Morreu João Aguardela 1969-2009

Não tenho muito por hábito fazer posts deste tipo, mas esta notícia hoje apanhou-me totalmente de surpresa, comigo a relembrar imediatamente parte da minha juventude, onde pude assistir a alguns concertos dos Sitiados, incuíndo um memorável na minha antiga escola secundária. Posto isso, fui seguindo com curiosidade os projectos Megafone e, mais recentemente, A Naifa, com as suas abordagens diferentes no que toca à música portuguesa.

Deixo aqui o comunicado publicado no blogue de A Naifa:

"Faleceu ontem 18 de Janeiro de 2009 em Lisboa o músico João Aguardela, que faria 40 anos em Fevereiro. Vocalista, líder e fundador dos Sitiados, que fizeram enorme furor nos anos noventa, Aguardela foi também o mentor de projectos como Megafone (quatro discos de um trabalho muito pessoal, que cruza a recolha de música tradicional portuguesa com sonoridades electrónicas), Linha da Frente (formado por vocalistas de várias bandas nacionais interpretando textos de poetas portugueses) e A Naifa, o seu mais recente projecto com Luís Varatojo, com três álbuns editados e dezenas de concertos aclamados pela crítica e pelo público.

Criador com capacidades fora do comum, inovador, Aguardela soube antecipar tendênncias e lançar projectos esteticamente inéditos, sempre numa abordagem marcada pela defesa da língua e da cultura portuguesas.

Firme nas convicções, determinado nos objectivos , invulgar na forma de ser e estar na vida, desde sempre grangeou respeito e admiração no meio musical, ainda que nunca tivesse procurado o estrelato.

Vítima de cancro, morreu no Hospital da Luz, aos 39 anos. Deixa uma obra invejável e saudade à família e amigos. Como escreveu o João, «os dias sem ti/ são todos iguais/ são dias sem brilho/ são dias a mais"

6 comentar

Click here for comentar
19 janeiro, 2009 16:20 ×

:( É sempre triste apercebermos-nos que afinal tudo tem um fim.. :(

**

Reply
avatar
Spark
admin
19 janeiro, 2009 20:17 ×

Também fizeste uma merecida homenagem ao Aguardela!!! Sinceramente foi uma grande perda para a música portuguesa.

:(

Reply
avatar
19 janeiro, 2009 22:34 ×

Ainda por mais quando eh inesperado...
Nunca achei grande piada aos Sitiados (e dizer que fizeram um enorme furor nos anos 90 eh um exagero gradissimo!), mas admito que o homem tinha muito mais talento que os demais personagens da cena musical portuguesa.

Um abraco!

Reply
avatar
19 janeiro, 2009 22:46 ×

Foi mesmo inesperado, e fiquei chocado quando vi a notícia hoje no telejornal na hora de almoço. Nem tinha 40 anos ainda.

Qualidade dos projectos aparte, ele tentou sempre abordagens algo inovadoras na música portuguesa, numa mistura do tradicional com o moderno.

Em relação ao sucesso dos Sitiados na altura, por alturas da 'vida de marinheiro' a febre sobre eles era de nota, estendendo-se em escala mais pequena depois aos Quinta do Bill com os 'filhos da nação'. Concertos esgotados e ambiente de loucos, mas depois desse álbum a popularidade deles foi caindo.

Reply
avatar