Cellophane "Radio" (versão 10) *online* --->

Após largo período de tempo, para não variar, está finalmente online a nova playlist da "radio" que podem ouvir em streaming por aqui.

Tendo sido feita nesta altura menos positiva, esta playlist acaba por ser mais uma espécie de história com princípio, meio e fim, tal como todas as outras, ou como todos os CDs/podcasts que faço, e como todas as sessões já agora também.

Coincidência, ou não, a faixa que encerrava a versão 9, "Alex Beaupain - Ma Mémoire Sale (From Les Chansons D'amour OST)", tinha ligação à minha amiga Catarina, pois foi um filme que acabámos por ver juntos no cinema e que marcou ambos à sua maneira. Tendo em conta o post anterior a este, seria normal que esta versão 10 da "radio" viesse a ter algumas destas ligações também, o que acabou por realmente acontecer. Mas apesar disso, cada pessoa viaja com a música à sua maneira, todos sentimos as coisas de maneira diferente, cada um tira as suas ilações, pensamentos, and so on, sempre que ouve música.

Apenas me apeteceu falar um pouco mais do que me foi passando cá dentro enquanto fazia esta, not sure why.

Entre bandas/projectos novos, e outros mais antigos, sinto mais uma vez que haverá faixas para viajar, para cortar os pulsos, ou simplesmente para pensarmos nalgum passado distante ao escutarmos certas coisas que me deu para ir buscar.

Ao fazer os testes e uploads, quando isto chegou à faixa dos The December Sound senti quase um culminar melancólico, em que alguém está a chegar ao fundo do poço e só lhe apetece gritar. Apesar de tudo, após mais esta jornada de 1h e meia, há algo de esperança na última faixa, uma certa celebração da vida, mesmo que esta nova versão, aparentemente, seja um pouco mais calma em termos de ritmo do que a anterior.

Enfim, daqui a uns tempos o mais certo é ter uma opinião altamente diferente após digerir, ouvir bem, e com mais atenção, o que me deu para fazer, mas por agora fiquemos assim, com as sensações em bruto, à flor da pele, or something like that

Para os mais curiosos, podem ler mais sobre esta história da "radio", e consultar os alinhamentos anteriores, here.

Enjoy. :)

29 comentar

Click here for comentar
07 março, 2008 04:07 ×

..'pancada habitual'.. Ok. :)

Está bonita esta cena do rádio online. Ah espera, deixa-me usar outra palavra senão o menino Jon dá-me já nas orelhas!
Está interessante, quero dizer, digamos que essa cena de partilha é algo de.. como é que hei-de dizer.. bom. :)

.. é engraçado como as músicas nos acompanham a vida toda e nos ajudam a construir as nossas memórias.
Ás vezes há musicas que quando começam a tocar começo logo a sentir os cheiros que na altura me rodeavam.. estranho. Ás vezes é bom, outras vezes nem tanto, mas ainda assim faz-me sentir sempre saudades..

[Já vi que a tua amiga está a recuperar. Ainda bem. :)]

**

Reply
avatar
07 março, 2008 10:15 ×

ya, a história da pancada heheh. Como eu costumo dizer, é como se os CDs e música falassem contigo e te dissessem algo aos ouvidos, levando-te a fazer o que fazes, ou a sentir na hora o que sentes.

Eu também já meto "radio" com as aspas porque isto acaba por ser mais uma playlist a tocar do que propriamente radio. Apenas acho que é um nome que se enquadra e fica fixe no contexto do site. :p

Há algo nesta história da música no que me toca, que envolve ultimamente agradecermos por estarmos cá, por estarmos vivos para apreciar muita coisa, e sempre com a mensagem de seguirmos em frente e no nosso caminho, mesmo que a estrada seja sinuosa. Isso e uma espécie de transformação e rito de passagem, em que transportei para esta história da música o que fazia antes com a escrita e recitais em que participava. Com o tempo comecei a perceber que ao parar um pouco a cena da escrita por vários motivos, que acabei por a meter na cena da música. :)

Acho que em muitos casos há músicas que até nos podem ser mais importantes do que algumas pessoas em si, devido a essas tais memórias e outras questões. :)

Eu tenho algumas que me fazem viajar completamente para uns 10 anos atrás ou para os meus tempos da escolha heheh.

