24-01-09: Cellophane @ Bar do Bairro (Lisboa)

No passado dia 24 tivemos nova sessão de música a meu cargo no Bar do Bairro, onde algumas coisas como o excelente álbum ‘Wermland’ dos Detektivbyrån marcaram presença de peso desde o início da noite, comigo a deixar tocar o referido disco enquanto ia arrumando as minhas coisas no bar. Já o novo álbum dos Telefon Tel Aviv infelizmente não chegou a tempo.

A noite em si foi bastante agradável, com o bar a apresentar-se relativamente composto e cheio ainda pouco passava das 23h, notando-se que os tais hábitos de sair-se mais cedo têm-se mantido no BB desde a nova lei. Em termos de música, mantive a minha postura de ir variando consoante o momento, entre coisas novas e mais antigas, apostando em certos projectos ao mesmo tempo, apesar de não dar para passarmos tudo numa noite.

Obrigado mais uma vez a quem apareceu, com um especial destaque para o Rodolfo, Eugénia, Liliana, Spark, Jon (bela surpresa vinda de Inglaterra :p), 'tu' (que apareces em várias das noites no início mas que nem sei o teu nome :D), as pessoas que me cumprimentaram e que não faço ideia quem sejam, e todas as outras claro. ;)

Playlist desta noite clicando no 'read more'

*warm up*
Detektivbyrån - Om Du Möter Varg
Detektivbyrån - Kärlekens Alla Färjor
Detektivbyrån - Honky Tonk Of Wermland
Detektivbyrån - Rymden I En Låda

*Início da sessão*
Union of Knives - Opposite Direction
Cocteau Twins - Orange Appled
Cranes - Reverie
Black Swan Lane - What You Dream
Hearts Of Black Science - Walking With the Sun
The Comsat Angels - Home Is the Range
The Sound - The Fire
Morrissey - Interesting Drug
The Search - Swimmer
Emerald Park - Ume
Eagle Seagull - Our Beauty Is A Knife I Turn On My Throat
Pulp - Do You Remember The First Time?
The Stone Roses - She Bangs The Drums
Nick Cave & The Bad Seeds - Red Right Hand
The National - Brainy
Placebo - One Of A Kind
Yeah Yeah Yeahs - No No No
Magneta Lane - Constant Lover
The Dresden Dolls - Girl Anachronism
Senser - Breed
Curve - Faît Accompli
Catherine Wheel - Crank
Dragons - Trust
The House Of Love - Christine
Film School - Capitalized I
And Also The Trees - The House of the Heart
For Against - Underestimate
Echoboy - Automatic Eyes
Sneaker Pimps - Kiro TV
Laika - Falling Down
David Bowie - I'm Deranged
The Jesus & Mary Chain - Between Planets
Mercury Rev - Delta Sun Bottleneck Stomp
Detektivbyrån - Generation Celebration
The Doors - Alabama Song (Whiskey Bar)
Talking Heads - Once In A Lifetime
BirdPen - Man On Fire
dEUS - Everybody's Weird
Her Vanished Grace - In My Eyes
Maps - You Don't Know Her Name
Malory - Want You
Covenant - I Am (REQUEST)
Front Line Assembly - Resist (Live)
Skinny Puppy - Candle
Apparat - Arcadia (Telefon Tel Aviv Remix)
Pet Shop Boys - If Looks Could Kill
Kraftwerk - The Model (Live)
Virgin Prunes - Walls Of Jericho
The Cure - Play For Today
Echo & The Bunnymen - The Killing Moon
Genaro - Suspicions
Lali Puna - Grin And Bear (REQUEST)
Husky Rescue - Diamonds in the Sky
Detektivbyrån - Sista Tryckaren
Efterklang - Collecting Shields
The Verve - Beautiful Mind
Slowdive - Sing
16 Horsepower - Low Estate (Live)
Woven Hand - Swedish Purse
Noir Désir - Bouquet De Nerfs
Afterhours - The Thin White Line
The Sisters Of Mercy - Burn
All About Eve - Freeze
Paulo Bragança - O Espírito Da Carne
Talk Talk - I Believe In You
Flunk - See You
Archive - Nothing Else

13 comentar

Click here for comentar
22 janeiro, 2009 22:12 ×

Tão gira esta imagem que escolheste.. É o mar a engolir a terra? E lá ao fundo é uma coroa, a torre de um castelo ou 3 meninas de mãos dadas?..

