Dark Captain Light Captain - Miracle Kicker (2008)

1. Jealous Enemies
2. Parallel Bars
3. Circles
4. Remote View
5. Questions
6. Robot Command Centre
7. Speak
8. Spontaneous Combustion
9. Everyone We Know
10. Miracle Kicker

Uhhhhh, ahhhhahhh, e assim começa um dos meus discos de eleição para este ano, onde nem consigo explicar muito bem o porquê. Quem sabe sejam as melodias assentes numa toada folk, o trabalho primoroso das guitarras, a suavidade quente das vozes, não sei, mas após os 44 minutos que dura o registo só apetece repetir de novo a dose, por muito melancólicas que sejam algumas das músicas, porque no final fica uma mensagem de esperança e um disco de uma beleza algo intemporal.

Por mais estranho que pareça, na altura decidi investigar este disco devido à capa do mesmo que observei num site algures, tendo-me encantado à primeira vista. Mal sabia a surpresa agradável que me esperava de seguida, onde há que salientar poderem ouvir, por agora, o disco na íntegra via streaming no site da editora, o que é de louvar nos tempos que correm.

O primeiro tema, a par de ‘Speak’, é porventura logo um dos mais acessíveis e imediatos, assim com um dos mais mexidos, o que não quer dizer que sirva para abanar o capacete pois a música aqui é essencialmente calma e introspectiva. Mesmo assim, depois das tais vozes, mal se ouvem os primeiros acordes de guitarra é quase impossível não ficarmos plenamente atentos ao que aí vem.

Se o disco peca por alguma coisa só se for pela sua homogeneidade, em que existe um certo fio condutor ao longo das faixas e álbum, mas pessoalmente acho isso outro dos seus pontos fortes, apesar de alguns temas ficarem com mais facilidade na cabeça, assim como outros a beleza delicada que exibem só atinge a plenitude nos últimos momentos, quando outro instrumento surge para nos transportar e enraizar a música nos nossos poros. Alguns deles chegam até a ser incomodativos, no bom sentido, como a faixa ‘Remote View’, que nos provoca uma sensação de tristeza e melancolia brutal, sendo um dos temas que considero mais fortes neste disco, em todos os aspectos. Os crescendos emocionais de ‘Robot Command Centre’, ‘Spontaneous Combustion’ e ‘Everyone We Know ‘ são outros bons exemplos disto, em que somos transportados para dentro de um mundo e universo que pode aparentar não ser agradável de visitar, mas que não nos deixa indiferentes à sua beleza.

'Miracle Kicker' é sem dúvida um dos meus discos pessoais do ano, e a descobrir com urgência para quem não o tenha feito ainda.

Site oficial: http://www.darkcaptain.com
Página myspace: http://www.myspace.com/darkcaptain
Página da editora: http://www.l-o-a-f.com

Vídeo para a faixa "Jealous Enemies":
http://www.youtube.com/watch?v=_NTByM1-MS0
Vídeo para a faixa "Robot Command Centre":
http://www.youtube.com/watch?v=D62k6IlJBNk
Vídeo para a faixa "Spontaneous Combustion":
http://www.youtube.com/watch?v=h28Qp6h-9xM

2 comentar

Click here for comentar
paxxxeco
admin
28 novembro, 2008 23:51 ×

é bom saber que mais alguém ouviu falar deste disco, e mais importante...que se deixou seduzir por ele!
se houvesse um concerto dos Dark Captain Light Captain, numa calçada portuguesa qq já éramos dois lá estarrecidos:)

Reply
avatar
29 novembro, 2008 00:35 ×

Hi. :)

Podes crer, este disco é fantástico e não consigo parar de o ouvir apesar de ser meio melancólico. Agora que falas nisso, nem sei qual seria a minha reacção num concerto deles. Algumas músicas arrepiam mesmo. o_0

Reply
avatar