E yep, a Catarina agora está na fase de recuperação. Ontem cheguei a casa e nada melhor do que fazer algo para combater a minha mood mais down, neste caso ter feito finalmente a nova versão da "Radio". Tou a ver que a faixa de Lori and The Chameleons marou. Ver se arranjo isso quando chegar a casa. ;)

E thx mais uma vez. ^_^

Reply
avatar
07 março, 2008 13:19 ×

*tempos de escola digo

Ai este português aiai. :p

Como sorte logo faço mais um update, e esperemos que desta vez não relacionado com música, visto que ando desleixado e a ideia sempre foi tentar equilibrar os assuntos por aqui. Não só por gostar de imensas áreas diferentes, como para desenjoar para quem passa por aqui. ;)

Reply
avatar
07 março, 2008 13:22 ×

Também considero a música muito importante.

É algo que está mesmo associado a várias etapas da minha vida, porque sempre ouvi muita música, nem paro para pensar se boa ou má música, mas ouvia e ouço simplesmente.

Foi crescendo comigo e para cada estádio, uma música diferente. Nada propositado porque na altura nem te apercebes do quanto determinada música te está a marcar, mas a verdade é que marcam e uns anos mais tarde é quando sentes isso...

E sim, às vezes há músicas que têm um peso mais importante do que certas pessoas. Ganham personalidades muito fortes.

Depois também há outras que ajudam é a tornar determinadas pessoas mais ou menos importantes. Sem as músicas elas 'eram apenas elas', mas com as músicas por trás tornam-se muito mais 'pesadas', às vezes no bom, outras vezes no mau sentido.

Até hoje há músicas que não consigo simplesmente ouvir.
E gosto delas e até tenho saudades de as ouvir mas quando tento começo logo a ficar ansiosa porque já sei que vai trazer ao de cima muitas emoções e memórias que prefiro mante-las adormecidas ou pelo menos ter um maior comtrolo sobre elas.

É estranho.. não sei.. mas um dia tenho que me sentar e ouvi-las vezes sem conta a ver se enfrento isto! Mas não é hoje de certeza! :p

[Então para a Catarina não vai nada, nada, naaaaada??? Tuuuuuuuuuuuuudooo!!!...
.. que saudades destes tempos de parvoíce e despreocupação.. ]
:p :p **

Reply
avatar
07 março, 2008 13:45 ×

Ya, há imensas alturas que nem percebemos como a música que estamos a ouvir em certos momentos irá marcar não só eles como nós próprios.

Eu também sempre andei a ouvir música desde que me lembro, seja em casa, na rua, no trabalho, antes de adormecer, etc.

Mas ainda me lembro quando levei a Nina para casa, que havia dias que ou ouvia música muito baixinho, ou não ouvia sequer, para não lhe causar algum trauma, porque isso pode acontecer aos animais se ouves música alta quando eles são novinhos. ;)

O que falas em relação a algumas músicas poderem determinar a importância de algumas pessoas, mesmo que seja com alguns efeitos negativos, é bem verdade. No post anterior, o vídeo e faixa de Múm é um desses casos para mim, que está relacionada com um certo passado que já não existe (pessoas com quem viveste por exemplo), o que poderia levar a não conseguir ouvir a música. Mas com o tempo comecei a pegar e dar importância foi aos momentos positivos desse passado, e ao mesmo tempo a banda e faixa começou a ter importância no presente ao ser o fundo sonoro de alguns momentos muito nices com amigos. Quando passo Múm no Bar do Bairro por exemplo, é muito para mim, para o meu amigo André, a Cremilde, para os meus amigos em geral, tipo uma das várias maneiras de dizeres e demonstrares que gostas deles heheh. :)

Mas também há exactamente isso de coisas que ainda hoje não conseguimos ouvir lá muito bem. O álbum todo de Patrick Phelan, ou o Unplugged de Nirvana por exemplo, ou a faixa Let Down dos Radiohead, são daquelas coisas que é complicado ouvir tudo de seguida sem ficar com os olhos um pouco weirds...ahem... E sim, um dia temos de enfrentar estes nossos demónios e desfrutar destas músicas de outra maneira. :)

Lol, muito espírito de tuna e uni a tua última frase, que me fez rir mais uma vez sozinho aqui no trabalho. :p

Reply
avatar
André Leão
admin
07 março, 2008 15:10 ×

Infelizmente estou no trabalho, e não tenho colunas para ouvir as tuas escolhas. Mas logo à noite já vou passar aqui algum tempo a digerir a play list... :)

Reply
avatar
07 março, 2008 15:18 ×

E de preferencia já com a faixa da Lori and the Chameleons a tocar também, que é para nos dar a nostalgia como deve ser. :p

Deve ter dado vipe na altura de upload bah, o que é meio estranho já que o resto ficou bem parece-me.

thx. :)

Reply
avatar
07 março, 2008 16:20 ×

Dantes também tinha muito o hábito de ouvir música mas era até adormecer e ficava a tocar até de manhã.
A música ficava a tocar baixinho, quase a um nível imperceptível, mas estava lá e eu ouvia.
E quando não podia ter música, custava-me muito mais a adormecer.