Quanto a sábado: :)

**

Reply
avatar
22 janeiro, 2009 22:22 ×

Ao fundo é uma figura que está sentada numa cadeira/trono, apesar do plano não dar para perceber bem isso. :D

O resto é uma espécie de caverna, difícil de explicar sem ver o episódio de onde é retirada a imagem, que faz parte da série Casshern Sins. :)

Reply
avatar
23 janeiro, 2009 03:32 ×

Aaah pois é... uma figura sentada num trono.. olha que engraçado.. Eu não consegui ver isso. :)

E de lado, a mancha parecia mesmo o mar a criar uma onda gigante que depois caía sobre as meninas a dançar que não estavam nem aí para o que ia acontecer.

E porque não estariam elas preocupadas?? Pois... isso agora que revelaste o verdadeiro sentido da imagem, é algo que só eu irei saber. :)

**

Reply
avatar
24 janeiro, 2009 15:40 ×

Só disse o que estava na imagem, não o verdadeiro sentido dela. :D

Reply
avatar
24 janeiro, 2009 19:11 ×

Ok ok! Pronto.. mas mesmo assim não digo! :D

**

Reply
avatar
26 janeiro, 2009 22:55 ×

:)

Acabou por ser mais uma bela noite. Deveras agradável e que só acabou porque realmente tínhamos de ir para casa. :p

Reply
avatar
Anónimo
admin
28 janeiro, 2009 00:18 ×

Olá mestre,

O BB é realmente um bar mto fixe e a Cremilde é altamente e essas coisas todas, mas pra ouvir musica não dá jeito. O som tá demasiado baixo e/ou as pessoas falam demasiado (alto). É pena porque assim fico sem ouvir/conhecer as músicas todas com que nos prendas e não dá pra curtir, desligar ou sequer aprender grande coisa.. Ainda há-de abrir o espaço perfeito.

Thanks anyway* see u around

Reply
avatar
28 janeiro, 2009 00:32 ×

Hi. :)

Mestre? o_0 *blushes* thx pelas palavras mais uma vez heheh. :)

Realmente no BB por vezes custa a ouvir o som, muito por culpa do limitador imposto por lei nos bares. E quanto mais gente aparece, menos se ouve infelizmente, especialmente em certas salas. Mas podias ter dito um olá pessoalmente na mesma. :D Quer dizer, a não ser que tenhas dito e eu tenha percebido mal o nome, o que não seria de estranhar também. +_+

Em relação ao sítio perfeito... quem sabe um dia, mas...

Acho que o 'problema' passará mais por quem nos deixará fazer este tipo de noites do que própriamente os sítios existirem ou não. Prova disso é uns quantos que já foram sugeridos, que acabei por falar com eles depois e que, apesar de gostarem da onda e assim e assado, depois nunca te dizem nada.

Talvez tenhamos de ser mais 'chatos' com os sítios, tanto eu como 'vocês'?

Sinceramente já nem sei. :)

Oh well, ver se começo a movimentar-me novamente um pouco mais nesse sentido.

Obrigado mais uma vez. :)

Reply
avatar
Anónimo
admin
28 janeiro, 2009 02:06 ×

Eu até disse um olá pessoalmente, mas provavelmente sou daquelas "pessoas que me cumprimentam mas nao faço ideia quem sejam" o que é perfeitamente legítimo e verdadeiro.

isto pode soar pretensioso, mas pronto, acho que me compreendes: a verdade é que o sítio perfeito ia estar às moscas... a partir do momento em que o interesse de um sitio é vender e ter lucro e deixa pra segundo plano a arte e a cultura, a coisa deixa de funcionar porque a musica deixa de ter que ser boa pra ter que agradar à maioria (ainda falando dos artistas djs). E o pior é que o que agrada à maioria em geral é apenas a musica que já conhecem, das bandas que já conhecem -e dessas, de preferência a mais conhecida!!- ou aquelas musicas do seu tempo de juventude ou as que passam mil vezes na rádio (mesmo que seja a Radar, nao importa).

E o que fazer? ouvir as nossas músicas "em casa" e sair pra os sítios *menos maus*, que são tão poucos que às tantas já enjoam. Enfim...

A ver se te encontro no concerto de Mogwai.

