Joana

"Era mais um dia de Verão como outro qualquer, mas Joana acordou sobressaltada nessa manhã, com comichões nos braços e com a estranha sensação que lhe faltava algo palpável. Levantou-se da cama e foi verificar se os seus pais estavam em casa, seguindo depois para a cozinha à procura da sua rotina matinal de deliciar-se com bolachas molhadas numa caneca de leite quente, saboreando com calma tão apetitoso manjar.

Regressa ao quarto, passando pelo corredor ladeado de espelhos em cada lado, verificando pouco depois que não tem reflexo e que nessa manhã se sentia mais leve que o normal, o que a deixou ainda mais assustada. Não demora cinco minutos até que sinta o calor quente de um abraço, que a conforta e a deixa em paz, fruto de uma ternura deliciosa. Olhando para as asas do anjo que a abraça, Joana dá-se conta da sua condição de espírito, destinado a tentar confortar qualquer alma mais inquieta neste mundo.

O seu beijo é o amor, e nós a sua alma. Joana está agora mais feliz, e nós também."

Nuno Almeida, Lugares Comuns, 2008

boomp3.com

PS: A colaboração entre pessoas, seja a nível criativo como noutro, é algo que sempre fui adepto, como tal, temos aqui mais uma, novamente a convite da Liliana, que me propôs o desafio de escrever algo e numa onda um pouco "diferente", quem sabe até para um público alvo mais novo, apesar de no final isso ser sempre um pouco relativo. Na altura saiu-me esta pequena história do nada, e depois a Liliana criou uma ilustração para ela, sendo dela também a escolha da música. Obrigado mais uma vez. :)

17 comentar

Click here for comentar
30 julho, 2008 21:13 ×

..

Não agradeças porque afinal isto foi 'apenas' uma partilha de ideias. :)

Tu tinhas uma coisa. Eu tinha outra.
Juntámos tudo numa panela sem água. Eu passei-te o isqueiro, tu ligaste o fogão. Afastámo-nos e ficámos os dois a olhar e quando a panela começou a arder.. 'PUUUUM!!' Explodiu um texto novo e uma ilustra nova! Fim.

:)

[Atenção pessoal, não experimentem isto em casa!]

**

Reply
avatar
Sofia
admin
31 julho, 2008 23:10 ×

Desta vez vou ser construtiva:

Na minha opinião, tens aqui assuntos (muito bonitos) que poderias ter desenvolvido. A primeira parte fez-me esperar mais do que o concretizado no seguimento (2º parágrafo) e conclusão.

O trabalho em conjunto é de louvar sempre (sobretudo o vosso! a cumplicidade percebe-se) o desafio estimula a criatividade e os ratitos da Lily estão um mimo...

Já estou à espera da próxima :)
§

Reply
avatar
31 julho, 2008 23:27 ×

E ainda bem que és construtiva, é do melhor para se ter boas conversas e para se evoluir. ;)

Tal como já me aconteceu noutros textos, este foi outro que depois de estar feito deu-me a sensação que realmente poderia ter acrescentado mais coisas, mais descrições e outras ideias que me ocorreram depois, mas decidi mais uma vez não mexer nele na hora. É uma beca pancada minha.

Ando com ideias de dar uns retoques nalguns textos depois de os ter impresso, quem sabe nalguns como este realmente se desenvolva algo mais, porque algo aqui até está um pouco diferente de certas coisas anteriores, e sinto que andar a usar nomes ultimamente nos textos não é por mero acaso também, just a feeling. :)

PS: Not sure se chegaste a ler a primeira colaboração que fizemos deste género, mas aconselho vivamente, sendo um exclusivo (isto soa mesmo bem. :p) do blog da Liliana. Costumo comparar na brincadeira aquelas bandas que resolvem meter músicas muito curiosas exclusivas nos lados Bs dos seus singles. Um pouco como os Suede do teu post recente. :p

link aqui: http://vai-mas-volta.blogspot.com/2008/04/marionetas.html

Thx mais uma vez. :)

Reply
avatar
Sofia
admin
31 julho, 2008 23:47 ×

:)

Acho que li, sim, mas vou lá again.
Se é a que me lembro o desenho está magnífico e o txt muito bem conseguido, em sintonia ambos.

Queres desenvolver essa dos nomes?
Andarás a exorcizar fantasmas? ^_^

Os lados B dos singles foram sempre um fenómeno muito interessante... Não me lembro de nomes agora, mas posso assegurar-te que já houve quem me conquistasse precisamente pelos lado B, mas não do período Suede, refiro-me mesmo aos velhinhos 45rpm!
§

Reply
avatar
01 agosto, 2008 00:04 ×

Nah, não ando a exorcizar fantasmas. :p Mas tenho reparado que neste, e noutros textos recentes, que usei mesmo um nome para descrever as personagens, invés de apenas um 'ela', 'ele', ou um 'eu' por exemplo, aparecendo assim nomes próprios como Joana, Rui, etc.

