Apparat - Things to Be Frickled (2008)

Disc: 1
1. Francesco Tristano - Strings Of Life (Apparat Remix)
2. Swayzak - Smile & Receive (Apparat Remix)
3. Raz Ohara - Where He At (Apparat Remix)
4. Boys Noize - Shine Shine (Apparat Remix)
5. Paul Kalkbrenner - Queer Fellow (Ellen Allien & Apparat Remix)
6. Nathan Fake - Charlie's House (Apparat Remix)
7. Lusine - Drift (Apparat Remix)
8. Apparat - Fractales (Apparat Ibiza Version)
9. Meteo/Thiel - Bass And Go (Apparat Remix)
10. Nitrada - Fading Awway (Apparat Remix)
11. Moderat - Let Your Love Grow (Apparat Live Version)

Disc: 2
1. Komponent (Telefon Tel Aviv Remix)
2. Holdon (Chhris De Luca vs. Phon.o Remix)
3. Arcadia (Telefon Tel Aviv Remix)
4. Holdon (Modeselektor Remix)
5. Hailin From The Edge (Shrubbn!! Remix)
6. Arcadia (Boys Noize Version)
7. Schallstrom (Thomas Fehlmann Remix)
8. Contradiction (Lusine Remix)
9. Steinholz (Monolake Remix)
10. Wooden (Anders Ilar Remix)
11. Holdon (Raz Ohara's A Minor Version)


Juntamente com Ellen Allien, Apparat foi responsável por um dos melhores álbuns de 2006 (‘Orchestra of Bubbles’), sendo que o mesmo aconteceu o ano passado a solo quando lançou o excelente ‘Walls’. Chegados a este ano temos este ‘Things to Be Frickled’, que consiste num álbum duplo de remixs com uma premissa interessante. A primeira parte consiste em remixs que Apparat realizou para outros artistas, enquanto o segundo foca-se no contrário, com muitos dos resultados a serem, no mínimo, bastante curiosos.

Se existe algo neste artista filiado na electrónica, é que a sua música e composições têm algo de orgânico, que tanto dá para dançarmos como para ouvirmos em casa, contendo tanto momentos emocionais muito bonitos, como outros que puxam a mexermos o corpo, sendo engraçado observarmos que isso continua neste álbum, apesar de constituído por remixs, notando-se que nada aparece aqui ao acaso. Tendo em conta que muitos dos remixs realizados por Apparat dão o seu cunho muito próprio às composições originais, ao ponto de as tornar quase pessoais, como se as músicas fossem dele, não é de estranhar que muitas das versões que ouvimos na primeira parte pudessem encaixar-se que nem uma luva nos seus trabalhos a solo ou no referido álbum com a Ellen Allien, que colabora aqui também num dos remixs.

Entre o electro minimal, alguns laivos pop e um ou outro devaneio ambiental, temos aqui mais um álbum vivamente recomendado, que se entranha aos poucos quanto mais o ouvimos, sendo que algumas das versões aparecem aqui pela primeira vez. No primeiro disco um dos meus grandes destaques pessoais vai para o remix de ‘Where He At’, que é um dos momentos mais belos do mesmo, contrastando com as outras faixas mais mexidas, sendo realmente notório que temos aqui um álbum ideal para diversas ocasiões.

Mantendo toda a coerência geral, o segundo disco começa numa sonoridade familiar e de maneira brutal com o remix da Komponent pelos Telefon Tel Aviv que, diga-se, assinam outro momento alto num dos remixs da faixa Arcadia (um dos melhores temas de 2007, que faz parte do alinhamento de ‘Walls’). Se o primeiro remix deste projecto opta por uma aposta mais calma, o segundo transforma a faixa num hino electro lânguido e sensual, que vai crescendo aos poucos. Já o remix para a mesma faixa dos Boys Noize opta por uma abordagem radicalmente diferente por exemplo, criando uma atmosférica bucólica e algo melancólica diga de nota, e de arrepiar.

De salientar que alguns dos remixs ao longo dos dois discos tendem a poder tornar-se um pouco chatos visto que não variam muito, mas não existem discos perfeitos e isso não prejudica em nada o resultado final, que se recomenda na mesma para os fãs destas sonoridades e deste artista.

Por agora, e para os interessados(as) podem encontrar o disco à venda por cá na Flur, que o tinha até há bem pouco tempo.

Site oficial: http://www.apparat.net
Página myspace: http://www.myspace.com/apparat

Vídeo para a faixa "Raz Ohara and The Odd Orchestra - Where He At (Apparat Remix)":
http://www.youtube.com/watch?v=CGKQ8cJPN3s
Vídeo (não oficial) para o remix dos Telefon Tel Aviv da faixa "Arcadia":
http://www.youtube.com/watch?v=X1959yE_ozA
Vídeo (não oficial) para a faixa "Swayzak - Smile And Receive (Apparat Remix)":
http://www.youtube.com/watch?v=rQVG1DjAIk4
Vídeo para a versão original da faixa "Komponent":
http://www.youtube.com/watch?v=tSiA06BBWBo
Vídeo para a versão original da faixa "Wooden":
http://www.youtube.com/watch?v=QS4pOZ42-n8

2 comentar

Click here for comentar
13 agosto, 2008 04:43 ×

Aaaaah!! E já o tens??

EU QUERO OUVIR, EU QUERO OUVIR, EU QUERO OUVIR, EU QUERO OUVIR,EU QUERO OUVIR, EU QUERO OUVIR, EU QUERO OUVIR, EU QUERO OUVIR,EU QUERO OUVIR, EU QUERO OUVIR, EU QUERO OUVIR, EU QUERO OUVIR,EU QUERO OUVIR, EU QUERO OUVIR, EU QUERO OUVIR, EU QUERO OUVIR,EU QUERO OUVIR, EU QUERO OUVIR, EU QUERO OUVIR, EU QUERO OUVIR.. eu quero..

**

Reply
avatar
13 agosto, 2008 10:56 ×

Yep, já o tenho. :p

Deixa lá, pelo menos esta Sexta deverás ouvir algo dele. ;)

Reply
avatar