School of Seven Bells - Alpinisms (2008)

1. Iamundernodisguise
2. Face to Face on High Places
3. Half Asleep
4. Wired for Light
5. For Kalaja Mari
6. White Elephant Coat
7. Connjur
8. Sempiternal/Amaranth
9. Chain
10. Prince of Peace
11. My Cabal


Actualmente em digressão com os M83, os School of Seven Bells são responsáveis por um dos melhores temas que podemos escutar este ano, nomeadamente ‘Half Asleep’, que é deslumbrante e uma fasquia quase impossível de ultrapassar. É bem verdade que não existe mais nenhuma faixa comparável no álbum, mas mesmo assim existem mais pontos de interesse durante o mesmo, como o ambiente algo esotérico proporcionado pelas vozes das duas vocalistas que se complementam em pleno, os cânticos em certos temas, ou a instrumentação dos mesmos, que no todo transportam-nos para um mundo de fantasia.

Algumas partes do álbum devaneiam demasiado e passam por nós sem se dar muito por isso a início, correndo-se o sério risco de a dada altura a música passar a som de fundo para qualquer actividade que não a de escutarmos o que sai das nossas colunas, mas…, perseverando, encontramos então mais pérolas além da já citada, e imperdível, ‘Half Asleep’. Uma dessas é ‘Connjur’, assim como ‘Chain’, que formam o trio dos temas mais fortes do álbum.

A viagem sonora deste ’Alpinisms’ tem que se lhe diga e o termo ‘psicadélico’ acaba por se aplicar aqui que nem uma luva, demorando um pouco até descobrirmos a beleza escondida em outras faixas menos imediatas, o que acaba por recompensar a tal perseverança e o deixarmo-nos embalar pela música, que tanto tem elementos de pop, como rock, shoegaze e um certo choque entre ruído e melodia deveras curioso, se bem que o que acaba por chamar muita da atenção são as vozes etéreas de Alejandra Deheza e Claudia Deheza. Estas são peculiares e capazes de transportar o ouvinte para outras paragens que não o planeta Terra com elas, fazendo-nos sonhar e flutuar ao sabor da música.

‘Alpinisms’, por isto tudo e não só, acaba por ser uma espécie de portal para outros mundos e uma viagem sonora que nos recompensa a cada audição, sendo um álbum para digerir com calma, e ao mesmo tempo com sofreguidão, de modo a tentarmos descobrir os vários segredos que se escondem por detrás dele.

Site oficial: http://schoolofsevenbells.com
Página myspace: http://www.myspace.com/schoolofsevenbells

Vídeo para a faixa "Half Asleep":
http://www.youtube.com/watch?v=1An2pjS4mKE

4 comentar

Click here for comentar
Sofia
admin
15 novembro, 2008 01:26 ×

Aproveito e já que não dei um pulo ao Bairro para ouvir as tuas escolhas vou descobrindo o que se tem ouvido por aqui :)

SVIIB têm qqer que não me convence, o som é agradável mas... há um mas :)

Agora sobre os SRs mais abaixo, que estou a ouvir agora, o assunto é completamente outro...
§

Reply
avatar
15 novembro, 2008 15:50 ×

Este álbum é weird. As três faixas que acho mais fortes conseguem cativar, mas o restou demorou a entrar, e sim, não é tão bom como o dos Emerald park sem dúvida. Nota-se um desiquilibrio marado por vezes, como se a banda quisesse forçar algumas coisas.

Mas a faixa Half Asleep continua a ser um must. :p

Reply
avatar
Sofia
admin
16 novembro, 2008 03:16 ×

OK, OK... pronto, tá bem!

E falavas há pouco de Cocteau Twins, a Half Asleep parece uma colagem de coisas que conhecemos e eu não consigo associála aos outros temas do album que já ouvi. Tão depressa me faz lembrar as Electrelane como podia perfeitamente ser cantada pela Liz Frazer... sim é agradável, mas...
§

Reply
avatar
16 novembro, 2008 14:53 ×

:p

Acaba por ser a sina de muitas destas bandas novas, lembrarem-nos de outras. :)

Reply
avatar