And Also the Trees - (Listen For) The Rag and Bone Man (2007)

01. Domed
02. The Beautiful Silence
03. Rive Droite
04. Mary Of The Woods
05. The Way The Land Lies
06. The Legend Of Mucklow
07. Untitled
08. Candace
09. Stay Away From The Accordion Girl
10. The Saracen's Head
11. On This Day
12. A Man With A Drum
13. Under The Stars


Florestas, cemitérios, campos de trigo, céus nublados, ambientes soturnos e melancólicos, que transportam o ser para outras paragens. A música dos And Also the Trees é assim há mais de duas décadas, num percurso sem concessões, mas sempre com um sentido de progressão e de uma beleza poética singular, que todos os que a conhecem sabem bem do que falo, sendo de louvar uma banda continuar no seu percurso e caminho com esta consistência e insistência após tantos anos. Curiosamente, os Young Gods, cujo baterista tem actualmente um projecto de nome November com o vocalista do AATT, é outra dessas bandas.
...e aquela voz, que nos recita palavras de uma maneira que nos preenche o peito.
O som desta banda é incrivelmente peculiar, e se há alguma que considero ter uma sonoridade "gótica" é mesmo esta, ao contrário de outras que se associam a tal e que tanta má fama deram a esse estilo musical. Entre o blues, jazz, os dedilhares de guitarra belos e magistrais, desde os primeiros instantes deste álbum somos convidados a entrar num universo e história durante uns belos 50 minutos. A eficiência de todos os elementos, da voz aos instrumentos, é de uma banda no topo da sua forma. Os crescendos fenomenais de algumas faixas como 'Rive Droite' e 'Stay Away From The Accordion Girl' são apenas alguns dos destaques. Esta última é uma das minhas favoritas e fica no ouvido a sua fase de transição, a meio, apenas com um dedilhar de guitarra e aquela voz, que nos recita palavras de uma maneira que nos preenche o peito.

Um dos grandes álbuns de 2007, os fãs do senhor Nick Cave também deverão gostar do que podem ouvir aqui, não só pela voz de Simon Hew Jones, como pelo resto. Há também qualquer coisa neste álbum, e na própria música dos AATT, que lembra cenários campestres ingleses, de memórias de tempos que já lá vão, de mulheres que esperam os maridos que foram para o mar, de navios perdidos em tempestades.

Para os interessados, e como o álbum saiu só há alguns dias, podem adquiri-lo na página oficial da banda, ou através das lojas francesas e alemãs da Amazon por exemplo, que foi o que eu fiz.

Site oficial: http://andalsothetrees.co.uk/
Facebook: https://www.facebook.com/And-Also-The-Trees-35611721498

8 comentar

Click here for comentar
André Leão
admin
30 novembro, 2007 18:07 ×

Já tinha conhecimento deste álbum. Mais um a adquirir, para não deixar incompleta a minha colecção de AATT... :)

Reply
avatar
30 novembro, 2007 18:31 ×

Ya, não é nada fácil de arranjar álbuns deles sem ser encomendando online ou calhando ve-los num país qualquer, como me aconteceu quanto estive em Praga.

É daquelas bandas de culto, e que é raro ouvir alguém passar uma faixa deles sequer infelizmente. :(

Uma banda com uma sonoridade bue própria e mágica pra mim. No geral, em termos das noites costumo usar muito o Klaxon e o Millpond Years, mas todos os álbuns deles são muito bons. :)

Reply
avatar
André Leão
admin
02 dezembro, 2007 12:35 ×

O Virus Meadow é o meu preferido. Deles só não vou mesmo muito à bola com o EP Critical Distance. Tudo o resto está perfeito... :)

Reply
avatar
02 dezembro, 2007 17:28 ×

Esse (virus) é um clássico, adoro a Gone Like the Swallows e a Maps In Her Wrists And Arms, fora outras como a faixa título e a Slow Pulse Boy.

Não conheço esse ep acho.

PS: bilhete para Haujobb comprado, por isso o pessoal vai encontrar-se "todo" lá com este andar. :)

Reply
avatar
André Leão
admin
09 dezembro, 2007 21:08 ×

http://vernissage-clinic.blogspot.com/

Blogue do Clinic.

Abraço,

Reply
avatar
09 dezembro, 2007 23:44 ×

Thx mais uma vez. :)

Ver se amanhã ou isso escrevo aqui algo sobre o concerto de haujobb.

Entretanto já fiz upload para o myspace de algumas das fotos que tirei que nem ficaram muito más. Claro que tive reduzir o tamanho delas para o upload mas prontos heheh.

Abraço e obrigado mais uma vez. Foi fixe o pessoal depois conhecer-se lá pessoalmente. :)

Reply
avatar
André Leão
admin
10 dezembro, 2007 09:15 ×

yep... :)))))

Estou com curiosidade em vê-las... Entretanto os FabrikC já me deixaram comentários no slide show e tudo. Foram ao blogue... E eu que até nem fui nada simpático com eles... LOL

Reply
avatar
11 dezembro, 2007 03:08 ×

Ya, tive a ver, muito fixe terem ido lá comentar. :)

O meu report do concerto é que não é tão positivo.:p Mas já seria de esperar porque na altura já tinha comentado certos aspectos.

Foi fixe mas deu para sentir que ele tá saturado da banda, o que é normal em alguns aspectos. Não vende, só ele é que marca presença e não há comunicação com o outro elemento da banda durante largos períodos de tempo. Enfim. :(

Reply
avatar