Imagens e Algoritmos

"Há um som ambiente que preenche esta sala, pequenas concentrações de fumo, nevoeiros, uma mistura de clima soturno com paz. Tem tanto de assustador como de convidativo e não hesito em aceitar o convite da porta que se abre à minha frente.

As mobílias sou eu que as crio, e somos nós que preenchemos este espaço, arquitectos de fantasias pessoais, de dilemas e desejos, de atitudes, de carícias suaves que nem sempre se sentem.

Decido dar mais um passo e entrar por um corredor, observando o papel de parede com pontas descoladas que se enrola em objectos que fazem lembrar molduras em madeira velha, num castanho baço. Visões de outros tempos, ou visões apenas, imagens e algoritmos, são o que nós quisermos, são o que vocês quiserem. Quem manda aqui somos nós."

Nuno Almeida, Lugares Comuns
2008, Textos Soltos


boomp3.com

16 comentar

Click here for comentar
20 março, 2008 14:56 ×

Espera aí... Nuno Almeida?? És tu????????????????????????

**

Reply
avatar
20 março, 2008 15:52 ×

Tu chamas-te Nuno????
Ooooooooh diabo... :p :p :p
Bem, melhor passar esta parte à frente:

Olha a parvoíce:

Acreditas que fui pesquisar na net acerca do 'tal' Nuno Almeida,
quando na altura li um post teu mais em baixo, aquele das 'Manhãs' que lhe achei piada.
Eu a pensar, "olha este escritor parece ter uma escrita mais alternativa", assim mais 'desconcertada', que é coisa que gosto na escrita, e decidi procurar, mas não encontrei nada.

Encontrei alguns livros com o nome Lugares comuns, mas não tão bons como o cheirinho que tinha lido aqui de Nuno Almeida.
Agora percebo (ou não) o porquê...

Ai ai... nunca me passaria pela cabeça que fosses tu.
Não é que não escrevas bem, que já o demonstraste aqui que é coisa que fazes muito bem, mas pronto, daquelas coisas... Nuno?? Então não te chamas Azelpds???????? Que é isto?? Andamos a brincar ou quê?????
:p :p :p :p :p :p :p :p :p :p

.. Escreves muito, MUITO bem. Parabéns.

**

Reply
avatar
20 março, 2008 16:18 ×

0_0 *blushes*

thx mais uma vez. :)

Pensava que já sabias que me chamava Nuno pelo menos lol. Se bem que essa do "oh diabo" é meio assustador. :p

Por causa do meu trabalho, e não só, há algum tempo que não escrevia assim muito fora dele, mas há uns tempos, por causa de um blog de nome "Fibrilações" que entretanto já morreu, que algo aqui dentro parece que voltou a renascer. :)

Passado uns tempos acabei por escrever um texto pequeno, que depois lhe dei o nome de "Lugares Comuns" (http://projecto-cellophane.blogspot.com/2007/10/lugares-comuns.html). Quando olhei depois para esse título, tudo pareceu fazer sentido para esta fase de inspiração, em que o dia dia te inspira, not sure. Então decidi dar esse nome por agora a este conjunto de textos que têm estado a sair. :)

Obrigado mais uma vez pelas palavras. É giro descreveres-me assim na onda de escrita mais alternativa e desconcertada, porque acho que de facto tem muito a ver comigo em todos os aspectos heheh.

Mas olha que apesar de sim, me chamar Nuno (lol), chego a pensar que a dada altura a identidade Azelpds tornou-se muito forte também, tal o tempo que já a uso. Só que lá está, na parte deste tipo de escrita e coisas, decidi manter o meu nome mesmo e nem usar sequer um pseudónimo qualquer.

Na volta isto é uma afirmação qualquer inconsciente da minha parte a dizer "isto sou eu". 0_o

thx mais uma vez. ^_^

Reply
avatar
20 março, 2008 18:45 ×

Não, não sabia que te chamavas Nuno.
Mas vá, não te assustes. Nuno até consegue ser um nome bonito. :p

Mas olha, então depois de ler estas pequenas amostras (incluindo a do link), acho que fazes muito bem em manter viva essa necessidade de escrever. Até é um desperdício que não 'brinques' mais com isso.

Ainda só li quase nada do que escreves, por isso é um bocado inseguro dar como certo o que achei dela, assim em termos mais de personalidade, mas uma coisa é certa: gostei.
Ás vezes parece ser um bocado abstracta, como no texto das 'Manhãs' e neste último, mas nem sei se posso usar este termo aqui.

