21 e 23 de Maio de 2008: Cellophane @ Mexe Café & Bar do Bairro (Lisboa) - Impressões e Playlists

Antes do mais, as fotos deste post foram tiradas na sessão ocorrida no passado dia 3 de Maio no L-Gare, e apesar do local diferente, e já que mas mandaram hoje, acho que encaixam bem aqui e servem também de homenagem a outro dos meus locais que adoro em Lisboa e no Bairro Alto. Obrigado São pelas fotos. :)

Ainda me sinto um pouquito cansado, não só por estas noites como outras coisas, já que acabo por não estar parado muito tempo.

Estas noites tiveram ambientes profundamente distintos, e em certos aspectos os que esperava tendo em conta os dias e locais. A do Mexe foi profundamente acelerada a nível sonoro, tendo servido para ver como estava nalguns tipos de noites, visto que deste género mais electrónico e hardcore já há algum tempo que não tinha oportunidade de o fazer, ainda mais sozinho.

Nervosismos miudinhos e ansiedades da praxe aparte, como sempre um clic como que se deu cá dentro após a música que decidi na hora como introdução da noite, e o ritmo depressa ficou elevado, mesmo com pouca gente no Mexe a início. Acaba por ser sempre assim no fundo, estando pessoas ou não, algo começa e there's no turning back. Pouco tempo depois uma pessoa perguntou-me qual era a carta que tinha guardada na manga para quando estivesse mais gente, já que o ritmo continuava meio elevado, ao que respondi que não há cartas na manga, o ritmo mantém-se e que dependeria depois do que me desse na cabeça. ;)

Mesmo a suminhos de laranja e com o meu ar meio "misterioso" (uhhuhh óculos escuros olé :p) penso que era notória a minha disposição de me divertir e "partir" aquilo tudo digamos assim, a tal ponto que desde início comecei a brincar com algumas coisas a nível técnico que não costumo fazer noutro tipo de noites, já que não há necessidade disso, como são o caso dos loops e meter parte de faixas assim em repeat para colar com outras, tendo havido alguns momentos desses que gostei realmente a nível pessoal.

Como já referi por aqui, pode-se dizer que estava um pouco endiabrado a nível sonoro, e na noite do Mexe senti bastante o poder que podemos ter sobre as pessoas nestas coisas, e já que estas noites não costumam ser lá muito convencionais digamos assim, foi com naturalidade que acabei por brincar ainda mais com isso e testar certas possibilidades, ligadas à minha paixão de tentar subverter o que podemos ouvir, quando e como.

Electro, techno, breakbeat, industrial, indie, trance, pop, etc, tudo é possível, e não quero saber se algo é antigo ou recente, interessando-me sempre é manter um certo ritmo e ambiente, enquanto ia observando a reacção e movimento das pessoas. Como tal, nada como ver grupos de pessoas a dançar com certa velocidade, e a dada altura colar uma faixa dos Young Gods, mudando-lhe aos poucos a velocidade enquanto as pessoas seguiam o ritmo, preparando-me para meter a faixa dos 2 Bit Pie next, com os corpos a mudaram para danças mais calmas e sensuais, para de seguida subir o ritmo novamente para paragens mais frenéticas.

Com isto tudo, e vendo o contexto desta noite, é algo curioso que uma das partes mais intensas da mesma foi com a faixa dos Covenant que meti depois de um remix dos Pet Shop Boys seguida de outra faixa de Pantha du Prince, onde algo hipnótico marado pairou no ar. Jesus, i was having fun, decididamente. ;)

Sinceramente antes da noite até estava naquela de nem apontar sequer o que iria meter, já que era outro tipo de noite, mas depois lá acabei por o fazer, por isso quem tiver curiosidade, a playlist desta e da noite no BB estarão no fim deste post, apesar de nunca ser a mesma coisa do que estando lá.

No final desta noite do Mexe, com direito a um encore (wtf?) a pedido, estava cansado, bastante, mas também plenamente satisfeito comigo próprio e com a noite em si. O dono ter-me dito que queria falar comigo depois (isso talvez aconteça esta semana), para marcarmos mais datas lá, só ajudou a ficar ainda mais com um sorriso na cara. Veremos como as coisas correm e esperemos que realmente possa ter mais oportunidades destas no Mexe, e não só. Terei de me tentar movimentar mais também nestas coisas, mas com o seu tempo e alguma sorte lá chegaremos.

Um obrigado mais uma vez a quem lá esteve e pessoal do Mexe pela oportunidade. Um sincero obrigado.

