Daniel da Rocha Leite, Luciana Brandão Carreira e Edições Cellophane na XXI Feira Pan-Amazônica do Livro (Brasil)


Um dos maiores eventos literários do Brasil, a "XXI Feira Pan-Amazônica do Livro" começou hoje na cidade de Belém-Pará. A decorrer até ao dia 4 de Junho, os motivos de interesse são muitos como poderão verificar na programação no site oficial ou através da página Facebook do evento. A presença, pela primeira vez, da escritora portuguesa Dulce Maria Cardoso, que conta com três livros editados pela Tinta-da-China no Brasil, é apenas um deles.

No meio de tanta azáfama, destaco aqui dois momentos a não perder para quem tiver a oportunidade de estar presente. O lançamento dos livros de poesia aguarrás e A letra da Água, de Daniel da Rocha Leite e Luciana Brandão Carreira respectivamente.


Contando já com dezasseis livros publicados que atravessam vários géneros (poesia, romance, contos, crónicas e literatura infanto-juvenil), assim como inúmeros prémios literários, Daniel da Rocha Leite é um dos escritores actuais mais importantes da Literatura do Pará. Editado pelas Edições do Escriba e Banco da Amazônia, aguarrás é um livro de silêncios que nos convida a entrar nas palavras, no espaço dos versos. A salientar desde já a capa fantástica elaborada pelo artista Armando Sobral com a matéria-prima que dá título ao livro. O lançamento está previsto para o dia 3 de Junho, às 19h locais.


Um dia antes, 2 de Junho e também às 19h, acontecerá o lançamento do novo livro de Luciana Brandão Carreira. Editado pela editora Paka-tatu e Banco da Amazônia, A letra da Água é um livro de poesia que promete ter muito de visual. Escrito em verso livre, alguns dos poemas poderão remeter para imagens como a de água a cair devido à disposição das frases e palavras ou da própria fluidez dos poemas. A não perder.


Um terceiro motivo para visitarem a feira é a presença dos livros Histórias em Cellophane e Moléculas. A partir deste fim-de-semana, sensivelmente, poderão encontrar alguns exemplares de ambos na banca do Escritor Paraense, juntamente com os livros referidos acima do Daniel e da Luciana. Agradeço aqui novamente a amizade, a gentileza e por me proporcionarem esta oportunidade única.


No seguimento, mas fora do âmbito da feira, deixo a notícia que poderão ouvir alguns textos meus na voz do Daniel num sarau literário que irá decorrer no dia 6 de Junho no Sesc Boulevard, um importante centro cultural da cidade de Belém. O momento tem tudo para ser especial, ou não ficasse sempre arrepiado (no bom sentido) quando o Daniel lê algo da minha autoria. A salientar que esta será a primeira vez que textos dos livros Histórias em Cellophane e Moléculas serão ditos ao vivo, o que é mais um motivo para estarem presentes se existir possibilidade para tal.