Sea Dweller - Underwater Town (2008)

1. Underwater Town
2. Every Inch
3. Settings
4. She Whispers












Sabem aqueles discos que arrancam assim com uma descarga sónica de guitarra daquelas que pode furar os tímpanos se por acaso tiverem o volume demasiado alto? Não? Sim? Este EP dos Sea Dweller é desses casos e sabe mesmo bem ouvir algo assim nos tempos que correm em que, apesar das influências, encontramos uma banda que denota-se estar a ganhar um cunho e identidade própria a cada passo.

A sonoridade praticada por esta banda italiana anda pela escola do que a dada altura se decidiu chamar de ‘shoegaze’, e se o termo parecer estranho para alguns, digamos que para quem conhecer bandas como os Ride, Slowdive, My Bloody Valentine ou Medicine por exemplo, irá encontrar paralelos na música dos Sea Dweller.

Guitarras em distorção, vozes que se afundam no meio do caos sonoro e que em certos aspectos funcionam como outro instrumento, pisamos por aqui terreno familiar, mas ao mesmo tempo a identidade própria da banda vai sobressaindo a pouco e pouco à medida que ouvimos este disco, sendo de notar a solidez deste EP de 4 temas, que em apenas 18 minutos nos transporta de maneira notável ao sabor da música. As faixas dividem-se entre duas mais aceleradas, e duas um pouco mais calmas, onde nestas últimas encontram momentos de arrepiar, mas já lá irei.

Algo que me agradou sobremaneira em vários dos temas foram as transições em algumas faixas, onde em certos momentos as músicas acalmam antes de explodirem e voltarem ao ataque sónico inicial, ou mudam simplesmente de ritmo e ambiente, como é o caso do último tema ‘she whispers’, que actualmente é o meu favorito do EP, e que ao chegar aos 2 minutos muda drasticamente de ambiente, com a voz a murmurar-nos ao ouvido frases e a funcionar como outro instrumento no meio de um dedilhar de guitarra límpido e outro altamente distorcido, criando um crescendo a partir dai capaz de nos arrepiar os ossinhos todos do corpo até ao final. É um tema tremendo, que a par de outro dos temas, ‘Every Inch’, faz parte do lote que considero das melhores músicas que já tive o prazer de ouvir este ano. Esta última foi a que me fez apaixonar inicialmente pela banda, sendo outro tema imperdível para quem gosta destas sonoridades.

O único ponto negativo deste disco é que simplesmente sabe a pouco, sendo de notar que a banda tem estado a gravar temas novos, ficando por agora a curiosidade de ouvirmos o que virá daí e direcção que banda irá tomar no futuro. Mas até lá deliciemo-nos com o que já existe, aconselhando-se vivamente uma visita ao myspace da banda para isso.

Site oficial: http://www.seadwellermusic.com
Página myspace: http://www.myspace.com/seadwellerband

Sea Dweller - Love Is Coming
Sea Dweller - Signs of a perfect disaster