*

Reply
avatar
28 janeiro, 2009 02:50 ×

Lol, disseste olá? Bem, quando referia "pessoas que me cumprimentam mas nao faço ideia quem sejam" era mais a falar de umas que o fizeram mas que nunca as tinha visto lá nem fazia ideia quem eram. :D

Lembro-me agora é de dois casos do olá sem nome pelo menos. A pessoa que me pediu Lali Puna e mencionou os The Go Find e certa música dos Say Hi, e a rapariga a que disse olá mais no início da noite, e que tem aparecido no BB nessas alturas, connosco a conhecermo-nos de vista da Juke, a:

"'tu' (que apareces em várias das noites no início mas que nem sei o teu nome :D)" portanto. ;)

Serás uma delas? :)

Voltando à questão do sítio perfeito, por acaso ainda acredito que ele não fosse estar às moscas, mas para isso muito teria de mudar na mentalidade das pessoas e também concordo contigo que muito do problema passa pelo público em si, em que se queixam disto e daquilo mas na hora só querem é mais do mesmo.

Depois disso tens algumas dessas pessoas que se queixam, e depois quando até têm oportunidade de fazer algo, acabam por fazer igual ou ainda pior ao que se queixavam. Irónico no mínimo.

É por estas e outras razões que adoro o BB e com muita pena que não vejo mais pessoas como a Cremilde neste tipo de ambientes, e por alguma razão ela foi conseguindo fazer e mantido a casa aos poucos durante estes anos. Muito ali passa pelo ambiente, amizade entre as pessoas e gosto pela tal arte e cultura, assim como em apostas contínuas nas pessoas.

Eu por acaso tive 'sorte' e a primeira vez que lá fui aquilo até encheu, mas no geral uma casa não pode esperar que um projecto ou ideia tenham resultados imediatos, porque isto de noites é muito irregular, e nisso a Cremilde também aposta em várias pessoas que já lá vão há algum tempo, dando-lhes a oportunidade de construir algo se ela gostar da onda. E outros sítios fazerem isso?

Só se fores amiguinho(a) de x ou y, contando mais isso que a música em si que passes, e mesmo assim...

No geral as pessoas gostam do som no BB, mas aparte a questão do limitador, a dada altura também lhes dá vontade de dançar e aí tentam ir a uma das alternativas em Lisboa e têm aí o problema do costume, queixando-se depois que o som ou é mau, ou o ambiente e por aí adiante, o que concordo plenamente.

Sou apologista de que o que é, ou pode ser, comercial, é muito relativo e 'nós' é que ditamos isso, sendo esse um dos vários motes em que baseio a subversão que tanto gosto de falar, do mudarmos o que é suposto as pessoas ouvirem, onde, quando e por aí adiante. Isto implica uma abordagem pessoal que busca o meio termo, e não é 8 ou 80, na tentativa de não alienares público, apesar de isto ser perfeitamente utópico claro. :p

Enfim, isto é conversa que dá muito pano para mangas, e sinceramente começo a acreditar que isto só poderá ir mais além numa união entre mim e 'tu', 'vocês' e quem esteja interessado(a) em mais noites do género em diversos locais, no sentido de os chatiarmos em conjunto para isso. Porque só eu chega a ser demasiado complicado por vezes e frustrante, apesar de continuar a batalhar por isso. :)

E sim, tenho plena consciência que a minha postura também não ajuda. Não dou graxa aos sítios, não me finjo de amigo, não me regulo pela onda convencional bla bla bla. Oh well heheh.

Passando ao concerto de Mogwai, é daqueles que quero mesmo tentar ir, mas não sei se irei conseguir devido a questões financeiras. :(

Reply
avatar
31 janeiro, 2009 20:24 ×

Ceus... eu estava de tal modo com os copos que a unica coisa que me lembro (alem de ter falado contigo, com a Liliana e com a Cremilde) foi de te ter pedido a 'I am' dos Covenant, e de quase nao ter dado por ela, nem de me lembrar de uma unica parte da musica...
Jaysis...

A ver se vou ai daqui a umas semanas fazer uma noite!

Abraco,

G.

Reply
avatar
31 janeiro, 2009 20:29 ×

Ahahah sim, já estavas bonito nesta noite. :p

Mas foi um momento muito bem passado na mesma. :)

Reply
avatar