Piano Magic - Part Monster (2007)

1. Last Engineer
2. England's Always Better (As You're Pulling Away)
3. Incurable (Reprise)
4. Soldier Song
5. King Cannot Be Found
6. Great Escapes
7. Cities & Factories
8. Halfway Through
9. Saints Preserve Us
10. Part-Monster

"Incurable, I’m helpless - the mind and body weak
I have so much to tell you but I can’t seem to speak
Incurable, I’m lonely, the city empties out
I live inside the shadow, the shadow of a doubt"

Este texto já estava para ser escrito há algum tempo, mas nem sempre a inspiração surge quando queremos, ainda mais quando o assunto focado é o mais recente álbum dos Piano Magic, banda de culto tantas vezes difícil de descrever tal a quantidade de direcções que os seus discos costumam tomar.

Part Monster pode ser considerado, em muitos aspectos, como o disco mais acessível da banda até ao momento, pelo menos em relação ao universo da banda. Esse mote é dado logo pela primeira faixa, onde a sonoridade mais rock que o normal e com ritmo dá sinais de termos aqui o que alguns dos discos anteriores indicavam. Como tal, não é por mero acaso que tenho usado constantemente este disco nas minhas sessões de música pois existem vários temas que encaixam bem em qualquer playlist ou local onde som “rock alternativo” marque presença. Mas também, para quem me conhece e à banda em si, já é normal que o eu passar muitas vezes uma banda não quer bem dizer que esta seja o que possa ser considerado normalmente como imediatamente acessível e viciante sem se escutar umas vezes, e este disco, curiosamente, segue essa filosofia em muitos sentidos.

Se a primeira faixa poderia dar ideia que ok, este vai ser um disco mexido da banda, o segundo tema corta logo com essa ideia, num ritmo altamente calmo apesar da melodia ser viciante na mesma, com destaque para a voz feminina convidada, como já é da praxe na banda. Por esta altura já me tinha convencido que este disco iria ser mais uma jornada peculiar, onde o tema seguinte só iria fazer-me sentir ainda mais isso.

Incurable (Reprise), já tinha aparecido antes em formato EP num modelo muito diferente do que vemos aqui, com roupagens mais electrónicas e ritmo diferente, sendo nesta altura que senti que talvez a banda neste disco e com o seu projecto Future Conditional (ver uns posts mais abaixo sobre esse disco), tenha querido separar um pouco as abordagens, com a electrónica a não marcar grande presença, ficando isso para Future Conditional, que até partilha com este álbum uma das faixas. Incurable (Reprise) é para mim um dos grandes temas de 2007, daqueles temas que têm um je ne sais quoi que entra no ouvido imediatamente. A voz feminina, o refrão (que começa este texto), com a voz masculina a surgir depois perto do final, com o mesmo acabando em distorção e "grito" sónico de guitarras… Não sei bem porquê, mas este tema tem marcado muito este ano no que me toca a nível pessoal, ao mesmo tempo que pode bem ser o que a banda teve até agora que possa alcançar o estatuto de possível “hit”.

O disco vai assim alternando entre músicas mais calmas e as mais mexidas, notando-se que as explosões de guitarras vão surgindo em mais temas. Quando chegamos ao final do disco, com o tema título, calmo e pouco convencional, acaba-se a tal jornada, que apesar de ser bastante boa, não se aconselha todos os dias porque não é um disco desse tipo.

Quem quiser comprar o disco, apesar de eu o ter encontrado e comprado durante a minha curta estadia em Barcelona este ano, pode encontrá-lo cá facilmente à venda em lojas como as Fnacs ou a AnAnAnA.

Site oficial: http://www.piano-magic.co.uk
Página myspace: http://www.myspace.com/lowbirthweight

4 comentar

Click here for comentar
A.
admin
24 outubro, 2007 19:58 ×

Não conheço, fiquei curiosa...
E Camera Obscura... Ouviste?

Reply
avatar
24 outubro, 2007 20:18 ×

Tenho estado a ouvir e estou a gostar. Ideal para estes dias cinzentos. Algo me diz que vais fazer-me gastar mais dinheiro. :p

Algumas partes lembram-me uma banda que descobri há uns tempos por mero acaso, assim também calma e melódica chamada Husky Rescue.

:)

Reply
avatar
A.
admin
25 outubro, 2007 16:45 ×

Husky Rescue... vou investigar, obrigada ;)

Reply
avatar
25 outubro, 2007 17:03 ×

Husky Rescue descobri pelos samples da loja Symbiose (tava nas novidades) e tive de ir logo comprar o CD tal o vício. *blushes*

A página myspace da banda tem lá umas músicas do último álbum. O primeiro não conheço tão bem, apesar de já me terem dito ser bom.

http://www.myspace.com/huskyrescue

E a Fnac tem o CD de Camera Obscura à venda...gah lá terá de ser e o fim do mês tá quase aí anyway. ;)

Reply
avatar