Depois com o tempo fui perdendo esse hábito.

Mas a primeira coisa que faço quando acordo é ligar o rádio.
É instintivo já. :)
Depois normalmente a primeira música que ouço é aquela que me fica no ouvido até às 23:59h desse mesmo dia. :p
Pior é quando a primeira música que ouço é algo que nem gosto.. :)

..Mas.. eu não sabia isso que 'obrigar' os animais a ouvir música muito alta quando são novitos pode lhes causar traumas?!.. :/ Ups!
Então os meus não sei não.. pois.. não há-de ser nada.

Ouvir bem ouvem todos (menos mal) e quando eram muito pequenos e até à data de hoje, sempre me pareceram muito indiferentes ao facto da música estar demasiado alta.
Eles dormem como se nada fosse.

De qualquer forma agora que me dizes isso, pelo sim pelo não, o próximo bichaneco que adoptar vou tentar ter isso mais em atenção. (mas que mãe tão desnaturada que eu sou..)

E olha ainda bem que te fiz rir.
Deves ter ganho mais não sei quantos minutos de vida e uns abdominais um bocadiiiiiiiiiiiiiiinho de nada mais tonificados. :p :p :)

**

Reply
avatar
07 março, 2008 16:49 ×

Eu ainda hoje tenho esse habito de adormecer com música ligada até de manhã, altura em que acordo e lá desligo a aparelhagem. :p

A questão dos animais quando são novitos eu também não tenho a certeza, mas pelo sim pelo não, na altura decidi ter bue cuidado com ela. Claro que vendo a maluca que ela é ainda hoje, na volta ainda lhe fez pior não ter música alta quando era pequena lol.

No geral hoje em dia ela dorme esteja a tocar o que seja, mas por vezes com algumas coisas ela abre os olhos com aquele olhar típico "este gajo...carago pa". :p

Rir faz sempre bem, mas abdominais não me parece. ;)

Reply
avatar
07 março, 2008 18:07 ×

Eheheh! Achei piada a essa da Nina porque o Charly também faz muito isso! :)
Acordam de repente e ficam a olhar para nós com ar de parvos do género 'Caramba pa?! Todos os dias o mesmo inferno?!!'

Mas quando o Charly era muito novito, (tão novito que cabia na palma da minha mão), eu chegava a ter a aparelhagem no máximo e ele deitava-se lá em cima e dormia ???!

Agora já não faz muito isso e mesmo na altura não era algo que gostasse de o ver a fazer porque tenho consciência que lhe podia fazer mal, mas ele ia para lá nunca percebi porquê.
Eu tirava-lhe de lá, ele voltava. Eu tirava-lhe, ele voltava e depois olha, chegava uma altura que me fartava e ele ficava lá mesmo.
Este gato é muito estranho.. :)

Mas é verdade, rir faz bem aos abdominais! É claro que para fazer efeito tens que te rir muito mesmo e com vontade! Nunca te aconteceu rires tanto mas tanto que até te começa a doer a barriga?! Então?! São os músculos a contrair! :p

**

Reply
avatar
07 março, 2008 19:48 ×

Os gatos são peculiares heheh. Por vezes eles têm dessas teimosias maradas em que embicam com algo ou algum sítio e prontos, não há nada a fazer. Se tentamos ir contra a vontade deles parecem que ainda fazem pior, nessa onda do tiras-o de lá, é quando mais depressa volta para o mesmo sítio.

E sim, eu até me costumo rir bastante, chegando a casos em que até fico com falta de ar e essa dor de barriga por tanto rir, por vezes até pelas maiores "parvoices" que ninguém acha piada. ;)

Weird, a tal faixa que parecia estar marada no work, chego aqui a casa e está a tocar na boa. Gah, tecnologias, vá-se lá tentar entende-las. :p

Reply
avatar
07 março, 2008 20:36 ×

Então deves ter bons pulmões e um coração com artérias resistentes e bem oxigenadas! :)

Bem, pus as tuas músicas aqui ao lado a tocar pela primeira vez e andava por aqui de volta dos meus trabalhos e esqueci-me que isto estava a tocar.
Isto já deve estar aqui há mais de 1h e eu pensava que era a Antena3! :p :p

Eu a pensar 'Bem, isto hoje está calminho na Antena3 ?!'
[normalmente há sempre aqueles parvos que se metem a falar para quebrar o clima..]