Eu não sou tão dada à leitura quanto deveria ou gostaria de ser, mas gosto de ler de entre outros géneros, narrativas que assim à primeira não fazem muito ou nenhum sentido e têm piada por isso e por serem diferentes.

Uma amiga minha (Ana) também escreve muito bem e às vezes entra dentro dessa onda, o que me agrada bastante. Depois mete-lhe um pitada de humor nos parágrafos certos e fica perfeito! :) (na minha opinião, tendo em conta os meus gostos).

Também há uma escritora que gosto muito, quer dizer, pouco li do trabalho dela, mas o que li assim por mero acaso, achei fenomenal, a ver se me lembro do nome..............................
.................................
oh gaita, não me lembro! :-/
Tenho que ver se e recordo! É tudo tão bonito o que ela escreve! :)

Quanto ao que falas do nome/pseudónimo, acho que faz mais sentido utilizares o teu nome mesmo.
Quer dizer, se utilizasses um pseudónimo também não faria mal, mas também penso com tu, acho que neste tipo de coisas é preferível usar-se o nome mesmo.

["Obrigado nada! 500 paus!".. vá, ou pensas que os elogios são de graça?.. Neste mundo estamos sempre a aprender! Não é maravilhoso?]:p

**

Reply
avatar
20 março, 2008 19:27 ×

Pronto tá bem, se por acaso sempre fores a Lisboa este Sábado e a gente se vir, eu pago uma caipirinha ou isso. :p

A cena do Nuno é como já tinha aparecido aqui umas vezes ou nos sites do Jon o nome, pensava que já sabias. ;)

Quando era puto não gostava do meu nome se bem me lembro ahahah. :p

A cena da escrita é que sempre o fiz desde miudo, ao ponto de compilar depois as coisas em formato livro, como tanta gente acaba por fazer a dada altura. Com o tempo passei das coisas inocentes, bucólicas e tipicas da idade, para outras, havendo uma altura em que escrevia muito em formato de estrofes e rima.

Com o passar dos anos começou a mistura entre isso e prosa, altura em que comecei a participar nos tais recitais com outras pessoas, mas a dada altura, devido a diversos factores, com destaque para o meu trabalho actual que envolve escrita, tudo como que parou. Como a tua cabeça espalha-se por diversas áreas de interesse, a parte da escrita como que pifou, quase tipo esgotamento criativo, em que apesar de teres coisas na cabeça não as escreves.

Mas antes disso acontecer notava e senti que estava a acontecer outra mudança em termos do que escrevia, com o aumento do tal formato de prosa, e também do que mencionas, mais abstracta misturada com cenas do dia a dia, quase em formato de frases quebradas em que me deixo guiar pelas imagens que me vêm à cabeça.

Chegamos a esta altura e é meio weird verificar que o tempo como que não passou, e a tal escrita segue onde estava.

Curiosidade, sabes que eu praticamente deixei de ler quando a minha parte da escrita foi ficando cada vez mais séria? Não sei se foi para cortar com possíveis influências ou não, mas certo é que antes eu era alto viciado em livros, comprava tantos como compro discos, mas depois puff, acabou-se a leitura.

Tenho de ler coisas da tua amiga Ana então, não só pelo que falas, mas também porque já não existe muito aquilo do tal passado onde cortei com os livros. ;)

Eu tenho uns mais antigos que misturam a onda destes novos com altas cenas corrosivas, mas por agora noto que nenhum tem tido humor como esses. Continua a cena de crítica e autocritica nalguns textos como aquele do link, mas sem humor. 0_o

Há várias autoras(es) que também gosto bastante mas que esqueci dos nomes. *blushes*, mas sei que Sophia de Mello Breyner é uma delas.

Obrigada mais uma vez pelas palavras, e o resto. :)

Reply
avatar
20 março, 2008 20:31 ×

Elá?! Uma caipirinha?? Retiro já tudo o que disse no post em cima!!!
EU VOU, EU VOU!!!! :p :p eheh!..

Para ser sincera acho que já tinha visto qualquer coisa algures, acerca de 'Nuno', mas ou não associei a ti ou então não sei...
A sério... muito estranho!
Mas eu estava a brincar contigo, não tenho nada contra o teu nome. :)

Então pelo que contas a escrita em ti já é algo muito enraizado.
Percebo que devido ao teu trabalho que também envolve escrita quisesses mas era fazer outras coisas para além disso.

