Shield Patterns - Contour Lines (2014)

01. Shade
02. Carve The Dirt
03. Ghost Words
04. Dust Hung Heavy
05. The Rule
06. Dead Air
07. Present State
08. Ruby Red
09. Weyoume
10. Charon





Voz, feminina, doce como o mel. O pecado escorre pelos nossos ouvidos debaixo de um tapete electrónico suave. Momentos ambientais, batidas quebradas, resquícios de uma era esquecida, quando o trip-hop era um dos fundamentos para a claustrofobia das sinapses. Por instantes, na luta entre a dissonância sonora, os ritmos sensuais e a vontade de começarmos a despir a roupa ao sabor da música, damos por nós a recordar a doçura vocal de uma Kate Bush. A floresta e a atmosfera de conto de fadas são aqui substituídas por impressionismos industriais, com as personagens desta história escondidas no fumo das cidades.

Os detalhes, as pausas, a necessidade de respirarmos o silêncio. Absorver este álbum requer toda a nossa atenção durante 40 minutos, caso contrário corremos o risco de dispersar e de a música se tornar pano de fundo apenas. ‘Dust Hung Heavy’, por sinal um dos melhores temas do disco, é a convocação perfeita para se perceber o que podemos esperar deste ritual. A cadência, muito própria, convida o corpo a mexer-se de maneira lânguida, uma quebra a meio para fazer entrar o som de um piano, o retomar da dança. Há algo de soturno que nos convida a descer e a olhar para o fundo de umas escadas que não existe.

Lançado pela Gizeh Records, ‘Contour Lines’ é mais uma peça do puzzle peculiar desta editora, que já nos trouxe algumas pérolas de cariz alternativo difíceis de classificar. Os Farewell Poetry misturam de maneira brilhante pós-rock com spoken word, os Glissando impressionam com os seus crescendos ambientais e dramáticos que nos arrepiam. No caso destes Shield Patterns, a electrónica glacial, abstracta e experimental, conduz-nos através das palavras femininas ondulantes. O único senão do álbum será apenas a sua coerência exemplar, faltando-lhe alguma variedade para os menos dados à concentração.

Site oficial: http://www.shieldpatterns.com/
Facebook: https://www.facebook.com/ShieldPatterns
Soundcloud: https://soundcloud.com/gizeh/sets/gzh55