O website do Centro de Língua Portuguesa em Santiago do Chile


A construção de um website tende a ser um processo moroso que pode demorar meses. Desenhar a ideia no papel e na nossa cabeça, imensos códigos para testar as possibilidades de concretização dessa mesma ideia, variáveis, delinear instruções de actualização, dezenas de páginas para construir. O convite para a realização deste website, tal como já tinha acontecido com o do CLP de Zagreb, na Croácia, surgiu perante o resultado e estética do que fiz em 2013 para o CLP de Budapeste, na Hungria. A ideia base era criar algo semelhante, mas com o seu cunho pessoal.

Os pormenores abundam. Desde os ícones no menu, à própria organização em geral de todos os elementos, como nos imensos códigos que estão por detrás de tudo.
Inicialmente, um dos critérios que estabeleci foi o de que o website usaria uma tecnologia moderna (que não existia em 2013) que o tornasse responsivo, de modo a que ele se adaptasse a diferentes resoluções, com destaque para telemóveis e tablets. Como as cores da bandeira do Chile não se adequavam à estética e dificultavam a visualização, optei por usar as que estão presentes no logótipo do Instituto Camões, entidade responsável por estes Centros. Esta opção veio a revelar-se acertada, até na conjugação com as ilustrações da autoria de José M. Pinto que podem ser visualizadas nas páginas das secções principais. O resultado final tem tanto de minimalista como de pormenorizado e dinâmico.


Alguns dos primeiros desafios a contornar passaram por tornar o website bilingue (Português e Espanhol), assim como permitir que a edição e actualização posterior do site não causassem grandes problemas a quem ficasse encarregue de o fazer. Apesar de estes três websites estarem alojados na plataforma Weebly, a tecnologia por detrás deles é diferente, em particular o de Santiago do Chile, que utiliza alguns códigos muito específicos para a vertente bilingue ou até no menu, por exemplo, que é elástico e muito estilizado.


Os pormenores abundam. Desde os ícones no menu, à própria organização em geral de todos os elementos, como nos imensos códigos que estão por detrás de tudo. Horas e horas de personalização em css, html e jquery, entre outros, dezenas e dezenas de páginas. Podem visitar o website oficial do Centro de Língua Portuguesa do Camões, I.P. em Santiago do Chile AQUI.