Contradições

"Todos os dias, em que até acordo, são uma incerteza, nos outros acabo por estar a dormir de olhos abertos.

Será que estou a tomar as decisões correctas, as opções acertadas? E o que é isso no fundo, senão tentarmos justificar e racionalizar a nossa existência, o dia a dia, o viver?

Extremos de sensibilidade, choros compulsivos, caminhos que se encontram mas que não gostamos para onde nos levam. Estamos sempre a queixar-nos, a dizer que queremos um rumo para a nossa vida, saber o que queremos e tretas afins, mas depois na hora, quando até sabemos as respostas a todas essas questões, não queremos ouvi-las.

Se não gostas de ti, ninguém mais irá gostar, como tal faz amor contigo próprio e só depois com os outros. Quando atravessares esse ponto, quando os lados escondidos nos espelhos deixarem de o ser, então vem ter comigo."

Nuno Almeida, Lugares Comuns
2008, Textos Soltos


boomp3.com

13 comentar

Click here for comentar
21 abril, 2008 03:40 ×

.. Este daqui é profundo. E bonito. Quanto ao bonito eu sou muito suspeita, porque gosto de quase tudo o que escreves. E digo quase tudo, porque se dissesse tudo, iriam (ou irias?) pensar que o estava a dizer só por dizer..

O ser profundo é porque sinto que o é realmente.

A música que o acompanha ainda não ouvi. Com algumas mudanças de planos só cheguei a casa há pouco tempo e tenho estado a ouvir a Wim Mertens desde aí.. Mas amanhã ouço.. :) Depois se calhar o que li até me vai soar diferente... :p

**

Reply
avatar
21 abril, 2008 10:06 ×

Isto foram parte dos efeitos da noite de sexta e do muito pensativo que estava no Sábado depois. Aquelas coisas que falámos por alto ontem. :)

Obrigada mais uma vez e don't worry que não penso isso de dizeres as coisas só por dizeres, pelo contrário.

Tou a ver que continuamos algo pensativos por aí, ou pelo menos parece-me, com Wim Mertens e tal. :)

Reply
avatar
Anna Molly
admin
21 abril, 2008 11:45 ×

"Estar a dormir de olhos abertos". Cheguei a pensar que querias dizer que dormias pouco, mas começo a acreditar que há noites em que não dormes de todo!
Tens a cabeça a mil, como costumo dizer...o que vale é que o resultado é este, textos que acabam por tocar as pessoas, talvez por serem "reais" identificamo-nos facilmente com eles.
:)

Reply
avatar
21 abril, 2008 12:00 ×

Essa frase veio de um dos teus posts e comments, em relação à minha cena de não dormir. :p

E ya, isto ultimamente anda mesmo a mil, com tudo o que isso tem de bom e mau.

Thx mais uma vez. :)

Reply
avatar
Anna Molly
admin
21 abril, 2008 12:48 ×

Aí, pois é...eu saba que esse assunto tinha surgido num post antigo, não me lembrava era de qual. Afinal era de um dos meus :)

Deixa lá, eu cá durmo durmo, mas é exactamente o mesmo que não dormir, sonho tanto que acordo tão ou mais cansada do que quando me deitei. :s

Nã tens de quê! :)

Reply
avatar
21 abril, 2008 13:44 ×

Algo me diz é que essa cena do dormirmos de olhos abertos ainda vai aparecer noutro texto além deste. Just a feeling. ;)

Bem, em relação aos teus sonhos, ao menos que sejam bons. :D

:)

Reply
avatar
21 abril, 2008 14:46 ×

Sim, também calculei que este texto fosse resultado desses pensamentos de fim de semana.
Pois, que continues sempre assim com a cabeça a mil se o resultado for este. :)

Havia de ser giro se desse para ligar o cérebro das pessoas a um pc, através de uma entrada usb que cada um de nós tinha atrás da orelha e depois via-se as imagens/textos no monitor. :)

Olha depois por exemplo oferecer-se sonhos e pensamentos a amigos e etc? Gravava-se no cd e oferecia-se. Era bem giro.

