Mahogany - Connectivity! (2006)

1. Tesselation, Formerly Plateau One
2. The View from the People Wall
3. Supervitesse
4. One Plus One Equals Three or More
5. Mantissa
6. Neo-Plastic Boogie-Woogie
7. Windmill International A
8. Renovo
9. Domino Ladder Beta
10. My Bed Is My Castle
11. Springtime, Save Our Country


Hora de fazer mais uma recuperação, já que este álbum tem andado novamente a acompanhar-me no dia-a-dia, fazendo parte do melhor que se pôde ouvir em 2006.

Os Mahogany são um colectivo cujo som pop/rock de contornos alternativos lembra por vezes uns Stereolab, assim como uns Cocteau Twins e algumas bandas dos anos 90 que na altura se resolveu dizer que eram praticantes de uma sonoridade shoegaze. As partes vocais são divididas entre uma voz feminina e uma masculina e este disco forma um todo muito coeso, onde muitas das faixas poderiam ser potenciais singles e fazerem parte de qualquer playlist de uma rádio ou clube mais ‘alternativo’ sem grandes problemas.

O disco começa muito bem e vai em crescendo até acalmar um pouco na quinta faixa, que nos proporciona um merecido descanso antes de entrarmos na seguinte, que é um daqueles momentos e músicas que respira alegria por todos os poros, quase convidando-nos a juntarmo-nos à banda para dançarmos e cantarmos com ela, tal o contagiante que é o ritmo deste tema. Posto isto, tudo acalma um pouco, antes de entrarmos no combo mais emocional do disco, proporcionado pelas três últimas faixas, qual delas a mais forte, cuja última é onde se nota mais claramente as influências dos referidos Cocteau Twins, o que não nos espanta ou o produtor do disco não fosse um dos elementos dessa mesma banda.

De salientar que o álbum contém um disco extra com ‘remixs’ e vídeos de alguns dos temas, com o todo a estar a um preço bem acessível hoje em dia se o mandarem vir da Amazon ou de um dos seus revendedores por exemplo.

Página myspace: http://www.myspace.com/mahoganyinthecity

Vídeo para a faixa "Supervitesse":
http://myspacetv.com/index.cfm?fuseaction=vids.individual&videoid=1623997
Vídeo para a faixa "Neo-Plastic Boogie-Woogie":
http://www.youtube.com/watch?v=iart6d-KNIQ
Vídeo (live) para a faixa "Domino Ladder Beta":
http://www.youtube.com/watch?v=keAC2wI9CEU
Vídeo (live) para a faixa "One Plus One Equals Three or More":
http://www.youtube.com/watch?v=ca2ADKyI3Zs