The Battles of Winter - At Once With Tattered Sails (2016)

1. Falcons
2. Hale Seizer
3. Wrong Port
4. Death in a Lemon Grove (Part II)
5. Hare Hunter Field
6. Death in a Lemon Grove (Part I)
7. Shot Down Over Tokyo
8. Slow Burning Country
9. Love's White Thread
10. Sainted Galleries





Raras, gradualmente, as paixões assolapadas que aparecem neste blogue no que concerne a bandas que me entusiasmam de tal forma que a carne endurece só de pensar nelas. At Once With Tattered Sails, com lançamento oficial previsto para o dia 23 de Setembro, era aguardado por aqui com enorme ansiedade devido à fantástica qualidade do seu disco de estreia, Standing at the Floodgates (2014), mas também devido ao enorme single de apresentação, ‘Love's White Thread’, que apareceu em Maio deste ano.

O início do álbum, mais uma vez, impressiona-nos no melhor dos sentidos. ‘Falcons’ não tem uma estrutura linear, muda de ritmo algumas vezes e a voz é outro instrumento que comanda as oscilações da melodia no meio das pausas e crescendos dedilhados a guitarra. O drama está instalado. Quase operático, convida-nos a entrar rapidamente nos procedimentos.
Forte, coeso, maravilhosamente opressivo a espaços...
Pós-punk, rock abrasivo, shoegaze, cadências pulsantes, os rótulos aglomeram-se. ‘Wrong Port’, segundo single de apresentação do álbum, irrompe pelas paredes. Há uma urgência latente. “The leaded glass where thoughts of heaven are strewn across the floor”, conta-nos o vocalista Alistair Gale.

A meio do disco, ‘Hare Hunter Field’ chama para si as atenções. A cabeça mexe-se aqui de forma lânguida, escutamos as palavras e tudo nos parece longe, muito longe. O corpo acalma, o coração desacelera um pouco e subimos as colinas de emoção com o palpitar da música. Não podia existir melhor divisão de um álbum e esta variedade torna o todo mais completo. É assim que ele continua, até que o ruído toma conta dos últimos segundos de ‘Death in a Lemon Grove (Part I)‘ para desembocar na primorosa recta final, que torna a subir o ritmo para os últimos quatro temas.

Forte, coeso, maravilhosamente opressivo a espaços, At Once With Tattered Sails é bom, muito bom. É um disco que nos enche os pulmões de energia e que volta a comprovar que os Battle of Winter são uma banda que merece toda a nossa atenção.

Facebook: https://www.facebook.com/thebattlesofwinter
Bandcamp: https://thebattlesofwinter.bandcamp.com/album/at-once-with-tattered-sails
Soundcloud: https://soundcloud.com/thebattlesofwinter

Músicas a destacar: Falcons, Death in a Lemon Grove (Part II), Hare Hunter Field, Slow Burning Country, Love's White Thread




Opinião: The Battles of Winter - Standing at the Floodgates