Clustersun - Surfacing To Breathe (2017)

1. Raw Nerve
2. Antagonize Me
3. Lonely Moon
4. The Whirling Dervish
5. Don't Let The Weight Of Your Soul Drag You Down
6. Surfacing To Breathe
7. Emotional Painkiller
8. Event Horizon







Um dos melhores álbuns editados em 2017 até ao momento. É desta forma, pelo fim, que decidi envergar as palavras que vestem esta opinião. Três anos após o disco de estreia, Surfacing To Breathe anuncia-se como uma descarga sonora implacável que bebe de alguns géneros musicais familiares como pós-punk, shoegaze, indie e rock psicadélico.

Se é verdade que a própria banda nos diz que tem influências de projectos como Slowdive, My Bloody Valentine, Ride, The Jesus And Mary Chain, Spiritualized, Ringo Deathstarr, A Place To Bury Strangers ou Minor Victories, certo é que o resultado final neste disco ultrapassa largamente as directrizes de qualquer um desses nomes para culminar num conjunto de canções que declara o advento da identidade própria dos Clustersun.
Denso, muito mais dinâmico do que o álbum de estreia, Surfacing To Breathe é uma paisagem sonora carregada de camadas para descobrir.
O arranque é hipnótico, com “Raw Nerve” e “Antagonize Me” a fazerem-nos mexer o corpo ao sabor das melodias assentes em ritmos contagiantes com a guitarra em distorção, o baixo e bateria sincopados e a epicidade da voz a serem preponderantes. A sequência encabeçada por “The Whirling Dervish” até ao tema que dá título ao álbum também merece destaque por proporcionar outro tipo de sensações mais dadas à introspecção e ao psicadelismo, em que não falta sequer uma referência nas letras a uma das canções emblemáticas dos Pink Floyd, “Set the Controls for the Heart of the Sun”. É neste momento que sentimos que o todo é especial, pela diversidade da experiência.

Denso, muito mais dinâmico do que o álbum de estreia, Surfacing To Breathe é uma paisagem sonora carregada de camadas para descobrir. Juntamente com projectos como Be Forest, Stella Diana, Ginevra, Schonwald, Soviet Soviet ou Ofeliadorme, os Clustersun mostram-nos aqui que algumas das bandas mais estimulantes dentro dos géneros citados tendem a vir, recentemente, da Itália. Para quem estiver interessado, podem escutar o álbum na íntegra e de forma gratuita, se assim desejarem, através das ligações bandcamp e spotify que deixo abaixo.

Bandcamp: https://clustersun.bandcamp.com/album/surfacing-to-breathe
Spotify: https://open.spotify.com/album/2thgc1HAAwSqPnKyXLh7q6
Facebook: https://www.facebook.com/CLUSTERSUN
Youtube: https://www.youtube.com/user/CLUSTERSUN
Soundcloud: https://soundcloud.com/clustersun

Músicas a destacar: Antagonize Me, Emotional Painkiller, Raw Nerve, Surfacing To Breathe, The Whirling Dervish