**

Reply
avatar
21 abril, 2008 14:53 ×

Já esteve mais longe, isso de termos uma entrada usb para o nosso cérebro. :p

Quanto a oferecermos sonhos e pensamentos, é uma ideia gira sem dúvida, tudo dependendo do conteúdo claro, mas isso ficaria sempre ao critério das pessoas. Olha, uma espécie de evolução do que vemos hoje em dia em que se troca fotos e vídeos via youtube, myspace, hi5 e afins. ;)

Tipo, estava a pensar em "ti" quando isto aconteceu, como tal toma. :p

Reply
avatar
22 abril, 2008 00:54 ×

:) Era giro pois era?? :)

Eu acho que era! :)

Opa mas porquê que não nasci no ano 3978? Tenho a certeza que nessa altura já todos vão ter entradas usb e já nem se faz chi-chi e etc.
Isso deixa de existir. :)

**

Reply
avatar
Lucia
admin
22 abril, 2008 12:06 ×

Li este texto às 6h da manhã de domingo e até agora não consegui deixar de pensar nele.

Sentir se a vida que vivemos é a vida que queremos viver é uma questão que me vem à cabeça todos os dias. Mas depois penso em tudo o que vivi até agora e sem me dar conta, estou a viver a vida que quero. Temos é que parar um pouco, fazer uma pausa 'kit kat' e tomar consciencia.

O não querer ouvir as respostas é apenas uma defesa para continuarmos em frente à procura delas. Se ouvimos as respostas às nossas perguntas mais pertinentes, é como se não houvesse mais nada para nós. Lembra-te que o mais importante é ouvir a pergunta, porque a resposta hoje é uma amanhã é outra. A pergunta, essa, é o que te faz sonhar e seguir em frente, mesmo que tenhas de percorrer caminhos não desejados, se calhar bem no teu intimo, querias percorrer esse caminho, pelo menos comigo, por vezes tenho que percorrer vários caminhos não desejaveis para que saiba o que desejo, para pensar bem, por as ideias em ordem e no próximo cruzamento, seguir uma direcção escolhida por mim.

Se não gostas de ti, ninguém mais irá gostar, como tal faz amor contigo próprio e só depois com os outros. Quando atravessares esse ponto, quando os lados escondidos nos espelhos deixarem de o ser, então vem ter comigo.

Palavras para quê? Aqui, disseste tudo. :)

Reply
avatar
22 abril, 2008 21:13 ×

Se certa frase veio de um comment da soya, grande parte depois deste texto surgiu-me aos poucos ao ler o teu "Causa e consequência. Fugir?", que me deixou a matutar muito nele. Houve assim uma conjugação de ideias e pensamentos aqui dentro, não sei.

E acho que ainda agora não tenho grandes palavras para ele, nem sequer para estas tuas novas no teu ultimo comment.

A história dos caminhos é algo muito central a partes de mim, e que me vejo a pensar muitas vezes, porque apesar de saber qual é o meu, sinto imensas vezes que ele consegue ser profundamente desconfortável e leva-me para paragens nada boas. Mas se é necessário para continuar nele, lá persisto.

o ser humano é um animal tão insatisfeito não é? ;)

Adorei o que disseste de sabermos ouvir a pergunta, a voz que no fundo nos faz sonhar e seguir em frente, persistir no que acreditamos. E a maneira como o descreves está excelente, tipo...

*ya, é mesmo isto*

thx mais uma vez. :)

Reply
avatar
Lucia
admin
23 abril, 2008 09:51 ×

então não? eternamente insatisfeito!

fico contente por te ter feito pensar :)**

Reply
avatar
23 abril, 2008 10:36 ×

Também fico contente que tenha acontecido o mesmo contigo em relação a este texto. :)

Reply
avatar