Holygram - Modern Cults (2018)

1. Into The Void
2. Modern Cults
3. A Faction
4. Signals
5. Dead Channel Skies
6. Hideaway
7. Still There
8. Odd Neighbourhood
9. She's Like The Sun
10. Distant Light
11. 1997




Os alemães Holygram chamaram-me a atenção em 2016 com um EP homónimo de apresentação. Sonoridade pós-punk/new wave, influências visíveis de uns Cure, Joy Division, Chameleons, entre outras. Dois anos depois, três dos cinco temas desse disco regressam com roupagens ligeiramente diferentes para integrarem um álbum de estreia com ambição distinta.
Aqui não há perigo de as canções nos consumirem vivos mas sim um extravasar de luz a fazer-nos mexer as pernas enquanto entoamos a plenos pulmões as letras ou as melodias adocicadas.
Refrões orelhudos, produção cristalina, vertigem apontada às estrelas e não tanto à claustrofobia das cidades. Épico poderia ser a palavra para descrever este disco. O ritmo não cessa desde a introdução, faixas seguem coladas, música ininterrupta, melodias contagiantes. Se nos Whispering Sons sentimos uma urgência e opressão trepidante que impulsionam os ossos, nos Holygram as canções prestam-se a outro tipo de sensações. Aqui não há perigo de as canções nos consumirem vivos mas sim um extravasar de luz a fazer-nos mexer as pernas enquanto entoamos a plenos pulmões as letras ou as melodias adocicadas. É, sem dúvida, uma abordagem pós-punk/new wave mais acessível comparativamente, sendo tão válida como outras. Seguindo este rumo, mais depressa vemos a banda actuar no futuro em palcos de grandes dimensões do que em clubes pequenos. O reverso de tal intenção é perderem-se camadas de mistérios, de pormenores a fugirem à eficácia do imediato. É um álbum tremendo, ou que se sente tremendo na hora, mas com tendência a ser esquecido pouco depois. Porém, enquanto o feitiço dura, somos impelidos a dançar como se 2018 nos tivesse brindado com um dos melhores discos dos anos 80.

Facebook: https://www.facebook.com/holygram.official/
Bandcamp: https://holygram.bandcamp.com/album/modern-cults
Spotify: https://open.spotify.com/artist/1baosRAu3VAtZtX8nxVQSj
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCxUQkLDY0qnSy6hZcPrL0Ug
Instagram: https://www.instagram.com/holygram_band/

Músicas a destacar: A Faction, Distant Light, Hideaway, Signals, Still There