incerto. Continuamente ignorados pelo grande público, as dúvidas eram muitas a nível pessoal já para não falarmos no esforço económico necessário para produzir um novo disco.

‘The Last Time In Your Light’ é, muito provavelmente, o melhor álbum da banda a muitos níveis, seguindo de perto os registos anteriores no equilíbrio qualitativo e quantitativo elevado que se sente ao longo dos seus 60 minutos. Posso até dizer que é magnífico, transcendente, à medida que chegamos a sequências tão brilhantes como as de ‘Savior’, ‘Malpelo’, ‘Slide Off The End’ e ‘Without Your Hands To Hold’. O peito dói de alegria, deste raro privilégio de escutarmos tamanha emoção e fluxo criativo, das melodias que se entranham na cabeça e que nos fazem apaixonar da mesma maneira de quando escutámos a banda pela primeira vez. É impressionante como ao quinto álbum os Black Swan Lane continuam o seu apogeu até ao infinito.

Nota-se até que muitos dos temas têm agora ainda mais tempo para respirar, para evoluir e para se infiltrarem na nossa vida. É por essa razão que temos agora várias músicas que ultrapassam os 5 e 6 minutos e mesmo as mais pequenas têm a maravilhosa tendência de crescerem e crescerem, de se colarem ao nosso palato à medida que as vamos cantarolando. A sequência inicial não podia ser melhor, três temas épicos que dão lugar à sequência posterior que já referi anteriormente. As melodias e a forma como a guitarra e a voz nos conduzem para as histórias que as palavras nos contam continua a ser um dos grandes pontos fortes dos Black Swan Lane. Neste caso até podem contar com as letras no interior do pequeno livrinho que acompanha o disco, o que é mais um ponto a seu favor.

‘The Cage’, outro dos temas de eleição do disco e sim, não tardará a que esteja a nomear todos, alia um ritmo pulsante à mensagem que nos fala da ajuda necessária para nos libertarmos das prisões que nos roubam a força. O álbum encontra parte do seu admirável equilíbrio exactamente nos ritmos que nos dão vontade de dançar com os que nos pedem momentos para estarmos connosco, uma busca espiritual que me é muito familiar. Aliás, desde a primeira vez que ouvi a banda que senti que aquela voz era a minha voz em muitos aspectos.

Para quem gosta de viagens com um princípio, meio e fim regadas a melodias de guitarra primorosas, ‘The Last Time In Your Light’ é mais um motivo para júbilo, uma obra de arte de uma banda que não só me é muito querida, como também uma lufada de ar fresco num mundo que privilegia cada vez mais o descartável e a pressa do imediato, da falta de tempo para sentirmos algo que seja. Façam um favor a vós mesmos e contrariem essa tendência adquirindo este disco magnífico no site oficial.

Site oficial: http://www.blackswanlane.com
Facebook: https://www.facebook.com/blackswanlane
Youtube: https://www.youtube.com/user/blackswanlane1/videos


Black Swan Lane - Staring Down The Path Of Sound
Black Swan Lane - Things You Know and Love
Black Swan Lane - The Sun and the Moon Sessions
Black Swan Lane - A Long Way From Home