r roo - exist (2013)

01. pustota
02. strange. today. again
03. Schultz 1648
04. source of evening impermanence
05. empty dreams
06. fatale (with Sij)
07. ne nado, ne trogaite menya
08. exist. part 1
09. until
10. I am you
11. source of night impermanence
12. time after time. item after item.
13. the man of the crowd
14. harbor (with EyeScream)
15. exist part 2
16. don't forget to breathe
17. r-room #3
18. after 22
19. when I feel your presence (with Erissoma)


Artista prolífico da Ucrânia, r.roo já tinha dado provas da evolução notável do seu percurso com o maravilhoso ‘mgnovenie’, lançado no ano passado para deleite dos nossos ouvidos. Para terem uma ideia do ritmo endiabrado a que ocorrem os seus lançamentos, no dia 16 irá sair mais um álbum deste artista através de outra editora, já para não falar da sua participação em compilações várias.

Em ‘exist’, somos absorvidos desde o início na mestria que ocorre na mistura muito própria de vários elementos e sonoridades. Piano, violino, vozes operáticas e outros pormenores normalmente associados à música clássica na forma como são utilizados aqui, surgem neste disco em plena fusão com ritmos electrónicos experimentais, batidas quebradas e ambientes que tanto têm de opressivo como de melancólico, transcendente e libertador. São duas horas fantásticas, que requerem toda a nossa atenção e que nos envolvem num abraço gélido e quente ao mesmo tempo, uma pequena bolha de emoções da qual não queremos sair.

19 temas, uma jornada conceptual soberba que nos deixa cambaleantes e inebriados com o som delicado do piano, cada vez mais presente e acentuado na música de r.roo, como pelo evoluir pouco linear de muitas das faixas que nos apanha de surpresa. Não é fácil digerir um disco com esta duração numa altura em que todos parecemos andar a correr e com uma falta de tempo permanente, mas a experiência compensa e estimula a que efectuemos uma pausa no caos do dia-a-dia. Faz-nos bem, submerge-nos em ideias, torna-nos luminosos, menos apagados, pulsantes.

Como se isto tudo não bastasse como argumento, o disco está disponível para descarregar de forma gratuita. Para tal é só seguirem a ligação para a página oficial da editora Abstrakt Reflections, responsável por este lançamento, ou então a ligação para a página bandcamp que deixo abaixo.

Editora: http://www.abstraktreflections.net/releases/r-roo-exist/
Facebook: https://www.facebook.com/rroo.idm
Bandcamp: http://rroo.bandcamp.com/album/exist
Soundcloud: https://soundcloud.com/r-roo

Opinião: r.roo - mgnovenie