Ponto morto

"O ar enche-se de uma melancolia imensa, as facas cortam as nuvens e os pássaros cantam-nos melodias ritmadas, sons que nos enchem os poros, sensações que nos invadem o espírito e que nos fazem sentir vivos, ao mesmo tempo que matamos parte de nós para daí poder nascer algo novo.

Passo por esta floresta, na penumbra da noite, com visibilidade quase nula, mas não consigo deixar de acelerar, deixando o carro em quinta, alienando-me da velocidade física vertiginosa para me concentrar nos meus próprios problemas, refugiando-me no interior das minhas folhas, dos meus segredos, daqueles que se contam encostados ao ouvido.

Imagino-me a contar todas as luzes da noite, a monopolizar todas as atenções, como se de pirilampos se tratassem, numa medida extrema de tentar racionalizar tudo o que sinto e que não quero aceitar.

Quando abro os olhos e vejo a árvore diante de mim nem consigo sequer ter visões do que foi a minha vida e do que eventualmente a mesma poderia ter sido, deixo-me apenas ir, à espera do impacto, de sentir algo que seja.

*………………*

*pah!!!*

O choque foi brutal, mas continuo vivo, com o olhar difuso, tonto, mas vivo, o mesmo não se podendo dizer deste pedaço de lata e da árvore que deitei abaixo. Olho à minha volta e procuro algo que nunca sei o que é, abanando a cabeça para ver se consigo melhorar a minha capacidade de foco, como uma lâmina que se tenta afiar para me cortar os sentidos.

O rádio está morto, não há música nem distracções, o que é uma pena, pois já estou farto de ouvir o que o meu cérebro tem para me dizer.

Ainda não é desta que me afoguei de vez, longe do que sou. Merda para os airbags."

Nuno Almeida, Lugares Comuns
2008, Textos Soltos


boomp3.com

10 comentar

Click here for comentar
03 maio, 2008 04:05 ×

Não podia perder a oportunidade de ser a primeira a comentar este novo post! :)

Mesmo com sono, lá faço o esforço para manter os olhos abertos, senão amanhã já está aqui alguém a gritar 'PRIMEEEEEEEEEEEIRAS!!!' :)

Então é assim, tentando fugir ao meu lado 'tendencioso' [..] deixa-me dizer-te que foi com enorme agrado que li este teu novo post e que foi com enormes gargalhadas que terminei o final do mesmo. :p :p

Como sempre, não sei como o fazes, mas lá consegues juntar as palavras de certa forma que as coisas mais simples e mais banais conseguem torna-se 'qualquer coisa', que se fossem agrupadas por outra cabeça que não a tua, o resultado nunca seria tão atraente..

Exmplo:

Tu: 'Ainda não é desta que me afoguei de vez longe do que sou.'

Uma parva qualquer:
'Ainda não é desta que longe do que sou me afoguei de vez.'

Vês??? Já não seria a mesma coisa! :)

Será do shampo?? Que shampo usas?? E por favor não me digas que utilizas sabão azul e branco.

Está bom! Gostei bastante!
E não me repito mais com estas quatro palavras porque uma vez chega e basta bem. :)

Quanto à música, não conhecia.. mas combina muito bem com o texto. Quase que consigo imaginar o post que nos contas, em câmara lenta...

[Ainda bem que o teu carro tem airbags.

Uuuuuuuuuhhh!!!...] :P

**

Reply
avatar
Anna Molly
admin
03 maio, 2008 12:33 ×

SEGUNDAAAAAAAAAAAS!

:)

Nada a crescentar, excepto que esbocei um sorriso para a:"Merda para os airbags."
:)
Por isso é que o Carocha é o meu carro favorito!!!Não há cá modernices pa ninguem!

Reply
avatar
03 maio, 2008 12:46 ×

Ahahahah, Liliana, tu és demais. É do shampo sim, e não, não é sabão azul e branco que por enquanto os tempos de trabalhar nas obras já lá vão. ;)

thx, e ya, ainda agora meti a tocar outra vez a música deste post e comecei a ter as imagens na minha cabeça, a descer uma rua, sem luz, com o rádio a tocar qualquer coisa. O mais certo é usá-la hoje na noite no L-Gare também, já que continua a martelar-me a cabeça. :p

Soya, eu ontem relia o texto e só me ria com essa frase final. Até já me doia a barriga enquanto pensava cá pra mim que tenho mesmo de me tratar um dia destes. ;)

E tens um carocha? que fixe.

Reply
avatar
Anna Molly
admin
03 maio, 2008 14:42 ×

Não tenho um carocha, mas vou ter...Amo esses carros, passo por um na rua e fico roída de inveja (mas da positiva)...

Reply
avatar
03 maio, 2008 15:21 ×

Sim Azel, eu sei que sou demais. Deus nosso Senhor foi generoso comigo, quis ele que os meus pais me fizessem assim: 'demais'. :)

Também acho piada aos Carochas. :) Mas do que mesmo, mas mesmo mesmo é de motas! :)

É claro que nunca vou ter uma, porque se até de bicicleta ando mal e porcamente, quanto mais de moto, mas pronto, se um dia tiver dinheiro até compro uma!

Daquelas para fazer motocross e que fazem uma barulheira tremenda quando passam todas cheias de lama (sinal que os donos são muita radicais) e depois vou andar com ela assim num terreno muito amplo, assim descampado e sem obstáculos e ali ando para trás e para a frente! Vai ser tão divertido!!

Depois no fim, atiro-lhe com terra para cima e seguidamente com água do Luso, para depois as pessoas pensarem que andei feita maluca no meio do mato a sentir a adrenalida correr-me nas veias!

