Emilie Simon - Vegetal (2006)

1. Alicia
2. Fleur De Saison
3. Le Vieil Amant
4. Sweet Blossom
5. Opium
6. Dame De Lotus
7. Swimming
8. In The Lake
9. Rose Hybride De Thé
10. Never Fall In Love
11. Annie
12. My Old Friend
13. En Cendres

Nestes dias andamos por aqui numa de álbuns com nomes franceses e de 2006 pelos vistos, tendo em conta o álbum anterior que calhou apetecer-me falar por aqui heheh.

Emilie Simon é uma artista francesa que, eventualmente, ficou um pouco mais conhecida por alturas do filme A Marcha dos Pinguins, já que foi ela a autora da respectiva banda-sonora. A sonoridade deste “Vegetal” anda pela pop de contornos electrónicos, com momentos mais ambientais e introspectivos pelo meio, fazendo lembrar um qualquer cruzamento entre os Múm e os Vive La Fête, com algo de Bjork em termos instrumentais, já que a voz não tem muito a ver com a cantora islandesa.

Emilie tanto canta em francês como inglês, e se muitas das faixas têm um formato canção mais tradicional, algumas delas optam por uma estética algo vanguardista que nem sempre é fácil de digerir, sendo que o álbum no todo acaba por ser variado por isso mesmo, em que a cada faixa a sonoridade vai mudando em relação à anterior. Temas que se destacam são vários, tudo dependendo da ocasião, como por exemplo “Dame de Lotus”, que podem escutar no post antes deste, a acompanhar o meu texto, com o seu ritmo bastante dançável. Mesmo assim a primeira faixa que me entrou na altura logo no ouvido foi precisamente a primeira do disco, com o corpo a querer descrever os movimentos da música através dos braços e erm…ok, adiante. :p

Infelizmente uma passagem pelo myspace oficial não dá para ter grande ideia deste disco, já que só está por lá uma faixa do mesmo por agora, e não das mais acessíveis diga-se. Como tal fiquem mais abaixo com uns quantos vídeos do youtube, para ver se dá para ter-se uma ideia melhor sem ouvir o disco em si.

Entre momentos de abanar o corpo e os de arrepiar a espinha, este álbum tem-me acompanhado nestes dias desde que o decidi recuperar no fds, como tal, decidi falar aqui dele, para quem ainda não conheça eventualmente, ou para quem lhe apetecer recordar o mesmo. Enjoy ^_^

Site oficial: http://www.emiliesimon.com
Página myspace: http://www.myspace.com/emiliesimonmusic

Vídeo para a faixa "Fleur de Saison":
http://www.youtube.com/watch?v=UMDunGVx7uU
Vídeo para a faixa "Dame de Lotus":
http://www.youtube.com/watch?v=6OWjZd3DyCA
Vídeo para a faixa "Le Vieil Amant" (Live acústica):
http://www.youtube.com/watch?v=56dy-P3i2SM
Vídeo para a faixa "Alicia" (Live):
http://www.youtube.com/watch?v=Xj5UvNnRVTo
Vídeo para a faixa "Swimming" (Live acústica):
http://www.youtube.com/watch?v=ekHvzepeIJo
Vídeo para a faixa "Swimming" (Live):
http://www.youtube.com/watch?v=ZQriD4ZMM_E

8 comentar

Click here for comentar
24 março, 2008 17:39 ×

Olha já ouvi. Ouve-se bem. É fixe. :)

O primeiro vídeo está muito giro e a música muito bem ritmada. :)
Acho até que foi a música que mais me cativou!

A segunda música, a 'Dame de Lotus' faz lembrar muito, se calhar até muito de mais a Bjork (que gosto bastante por acaso); e essas semelhanças noto-as em termos de caracterização e até no vídeo em si, com aquele estilo muito... muito à Bjork... intencional ou coincidência?..

A terceira está muito fixe. Gosto muito de músicas que saibam utilizar instrumentos mais clássicos ou menos comuns (como é caso ali), e que os saibam utilizar de forma mais inovadora em termos sonoros, que se tente fazer com eles mais qualquer coisa do que aquilo que será de esperar... mas não me sei explicar muito bem...

Na quarta... hummm... toda sexy a moçoila, ali de guitarra na mão, sainha ou calções curtos ou lá o que é aquilo, está bonita! Eheh! E a música também. Doce e feroz ao mesmo tempo.

A Swimming, lá está, aquelas misturas engraçadas, ali em directo, com a água e tal... muito giro! :) :)

Gostei muito. Boa escolha sonora. :)

Noto muitas influências da Bjork. Acho que é normal agarrarmo-nos a quem temos como ídolo e nota-se que a rapariga ainda é novinha... mas mesmo assim, consegue depois dar o seu estilo próprio, até porque tal como dizes, e como se ouve, a voz é muito diferente.