Ok.

Então boa sexta-feira aí!
A curtir pessoal!!!
Mais uma caipirinha! Pago eu!
(ups! esqueci-me da carteira em casa..) :p :p :p

**

Reply
avatar
07 março, 2008 21:24 ×

Deve ser de não fumar. :p

Antena 3 eh? lol.

Uma das cenas que na altura escrevi sobre esta história por detrás da "radio" foi precisamente que poderia dar eventualmente para estarmos a trabalhar com ela por trás, por isso é giro dizeres isso que foste ouvindo enquanto fazias os teus trabalhos. ^_^

Thx pela caipirinha, se bem que este fds não devo sair em nenhum dos dias. No mood heheh. :)

Ao menos que vocês se divirtam por aí, e bebe uma (ou mais cof cof) por mim. :p

Reply
avatar
08 março, 2008 22:36 ×

Let Down... eis uma música que ouço várias vezes por dia.
Gastei 35 € no vinyl do OK Computer quase só por essa música...

[há uma parte em que ele canta, 'One day, I am gonna grow wings - a chemical reaction, hysterical and useless' que me derrete...]

Reply
avatar
09 março, 2008 11:18 ×

Funny dizeres isso, e logo essa frase.

http://projecto-cellophane.blogspot.com/2007/10/one-day-im-going-to-grow-wings.html

0_0

Reply
avatar
09 março, 2008 11:47 ×

Bugger.
Aqui no work não consigo ver videos, terei de esperar atéchegar a casa.
Sabes, em relação aos Radiohead, eu tenho uma relação de 'Amor/indiferença', porque gosto mesmo muito do que eles fizeram até ao OK Computer, e depois o resto passa-me totalmente ao lado. Chegam mesmo a ser muito enfadonhos...

No entanto, não há voz como a do Thom Yorke... tlavez só consiga comparar outra voz á dele, a do vovclaista dos DeVotchKa, na medida em que parecem ambos, e a espaços, lobos a uivar á lua... Isto faz sentido? Talvez não...
:P

'you know, you know where you are with, you know where you are with, floor collapsing and falling, bouncing back and...'

Reply
avatar
09 março, 2008 12:15 ×

"...one day, I'm gonna grow wings". :)

O video tá porreiro, é feito por um fã. Mas fora o resto, achei curioso essa frase ter sido exactamente a que usei para dar título ao post na altura. ;)

Radiohead depois do OK Computer é muito a cena de ter faixas que adoro, e outras que me deixam totalmente indiferente. Mas o Hail to the Thief, que not sure why parece ser meio "odiado" pelo pessoal, é outro album deles que gosto bastante. Lol, agora que me lembro, por acaso esse álbum tem a "Sail to the Moon" e a A Wolf At The Door", entre outras. Lobo a uivar pra lua indeed. :p

Ainda me lembro da febre recente com o último album. Escutei, acho que se ouve bem e tens sempre isso daquela voz, mas de resto, pode ser que não esteja na mood, mas passou-me meio ao lado e até o achei chato. Já algumas vezes me perguntaram em noites se o tinha lá, a que respondo sempre que não e que só tenho álbuns anteriores a esse, o que leva sempre aqueles olhares de desilusão seguidos do ok, desde que passes Radiohead tá-se. ;)

Prontos, lá vem o pessoal crucificar-me. :p

Reply
avatar
09 março, 2008 12:16 ×

Meu deus, tantos erros ortográficos... é o que dá uma pessoa ter de acordar cedo a um Domingo para vir trabalhar e ter de atender pessoas estúpidas...
E agora, e já que estamos numa de Radiohead/Ok Computer, aí vai uma parte da No Surprises :

'A job that slowly kills you / bruises that won't heal'

:)

Reply
avatar
09 março, 2008 12:24 ×

Tenho que ver o vídeo então. Lembro-me que para ái há dois anos pus um vídeo na música no USM, mas a certa altura, para aí aos dois minutos ou algo assim, tinha um ruído insuportavél que estragava o vídeo.