Quem sabe seja apenas uma fase ou um acaso, mas tenho pensado um pouco no assunto. :)

Em relação aos lados B, os Suede foi mesmo por causa do teu post relacionado com eles, e há que dizer que faço culto do album duplo de B sides deles, que tem coisas FENOMENAIS. ^_^ A faixa 'Europe Is Our Playground' é tipo, das melhores músicas ever. :p

Mas ya, já nos tempos do vinil muitas bandas faziam isso, oferecendo aos fãs prendas e pérolas muito especiais dessa maneira. Felizmente algumas ainda continuam a faze-lo. Um desses exemplos são os Editors por exemplo. ;)

Reply
avatar
Sofia
admin
01 agosto, 2008 00:08 ×

Pois, a colaboração "Marionetas" sempre era a que eu pensava :)

Está excelente!

§

Reply
avatar
01 agosto, 2008 00:10 ×

Thx. ^_^

Sinceramente é daquelas fasquias pessoais que considero elevadas, e muito dificeis de se repetirem. :)

Reply
avatar
Sofia
admin
01 agosto, 2008 00:48 ×

Pois...

Tem dias!

O melhor mesmo é não dares muita importância ao assunto. Seguramente continuarás a escrever txts de igual ou superior gabarito. Já os li, escritos depois do que falas. O importante mesmo é continuar. E o mesmo se passa na relação directa com a ilustração: Por cada momento verdadeiramente bem conseguido, outros talvez não o serão tanto mas PERSEVEREM amigos! Só a continuação o dirá, percam o medo e deixem de lado os fantasmas.

§

Reply
avatar
Sofia
admin
01 agosto, 2008 00:52 ×

Agora vou ouvir a música dos Suede que falas...

Estou surpreendida com o 'Bless You' está diferente dos outros, ainda não sei dizer em quê mas voltarei a falar dele.

Estou a gostar bastante...
§

Reply
avatar
01 agosto, 2008 01:01 ×

Se ainda não conheces a tal faixa dos Suede, be prepared... arrepios, e muitos ahead. ;)

No que toca ao Cd 'Bless You' por agora também tenho gostado bastante dele, mesmo que nunca seja a mesma coisa que estar numa noite tipo aquela do Mexe, mas algo nele atrai-me. Não sei, tem uma certa lógica caótica que me agrada. :p Obrigada. :)

O tal novo que fiz há dias é outra onda muito diferente, mas não tenho parado de o ouvir. Só devo fazer upload a esse depois de chegar a casa uma encomenda que estou à espera. ;)

Voltando ao texto e ilustração, ya, o melhor é sempre seguirmos em frente e não pensarmos muito nessas tais fasquias, ou bloqueamos heheh. E olha os fantasmas novamente. ;)

Reply
avatar
Anna Molly
admin
01 agosto, 2008 22:46 ×

QUERO MAIIIIIS!!!
ADORO, ADORO O QUE RESULTADO QUANDO VOCÊS TRABALHAM EM CONJUNTO!
Claro que tenho a minha Favorita...mas esta está muito Gira!!
beijos

Reply
avatar
02 agosto, 2008 19:08 ×

A tua favorita é capaz de ser a nossa também. :p

Mas hmm ya, vão sendo curiosos os resultados destas colaborações, e a ideia por agora é continuarmos. :)

Reply
avatar
Anna Molly
admin
03 agosto, 2008 14:46 ×

Sério?
Acho que sim...essa ideia de criares a história para uma imagem é muito engraçada, uma vez que normalmente a ilustração de um texto surge depois d este estar feito-acho eu!

É capaz de ser sim...a minha e a da marioneta! :)

Reply
avatar
03 agosto, 2008 15:02 ×

Ah, mas este texto e o da Marioneta foram feitos dessa maneira, em que surgiram primeiro, e através do convite da Liliana, que depois dos textos estarem feitos fez a ilustração para eles.

Já o 'Ansiedades' foi o contrário, em que a partir da ilustração da Liliana escrevi um texto. Qualquer uma das vertentes acaba por ser muito curiosa e acaba por ajudar ambas as pessoas a criar algo no fundo. :)

Reply
avatar
Anónimo
admin
10 agosto, 2008 00:07 ×

Ah ah ah!

Este texto está muito fixe Nuno, é meio sério, meio humor negro. Dei uma gargalhada inesperada, tive que escrever qualquer coisa...

Ps: A ilustração está muito interessante e embora meio descontextualizada está apropriada ao texto. Estranho... :)

Barata

Reply
avatar
10 agosto, 2008 12:41 ×

heheh thx man. :)

Este texto acho que acabou por ficar meio diferente de outros, e a ideia inicial era ser uma coisa virada para um público mais jovem, até numa onda de conto infantil mas ya...:p

Ver se começamos também a fazer umas 'brincadeiras' assim com os teus desenhos, já que me inspiram, mas noutro sentido. Tou naquela de realmente ver o que sai, quem sabe até calhe alguma coisa relacionada com aquelas nossas ideias para jogos e tal. :)

Reply
avatar