Radical Face - Ghost (2007)

1. Asleep on a Train
2. Welcome Home
3. Let the River In
4. Glory
5. Strangest Things
6. Wrapped in Piano Strings
7. Along the Road
8. Haunted
9. Winter Is Coming
10. Sleepwalking
11. Homesick

Desde já um dos meus discos de eleição deste ano, e que sinceramente tenho sérias dúvidas que vá sair do top 10 dele tal o impacto que me causou, este é o projecto a solo de Ben Cooper, um dos elementos dos Electric President, responsáveis por um dos meus álbuns de eleição do ano transacto.

Se os Electric President pautavam por uma mistura entre electrónica suave com elementos de folk, pop e rock à mistura, Radical Face apresenta várias semelhanças, mas com menos destaque para a electrónica, notando-se uma abordagem mais orgânica em termos de instrumentos. O resultado final é um disco excelente, maioritariamente calmo, com uma ambiência peculiar onde a voz particular de Ben assume muita da responsabilidade, apesar do tipo de voz e timbre não agradar a toda a gente.

O álbum foca-se em letras que retratam espíritos, fantasmas e afins que assombram casas e não só, não sendo por mero acaso que o disco se chama Ghost. Como um todo o álbum resulta muito bem, apesar de haverem algumas faixas que se destacam como a excelente Welcome Home, para mim uma das músicas mais belas e que mais me deu prazer ouvir até ao momento em 2007. O começo com o som de palmas é agradável, mas é quando entra pela primeira vez o refrão com os seus ohhh ohhh ohhh que uma pessoa fica de boca aberta, ao ponto de ter exclamado para mim próprio *wow* na altura. Let the River In, Glory e Winter Is Coming são outras que entram rapidamente no ouvido, sendo normal a cada dia apaixonarem-se por muitas das faixas do disco.

Para os interessados, podem encontrar por agora o álbum na Flur (onde o comprei) ou na AnAnAnA.

Site oficial: http://www.radicalface.com
Página myspace: http://www.myspace.com/radicalface