The Seven Mile Journey - Templates for Mimesis (2016)

1. Substitutes for Oblivion
2. The Axiom Anomaly
3. Causalities
4. The Oddmory Principle
5. Tutorials










Discos que podem mudar uma vida, ou afectar-nos de maneira incompreensível. Notes For The Synthesis, lançado em 2011 por este colectivo dinamarquês, foi um desses casos. Camadas e camadas de sensibilidade entregues a uma sonoridade pós-rock instrumental sublime que foge ao cliché de temas que param e arrancam para desembocarem em descargas finais de ruído intenso com guitarras em fúria. Cinco anos depois, chega-nos agora Templates for Mimesis.

A introdução, os primeiros segundos polvilhados a piano, a capa do disco que segue a temática dos álbuns anteriores em que muda apenas a cor de fundo e se mantêm, de forma discreta, as figuras dos músicos sobre ela. O ambiente sério, épico e dramático, como já é habitual, requer toda a nossa atenção. O resultado final é uma obra completa composta por vários movimentos (ou partes se preferirem), neste caso cinco principais, em que dentro deles existem em si outros movimentos que tornam os próprios temas em mistérios por descobrir. Para quem ainda não tenha percebido, isto não é um disco para quem se distrai facilmente ou para os mais impacientes. Duas das músicas terem mais de 20 minutos é outra dica nesse sentido.
É como se palavras e imagens várias começassem a formar-se na nossa mente, os dedos tornam-se inquietos e somos impelidos a criar ao sabor desta torrente sonora.
O desenvolvimento gradual, contínuo, de todas das faixas, é uma característica intrínseca às composições deste grupo e uma das suas vertentes mais fascinantes a par da mestria da execução. Não procurem portanto explosões, mas sim uma catarse asfixiante que pode tornar difícil a respiração. O segundo tema, ‘The Axiom Anomaly’, é um perfeito exemplo do que falo. Guitarras, piano, baixo e bateria em equilíbrio perfeito, ritmo sempre em evolução, a transformar o rumo da narrativa com uma precisão matemática, uma pausa a meio com o piano a comandar o novo movimento que nos abraça progressivamente, uma sobredose de belo que não é possível explicar por palavras.

Como é que uma música que aparenta ser tão cerebral nos consegue apaixonar e emocionar desta forma? Parte da resposta reside nas melodias, na construção das mesmas e na incerteza de não sabermos o destino final de toda esta viagem, como se estivéssemos a ler as páginas de um livro que não conseguimos parar porque todo o enredo nos intriga. Outra resposta possível poderá estar no fluxo criativo, na inspiração que parece transbordar quando nos deixamos embalar por jornadas como esta e com música de tal calibre. É como se palavras e imagens várias começassem a formar-se na nossa mente, os dedos tornam-se inquietos e somos impelidos a criar ao sabor desta torrente sonora.

Cinco anos volvidos, Templates for Mimesis assume-se como mais uma etapa magistral no percurso dos Seven Mile Journey. É um disco que requer tempo para ser absorvido, que não faz cedências na sua densidade, mas infinitamente recompensador.

Site oficial: http://www.thesevenmilejourney.dk/
Facebook: https://www.facebook.com/thesevenmilejourney
Bandcamp: https://thesevenmilejourney.bandcamp.com/album/templates-for-mimesis
Soundcloud: https://soundcloud.com/dunkfestival/sets/the-seven-mile-journey-o

Músicas a destacar: The Axiom Anomaly, Substitutes for Oblivion, Tutorials



Opinião: The Seven Mile Journey - Notes For The Synthesis