Dois dias depois, numa altura em que o Bairro deveria estar mais calmito devido ao fds prolongado, foi hora de regressar ao meu local fetiche em Lisboa, porque sim, adoro o Bar do Bairro e por mim estou sempre disposto a lá ir, sempre que o quiserem, tal a relação que tenho com o bar e pessoas. :)

E se a nível de pessoas e som as coisas foram um pouco mais calmas, por outro lado houve direito a um ambiente familiar MUITO agradável, onde acabaram por se juntar algumas pessoas que começaram a falar através destas coisas dos blogs, como foi o caso de mim, Liliana, Sofia, Soya Toya e 7ze por exemplo, o que deu direito a um convivio meio especial, se bem que bastante curto também nalguns casos ahahah. :p

Mesmo assim, em termos de música esta noite deu para explorar ainda mais o ambiente, e sinceramente acho que existiram momentos bem especiais, pelo menos para mim. De perguntas sobre o que estaria a dar, Colder (mais uma vez e um dos pedidos na noite do Mexe curiosamente) marcou presença, assim como os Syntax, que parecem arrancar sempre reacções positivas seja qual for a faixa, já que o mesmo aconteceu no Mexe.

Obrigado mais a uma vez a todos(as), vocês sabem quem são, pessoal da casa, e em particular à Cremilde, que no meio disto tudo e da chuva ainda me levou até ao meu carro, estacionado a cascos de rolha perto do Lounge. ;)

Aqui fica o que passei em ambas as noites (clicar no read more):

21-05-08 Cellophane (electronic version) @ Mexe Café (Lisboa)

Front Line Assembly - Stalker
Doubting Thomas - F862
Plateau - Grasshopper
Lip Service - Crash And Burn (Elektromaker Remix)
Golden Boy - It's Good For You To Meet People Like Us
Lindstrøm - There's A Drink In My Bedroom And I Need A Hot Lady
Pantha Du Prince - Moonstruck
Antix - Ak is Burning
Sensient - Dusty Circuit
Fluke - Switch/Twitch
Syntax - Pray
The Chrono Logic - Long Lost Dream
Ellen Allien & Apparat - Jet
DK7 - Life Is Everywhere
Gus Gus - Very Important Person
Hot Chip - And I Was a Boy From School
Röyksopp - Follow My Ruin
Tomboy - Synchronize
Fujiya & Miyagi - In One Ear & Out The Other
5 Mic Cluster - Basildon Lover
Scratch Massive - Like You Said
The Knife - Silent Shout
Junior Boys - Double Shadow
Matthew Dear - Neighborhoods
Datarock - I Used To Dance With My Daddy
Superthriller - AhJustWannaDance
Ultrafox - Sailor
Simian Mobile Disco - Sleep Deprivation
Digitalism - Zdarlight
Alex Gopher & Etienne De Crécy - Overnet
Underworld - Moaner
Leftfield - Release The Pressure (Release One)
Lamb - Cotton Wool (Remix)
Haujobb - Net Culture
9West - Feel The Buzz
Jaia - People Speakers
X-Dream - Superintelligence
El Zisco - House Off (Tech)
Pet Shop Boys - Sexy Northerner (Superchumbo Mix)
Covenant - Sweet And Salty
Pantha Du Prince - Saturn Strobe
Antix - Flock
Sensient - Motion Perception
Sound Field - Lifted Higher
The Young Gods - Toi Du Monde
2 Bit Pie - Mote
Etienne De Crécy - Fast Track
Scratch Massive - Girls On Top (Break Version)
Vitalic - U And I
Whitey - Leave Them All Behind
LCD Soundsystem - Get Innocuous!
Juno Reactor - Ice Cube
Protonica - Blue Orange
Gaudium - Nordic Nature (Tegma rmx)
D-Nox & Beckers - One Shot (O.G.M. Remix)
V-Tunes - Quadrad
Future Conditional - Your Love Leaves Me Colder
Colder - Colder (REQUEST)
-----------------------------------------------
Huski - Undatow (REQUEST)
Colder - Wrong Baby (REQUEST)
Röyksopp - What Else Is There? (REQUEST)

23-05-08 Cellophane @ Bar do Bairro (Lisboa)