**

Reply
avatar
24 março, 2008 17:54 ×

:)

E sim, a moçoila é gira é. :p Mas olha que supostamente até é mais velha do que parece, se a info que nasceu em 78 for verdade. 0_o

Acho bastante piada também ao gajo de cartola que aparece nos vídeos ao vivo lol.

E ya, a cena da Bjork penso que passa muito por isso das performances e dos vídeos, porque depois a voz é a tal coisa de ser bastante diferente.

Este disco foi daquelas coisas que achas assim do nada na Carbono a 5 euros, e que acabas depois meio viciado nele durante uns tempos. Como isso aconteceu novamente nestes dias, é quase certo que passe algo dele na Sexta, apesar de não fazer ideia do quê.

Gosto muito da Alicia, mas ya, a do primeiro vídeo tem um ritmo excelente, e a Dame de Lotus também tem bom ritmo. Oh decisões decisões, vida cruel. ;)

Obrigado mais uma vez, e ainda bem que gostaste. :)

Agora é arranjar cabeça para falar também de uma banda que descobri do nada na hora de almoço. Veremos se os neurónios por aqui continuam a funcionar. :p

Reply
avatar
24 março, 2008 18:01 ×

Então??? Em 78 nasci eu?! Sou uma criança ainda?! O que quer dizer que ela também é! Ainda tem muito que aprender!

Ai ai... ainda sou... quero dizer, ainda é uma cachopa a moça.
:p :p :p :p :p

Mas ok, então quando tiveres tempo mostra lá o que encontraste na hora de almoço. Tu és tipo uma caixinha de surpresas. :p

**

Reply
avatar
24 março, 2008 18:14 ×

lol. Eu na altura ví os videos e fiquei naquela que realmente ela seria mais nova do que 29/30 anos, mas depois vi isso de ter nascido em 1978.

Em relação à outra banda, é mesmo a internet ser terrível, evil, poço de informação sem fundo. Vais ver por acaso uma coisa, ou uma banda, e depois reparas que algo dessa está ligada a outra, e depois descobres essa e mais ligações e é efeito bola de neve. Esta nova é daquelas que fiquei mesmo viciado, e com ataques de ansiedade, já que as faixas que eles têm no myspace é de 2008, por editar ainda. Tipo, sabes, em que queres algo e ainda não existe digamos assim. gah :(

Caixinha de surpresas é? *blushes* lol

Em alguns aspectos acho que acabo por ser é muito puto (com tudo o que isso possa ter de bom ou mau), assim com um entusiasmo marado por cada coisa nova que descobres, como se tivesses acabado de descobrir mais um mundo. E lá estou eu a divagar novamente. ;)

Reply
avatar
Anónimo
admin
24 março, 2008 18:19 ×

Olá, obrigado pela tua última sugestão musical! Gostei de descobrir, mas fiquei sobretudo encantada com um dos videos da senhora, aquele das joaninhas (desert), que não incluiste nos atalhos... Faz-me lembrar músicas de há muito tempo, de outra vida, de um disco que comprei dos "Noir Désir".
Até à próxima § ;)

Reply
avatar
24 março, 2008 18:28 ×

Olá e obrigado pelo comment e visita. :)

O vídeo da Desert está realmente excelente. Decidi não o meter aqui nos links na altura por a música ser de outro álbum. :p, mas o youtube é fixe por isso, já que começamos a ver um vídeo e ele vai buscar vários ligados. ^_^

O vídeo da Desert faz-me lembrar também o imaginário de Dresden Dolls not sure why. Talvez pelas cores e imagem.

E xii, Noir Desir, o que te foste lembrar. Aí está uma banda que já não ouço há algum tempo, ver se mudo isso. Thx. :)

Reply
avatar
24 março, 2008 20:14 ×

:) Sim ela parece muito mais novinha mas sabes que isto os tratamentos de imagem, as pós-produções vídeo.. fazem milagres! Sou tão cabra e tão invejosa eu sei! Ahah! :) :)

Não, agora a sério, ela é muito bonita e tem um ar muito soft! :)
Que Deus a abençoe! :p

Agora fiquei curiosa em relação a essa banda que falas.
Vá, o 'menino' veja lá se ajeita isso como deve de ser para eu ouvir.

E escutando a vossa conversa, acho muita piada a Dresden Dolls. Só aqui tenho um álbum deles, de 2004, mas é muito fixe. :)

**

Reply
avatar
24 março, 2008 20:42 ×

Muahahah, essa foi linda dos tratamentos. Tão evil. :p

E sim, já falo da tal banda. ;) Não é que possa ser algo de especial, só que dá-me estas coisas e é assim hehehe. Vê lá que até lhes mandei logo uma mensagem a perguntar se estavam a pensar editar algo este ano lol.

Dresden Dolls é muito fixe. Foi um amigo meu que me mostrou há uns anos e curti bastante. Acabei por conseguir os dois álbuns deles depois e é daquelas coisas que quando passo costumo ter algumas reacções entre a surpresa e o curioso em relação ao que está a dar. Enquanto abano a cabeça na mesa também. :p

Reply
avatar