Ah, também vou ter que atirar com terra e água para cima de mim claro! Para ficar com aquele aspecto de gaja destemida, valente, sexy radical, que anda de moto e suja-se toda e não pinta as unhas nem usa maquilhagem e quando sua todo o seu suor é radical e extremamente sexy!

E também vou comprar joelheiras e cotoveleiras e botas e um capacete giro e essas coisas todas! Ai não vejo a hora!
Vou ficar tão gira!!! :)

**

Reply
avatar
Sofia
admin
03 maio, 2008 23:45 ×

Alô, hospedeiro!
Mas, noblesse oblige, as primeiras palavras vão para as meninas (Até pq a esta hora já deves estar desgraçadamente a preparar-te para fazer o que mais gostas -GO DJ!- e eu estou mesmo aqui por casa) §:)

- Lil e Soya: só vocês para me arrancarem umas valentes gargalhadas depois de um dia no work cinzento e cansativo!

Soya: concordo, os carochas são LIIIINDOS... bebem é gasolina que sa fartam, pensa num segundo ordenado só para alimentares o bichano; não têm modernices e sim, são seguríssimos! eu que o diga pq já andei às cambalhotas num deles (atenção às piadas! eu quero dizer "capotar"), depois de uma volta e meia o pobrezinho ficou com o telhado achatado, tipo ovo da páscoa que a tia não viu em cima da cadeira quando se sentou. Lá dentro ficámos todos bem e esse carro, depois do tratamento no bate-chapa, ainda anda; era um 1300 creme, de um amigo -LIIIIIINDO!

Lil: e para rematar a tua aventura radical, quando um dia fosse preciso levar a mota à oficina pa trocar o óleo ou esse tipo de coisas que os gajos lá fazem, só nos intervalos, pq na maior parte do dia ocupam o tempo a fazer o que sabem fazer melhor - coçar a micose - encontravas um calendário de há 3 anos atrás, já sem as págs dos meses, comidinho pelo tempo pq os gases nas oficinas são cáusticos, com a tua foto (bem apresentada é claro! pq nós somos miúdas) toda equipada -botas, joelheiras, cotoveleiras, com o capacete debaixo do braço, os cabelos desgrenhados, sorriso à matadora, fato macaco sem publicidade ao TRIFENE 200- e escrito por cima, à mão, com marcador de ponta grossa: Esta mulher é DEMAIS!!!

Agora nós, Azel: Texto interessante, já disseste que a tua relação com os livros é meio weird, ms dentro do tema há outro a sugerir: "Crash" de J. G. Ballard pela Relógio D'Água, é um clássico da New Wave (70ies) e deu origem a um filme do Cronenberg que talvez conheças... Muito Fixe quer o livro, quer o filme. Se eu estiver a ser maçadora com esta história dos livros avisa - é defeito de personalidade!

E bem, por muito estranho que possa parecer, passados 7 anos de estarmos no séc XXI, no meu work parece que ainda não ouviram falar de uma coisa chamada distribuidores de sabonete líquido. Guess what... todos os dias eu lavo as mãos com o bom e velhinho sabão azul e branco, e não... eu não trabalho nas obras! É assim, Lisboa no seu melhor, no Séc XXI. ;)

Até à próxima §

PS: Oops, almost forgot... TEEERCEIRAAAAAAAAS !! :)

Reply
avatar
04 maio, 2008 03:11 ×

Sofia:

:) :) Então ainda bem que te fizemos rir e que nos achas piada! :) É sinal que tens um sentido de humor muitíssimo apurado! :D

A continuação do meu 'filme' a partir da tua cabeça, foi algo divertido de se ler! :)

Ora aqui está mais uma rapariga não só com sentido de humor, como a saber usá-lo! :) Muito bem!!!
És cá das nossas! Senta-te aí!

O quê que queres beber? Acho que o Azel tem ali uma garrafinha de Bayley's escondida.. nhami! :)
Soya, também queres? :)

**

Reply
avatar
04 maio, 2008 04:06 ×

erm hmm, nem sei que diga ahahah. Vocês pa, vocês aiai, mas que granda filme.

Mas este dia por acaso começou bem cedinho, e no final desta noite pondero como ainda tenho energia.

Sofia, o livro do Crash não conheço, mas o filme já vi e gostei bastante na altura. E don't worry que não estás a ser maçadora com a questão dos livros. :) Eu adoro descobrir coisas nas mais diversas áreas, por isso quanto mais melhor, mesmo que não tenha tempo para as absorver a todas ao mesmo tempo claro. :)

Liliana, talvez tenha, quem sabe um dia o pessoal faça um encontro desse tipo à base de copos. ;)

god, tou exausto e electrico ao mesmo tempo gah. Olha, escrever mais alguma coisa antes de dormir mas é. :p

Reply
avatar
Sofia
admin
09 maio, 2008 01:18 ×

Liliana:
:) thx pelo bom acolhimento!

Bayley's só se for com muito gelo, eu vou mais para os lados do Absolut... ms há sempre aqueles dias em que apetece uma coisa docinha. ;)

Tchim Tchim
À nossa !

e Brindo ao Azel!
que continue a escrever, a fazer pensar, a dar que sentir e sempre sempre sempre continue a mostrar e a divulgar muito boa MÚSICA. ;)

Até à próxima §

Reply
avatar
09 maio, 2008 09:39 ×

thx pelo brinde. :p

Quem sabe eu volte em breve às cenas de música aqui, além das que acompanham os textos, dependendo do que me der na cabeça. ;)

Reply
avatar