Emilie Simon - En Cendres
Nick Cave & The Bad Seeds - Stranger Than Kindness
The Tear Garden - Love Notes & Carnations
The Wedding Present - Montreal
Piano Magic - Great Escapes
And Also The Trees - Stay Away From The Accordion Girl
The House of Love - Marble
Modern English - Life On The Gladhouse
The Teardrop Explodes - Poppies in the Field
Dragons - Epiphany
The Twilight Sad - And She Would Darken The Memory
Kitchens of Distinction - Drive That Fast
Slowdive - 40 Days
Blonde Redhead - Dr. Strangeluv
Her Vanished Grace - Suddenly
Julian Fane - Break And Enter
Client - Here And Now
Future Conditional - Crying's What You Need
Vive La Fête - Exactement
Syntax - Bliss
Underworld - Push Upstairs
2 Bit Pie - Colours
The Chemical Brothers - The Golden Path
Front Line Assembly - Fatalist
Skinny Puppy - Candle
Nitzer Ebb - Control I'm Here
Camouflage - The Great Commandment
A Flock of Seagulls - The More You Live, The More You Love
The Stranglers - No Mercy
Classix Nouveaux - Never Never Comes
Ginger Ale - Happy House
Echoboy - Automatic Eyes
Union Of Knives - Infant Eyes
IAMX - Kiss and Swallow
The Go Find - Over the Edge
The Main Drag - How We'd Look on Paper
Say Hi - Northwestern Girls
Girls In Hawaii - Summer Storm
Black Swan Lane - Harmony
For Against - Underestimate
The Chameleons - Looking Inwardly
Bauhaus - Spirit
Sétima Legião - A Promessa
Ornatos Violeta - Capitão Romance
Genaro - The Feeling's Gone
Film School - Capitalized I
Pale Saints - Ordeal
Six By Seven - Bochum (Light Up My Life)
Division Kent - White Walls
Hooverphonic - Sarangi
Curve - Split Into Fractions
PJ Harvey - This Mess We're In
Muse - Muscle Museum
The Strokes - You Talk Way Too Much
Madrugada - Lucy One
David Bowie - I'm Deranged (REQUEST)
Yann Tiersen - La Valse des Monstres
Madredeus - Alfama
The Doors - Hello I Love You
Radio 4 - Party Crashers
Death In Vegas - Hands Around My Throat
Colder - Shiny Star
Depeche Mode - Stripped - (REQUEST)
Pet Shop Boys - Rent
The Sound - I Give You Pain
The Cure - Charlotte Sometimes
Joy Division - Day Of The Lords
Alex Beaupain - Ma Mémoire Sale
Klima - Fluorescent Stars
Bjork - All Is Full Of Love (Video Version)
Cranberries - Daffodil Lament
Dead Can Dance - In the Kingdom of the Blind The One-Eyed are Kings

9 comentar

Click here for comentar
Anna Molly
admin
25 maio, 2008 23:17 ×

Eu fui, eu fui!!
Bem, primeiro, peço desculpa por ter ido embora e não me ter despedido. Estava super cansada e quando me dirigi á mesa de mistura o Dj tinha desaparecido!!! :)
Segundo: és tãooooo timido!!! :) YEAY, encontrei algém mais timido que eu!! :)

Estava a adorar o som, apesar do movimento não movimentado. Mas 6ª, com um dia agitado por trás, algumas zangas e cenas insignificantes, mistura-se tudo e dá em soya toya noya zoya estoirada á 1 da matina.
Mais uma vez, sorry por ter saido cedo e não t ter melgado mais,
Fica para apróxima...Sim, Azel e lil(que não vi...Shwiff shwiff)...não se livram de mim assim!! :p

baCi
e mais uma vez: parabéns pelo som!

Reply
avatar
25 maio, 2008 23:38 ×

Devia ser quando estava a falar com a Sofia perto do balcão. :p

Eu sou timido? Fico curioso por saber como chegaste a essa conclusão heheh. Mas realmente desapareceste tão depressa como apareceste lol. Voltei à mesa, olhei para onde vocês estavam e já não vi ninguém. +_+

A noite de sexta em si foi calmita, mas ainda bem que gostaram do som ao menos. Eu das vezes que passei por vocês para ver como estava o som nas salas resolvi não dizer nada nem sentar-me um pouco porque te via bue embrenhada na conversa e não queria interromper.

Thx, e haverão outras oportunidades concerteza. :)

Reply
avatar
Sofia
admin
26 maio, 2008 00:24 ×

Alô!

Muito curiosa (as always!) resolvi passar os olhos pela playlist da noite no Mexe e por arrasto pela do BB também.

Esclarece-me: The Chameleons - Spirit ??? ;) qual de nós anda muito distraído?

§

Reply
avatar
26 maio, 2008 00:33 ×

Ahahah oops. :p

Já emendei. Esta cabeça aiai, o testamento já era tal que nem reparei. :)

Thx

Reply
avatar
Sofia
admin
26 maio, 2008 01:58 ×

:)
You're welcome.

Bem... e com isto tudo dou por mim a ouvir 1 album inteiro, de seguida, dos mestres! não fazes ideia há quantos anos isso não acontecia. Muitos mesmo, talvez tempo demais.

Recordam-se tantas coisas...

Não sei se te agradeça ou se te culpe; mas indiscutivelmente voltei a ouvir a excelência de génios sonoros, são intemporais. Fantasmas por todo o lado, estou incapaz de definir o meu estado de espírito.