Sabes que o facto de essa frase nos tocar reflecte um pouco uma sensibilidade que nos é comum. Já tinha reparado nisso num post que escreveste em que dizias 'Let There be Light', que para mim é uma frase que me marca muito.
Creio que no fundo sejamos pessoas que procuram uma dterminada beleza nas coisas, um beleza nada a ver com abeleza física, mas sim uma beleza que se sente na alma quando as contemplamos.
Talvez seja por isso que a 'Further' nos toca como nos toca...

[e isto de 'tocar' tb pode ser muito mal interepretado... Ai se a Liliana lê isto... :P]

Reply
avatar
09 março, 2008 12:34 ×

Lol. Pessoalmente, eu não ligo muito a erros ortográficos no que toca a escrevermos aqui na net, msn, etc. É bue natural ao escrevermos de maneira mais rápida e solta, sem grandes preocupações. A não ser que seja aquela porcaria da chamada linguagem à pita, do "goxto muixo de voxes!!1111". Damm, isso sim (xim), tira-me do sério. lol.

Por acaso, realmente já não é a primeira vez que existem frases e cenas em comum entre nós na onda da coincidência engraçada, o que com tudo o resto soa altamente gay ahah. Até receio quando a Liliana ler por aqui mais estas coisas, o que não irá pensar de nós. :p

oh, já agora

"...there was nothing to fear and nothing to doubt".

;)

Reply
avatar
09 março, 2008 14:39 ×

Pois, eu sei... então quando escrevo em Inglês, há erros que ocorrem com uma frequência enorme, tipo 'teh' em vez de 'the'.
e sim, aquelas pessoas k falam axim, e mandam jinhus cm s n houvesse amnhã,e usam mais pontos de exclamação que os próprios !!!, devem ser a bit on the unbalanced side... :P

Pois, a Lil quando ler isto vai-se sair mesmo com uma do género, 'ah pois, nunca me enganaram, e tal...'
;)

[this is what you get when you mess with us]

Reply
avatar
09 março, 2008 14:49 ×

oh god, essa dos jinhus também, arghh lol.

Eu costumo usar muito essa citação da Karma Police, e uma variante do estilo "what you see is what you get", quando me abordam de certas maneiras e ficam admiradas depois pela minha maneira de ser, com tudo o que isso possa ter de bom ou mau. :p

Ou quando estou naqueles dias menos positivos e me vem à cabeça uma da Where I End And You Begin "...there'll be no more lies". ;)

Reply
avatar
09 março, 2008 16:01 ×

Hmmmm?? Eu?? O quê?? Eu não penso nada!!.. continuem que vão muito bem.. estou a gostar.. sim sim..

* :p *

Reply
avatar
10 março, 2008 01:13 ×

Quando quiseres já podes ir conhecer as minhas crias no meu 'my space'. :)
Lalalala- laaaaaaaaaaaaa...
(estava a cantar opera!)

**

Reply
avatar
10 março, 2008 10:16 ×

argh, tive lá mesmo agora a ver, e eles são tão quidos, todos!

Tenho bue pena de termos perdido as fotos que tirámos na altura quando a Nina era pequenita. O rolo estragou-se basicamente. +_+

O Charly tem um ar bue alucinado heheh, e o King é adorável.

PS: estás a viver nas Caldas agora?

Reply
avatar
10 março, 2008 14:41 ×

São pois são?! :) :) Gosto tanto deles, tanto mas tanto que às vezes quase não cabem no meu coração! (ai que coisa tão lamechas! Esquece lá esta parte!)

Foi pena teres perdido fotos dessa fase da Nina. São daquelas fotos que uma pessoa gosta mais de ver. :)
Eu tenho muitas fotos de todos, mas o Chraly é o que tem mais.

[E sim, agora moro nas Caldas. Quer dizer não é bem nas Caldas, é perto.. 20 minutos de carro.] :)

Reply
avatar
10 março, 2008 14:49 ×

Perguntei porque um dos meus locais predilectos para férias e retiro é lá perto, nomeadamente a Foz do Arelho.

Houve uma altura em que ia lá todos os anos pelo menos uns dias. :)

Reply
avatar
10 março, 2008 15:21 ×

Ai é? Que engraçado. :)
Mas sim, a Foz do Arelho fica aqui perto.
Quando os meus sobrinhos cá estão de férias lá vão eles com as suas pranchas de bodyboard armados em surfistas... :)

São tão chatinhos os piralhos, mas quando cá não estão - que é quase sempre :( - sinto sempre muitas saudades deles..

**

Reply
avatar