Ás vezes também sinto um bocado o mesmo, mas como a minha área é mesmo o Design, a ilustração é um acréscimo que tento e espero conseguir tornar no principal, é um bocado diferente... não dá para sentir esse 'enjoo' ou 'esgotamento' como dizias.

O que me acontecia muitas vezes era chegar do trabalho, onde tal como tu passava 8/9 horas por dia em frente ao pc a fazer aquelas coisas que os Designers têm que fazer, às vezes com mais, outras vezes com menos vontade e quando chegava a casa, ainda ia para o pc ilustrar, tal era a minha necessidade de me encontrar nesse meu mundo tão... tão confortável. :)

Para leres algumas coisas da minha amiga podes ir aqui: http://herlair.blogspot.com/
Ela nem sempre actualiza o espaço dela como deveria actualizar (eheh!) mas tem uns textos muito bons.
Se calhar vais gostar de algumas coisas. Eu gosto bastante.
E também gosto de muitos textos de Sophia de Mello. :)

E agora jaantaaaaaaaaaaar!!! Ulálá!!!

[Quanto mais agradeces mais caro te vai sair.]
:p :p :p :p :p :p :p :p :p

**

Reply
avatar
20 março, 2008 20:47 ×

ahahah. :p

A escrita e o trabalho acabou por ser assim porque nele também acabas por ter de ser criativo na mesma, mesmo os assuntos sendo outros. Então ya, chegava a casa ou ia nos transportes, e apesar de ter ideias, não pegava na caneta, como que o cerebro a pedir descanso, tipo já chega, não escrevas mais lol.

PS: Já estou a cuscar o site da tua amiga. ;) Aquela shoutbox que ela tem lá das melhores frases tá demais. :)

Reply
avatar
20 março, 2008 22:19 ×

Não estou muito bem disposta neste momento, mas se estivesse, o que colocaria aqui era:

":p

:) Está não está? :) (estaria a falar da shoutbox portanto..)"

**

Reply
avatar
21 março, 2008 10:55 ×

0_o

Toca a ficar mais bem disposta então. :)

Tive a devorar vários dos textos da tua amiga, e já me ri com alguns deles. Alguns estive para comentar até que reparei nas datas e muitos já eram de 2005 e 2006 lol

Reply
avatar
21 março, 2008 17:57 ×

:) Sim, já estou... mas agora não sei se te agradeço porque não sei quanto me vais cobrar por isso. Já me apercebi que a taxa não é fixa. O melhor é não dizer nada. ;)

Em relação à Ana, ela tem textos muito engraçados não tem? :)
Mas podias comentar à mesma, independentemente da data.

Eu também a primeira vez que fui ao blog dela , la já o tinha há bastante tempo e eu comentei cenas dela muito antigas. É naquela...

De qualquer forma é pena ela não actualizar aquilo como merecia ser actualizado.
Mas pronto, de quando em vez lá se lembra de nos ir presenteando com cenas que merecem a pena. É por fases. :)

**

Reply
avatar
21 março, 2008 20:39 ×

Ya, tenho ideia que ela parece fazer do blog uma espécie de escape por vezes, em que além de certos textos escreve também sobre certas cenas que a incomodam, como o último do lixo. Numa onda de ventilar. Mas também isso fazemos todos um pouco i guess. :)

oh, e lá temos Santarém de novo. ;)

E sim, cada dia a taxa dos agradecimentos muda, quem sabe o que poderei cobrar da próxima. :p

Reply
avatar
21 março, 2008 23:43 ×

'Lá temos Santarém de novo'..? Não percebi. Por ela ser de Santarém?..

Mas olha que isso da taxa não ser fixa não é muito correcto da tua parte.
Devias manter uma taxa fixa para uma pessoa saber com o que contar?! Agora assim em quê que ficamos??? Hã?? O tempo do Salazar já acabou ó meu mocinho... mau. Estamos mal..

[:p]

**

Reply
avatar
21 março, 2008 23:50 ×

Ya, e pelos posts a falar do Xantarim também. Achei piada por causa dos tais passados recentes, em que alguns Santarém e esse bar fizeram parte deles. ;)

Um pouco onda o mundo é pequeno e tal. :p

Bem, as taxas depende da lua digamos. Numa noite pode ser 500 paus, noutra uma caipirinha, noutra cerveja, noutra...erm...;)

:)

Reply
avatar
22 março, 2008 17:30 ×

Aaaah ok. Sim, já percebi. :)

E pois... estou a ver que a partir de agora não convém vir ao teu blog sem o 'Borda D'Água' debaixo do braço, para poder controlar as Luas e etc...
:D :D :D

**

Reply
avatar