Christine Ott - Time to Die (2021)

1. Time to Die
2. Brumes
3. Landscape
4. Chasing Harp
5. Horizons Fauves
6. Comma Opening
7. Miroirs
8. Pluie







Os primeiros segundos absorvem qualquer luz em redor. O vento, uivante, chega pouco depois. Há uma sensação de penumbra permanente, a pluviosidade anuncia-se com a voz a narrar as palavras escutadas no final do filme Blade Runner, o protagonista revelando ter chegado a sua hora de morrer. A divisão começa aqui, no tema homónimo, no ambiente inicial opressivo a lembrar algumas passagens do livro Tango de Satanás, de László Krasznahorkai. Existirá quem desistirá de imediato ao convite para abandonar o palco sem verdade onde se encontra e haverá quem ficará para a etapa seguinte, o piano endiabrado, hipnótico, incessante no ritmo a tocar-nos na pele de “Brumes”. O fôlego fraqueja. Aprender a respirar precisa-se.
A morte de um mundo vazio, perdido na escuridão do imediato, dando lugar à transformação do eterno. A arte como significante da vida.
Time to Die chega até nós cinco anos após o belíssimo Only Silence Remains. Editado mais uma vez pela Gizeh Records, o novo disco de Christine Ott apura ainda mais as qualidades cinemáticas da compositora francesa. Dividida por oito capítulos, esta jornada obriga o tempo a parar, dando um outro sentido ao título da obra. A morte de um mundo vazio, perdido na escuridão do imediato, dando lugar à transformação do eterno. A arte como significante da vida. O silêncio, por norma amigo oportuno de enredos dramáticos, entrega agora esse papel ao sorriso.

O piano, sempre magnífico, harpa, multi-instrumental. O ambiente tanto tem de voraz como de delicado. Um cruzamento de emoções passível de conter todas as cores e nenhumas. Tudo e nada. Máximas em luta constante. 

Não desperdicemos mais palavras insuficientes. Urge agir. Podem escutar o álbum na integra, via streaming, na ligação bandcamp que deixo abaixo ou player respectivo. Para o adquirirem, podem fazê-lo clicando na ligação para a página da editora no artigo.

Site oficial: http://www.christineott.fr/
Facebook: https://www.facebook.com/christineottmusic
Bandcamp: https://gizehrecords.bandcamp.com/album/time-to-die
Soundcloud: https://soundcloud.com/christine-ott

Músicas a destacar: Time to Die, Brumes, Chasing Harp, Horizons Fauves, Pluie