Sleep tight
§

Reply
avatar
26 maio, 2008 10:17 ×

Hmm, e que mestres são esses já agora? Bauhaus, Chameleons, outros? :)

Realmente há coisas que são intemporais, e algumas trazem mesmo recordações, mesmo que nem sempre sejam as melhores, mas eu sou "perito" nisso, em ir buscar coisas que costumam estar adormecidas algures, tanto para o bem como para o mal. ;)

Actualmente encaro todos esses fantasmas de maneira um pouco diferente de há uns anos atrás, a tal ponto que ao ouvir certas coisas parece que reaprendes a ouvi-las e a saboreá-las de outras maneira, mesmo que elas tragam na mesma as tais memórias associadas. É meio weird.

:)

Reply
avatar
Sofia
admin
26 maio, 2008 18:51 ×

Hi!

Referia-me aos Bauhaus, se bem que também podiam ser os Chameleons, mas os 1os estiveram/estão presentes desde há muito mais tempo.

O meu nick pa assinar textos, pensamentos, exercícios de escrita com suporte de imagem e 1as traduções (algumas chegaram mesmo a circular pelo Cacém! e arredores) foi durante alguns anos MURPHY, daí já dá pa veres a forte influência ;)

*ai ai, os meus anos de teenager endiabrada...* Onde é que já li isto! HAHAHA!

Mas dou-te razão, apesar do sentimento de weirdness ter passado por mim inteira na noite passada, soube muito bem reescutar no tempo de vida presente, dando atenção a pormenores que talvez anteriormente nem teria reparado, ou que já tinha esquecido. Acho que é mesmo necessário de tempos a tempos irmos fazendo "deletes" para arranjar espaço para experiências e sensações novas, talvez pelo meio me tenha distraído e apagado demais... mas o importante é que o feeling continua cá. E foi BOM, um pouco estranho, MAS MUITO BOM!

Nunca perdi o hábito de ouvir trabalhos editados de bandas/projectos por inteiro, quando me agradam e conquistam verdadeiramente,seja formato album, ou outro tipo, mas a sensação é que nos últimos anos isso tem acontecido com bandas novas que vou descobrindo e como o tempo não dá para tudo dou por mim agarrada a músicas soltas dos que gosto mais, sem tempo para os que já moram no coração há muito...
É nestas alturas que eu queria mesmo era ser eterna - imagina só o que poderias disfrutar sem limites temporais - é uma sensação ambigua a de gostar da velocidade em que se vive hj, séc XXI, muita informação mas falta de tempo para assimilar e saborear convenientemente, dando importância a cada um dos pequenos prazeres que te dispões a sentir!

Bem, e agora, mais uma vez, tenho que fugir.
Deixo-te uma sugestão de banda sonora para fim de tarde, mais uma pérola de outros tempos: Medusa - Clan of Ximox (para ouvir por inteiro! lol) 4AD 1986
;)
§

Reply
avatar
26 maio, 2008 19:58 ×

És tu com o Peter Murphy e eu com o Panzer Dragoon. :p

Facto spooky curioso, a escrever este comment o media player meteu a tocar aleatoriamente a On The Beach dos Chameleons com a Double Dare dos Bauhaus. Tipo 0_o

Apesar de eu não fazer planos nas noites, penso que é notória a minha cena de tentar nunca esquecer o passado, não só de onde muita coisa vem, como destas paixões que nós e muitas pessoas ainda hoje mantém por certas bandas e projectos. E quem sabe passar as mesmas, ou mostrá-las, a outras pessoas. :)

Ainda gosto de ouvir álbuns por inteiro, mas actualmente costumo faze-lo mais nos primeiros tempos em que descubro algo. Depois disso gosto de deixar o media player fazer das suas, tocando faixas aleatórias de todos esses álbuns, e acredita que não são poucas as surpresas que ele me faz. :p Várias vezes até vai buscar músicas que na altura nem liguei muito de um álbum e que fico *ena, isto é bastante giro*. ;)

É da maneira que acabas por ouvir também tanto cenas novas como antigas, consoante a disposição dele heheh.

E sim, não há tempo para saborear tudo como deve ser. Quem me dera poder ficar assim uns dias seguidos a olhar pro tecto apenas a ouvir música e música de seguida.

Bela sugestão para fim de tarde. Por acaso não passei nada deles na Sexta, mas tenho sempre comigo esse álbum e o primeiro, dois clássicos que adoro. :)

Aproveitando a dica, olha, aqui fica um video feito por um fã para a minha faixa favorita do álbum, e deles:

http://www.youtube.com/watch?v=y47PxC9u6Kc

:)

Reply
avatar
Sofia
admin
27 maio, 2008 01:49 ×

Hi!

:) Completely enchanted by your suggestion... zillion thx!

Continuando o rumo do meu fim de tarde a Back Door diz tudo: som, sentimento e palavras...

"...tomorrow I will be here again..."

§

Reply
avatar