Girls in Hawaii - Everest (2013)

01. The Spring
02. Misses
03. We are the living
04. Changes
05. Switzerland
06. Here I Belong
07. Not Dead
08. Mallory's Heights
09. Head On
10. Rorscharch
11. Wars




Desde 2008 que os belgas Girls in Hawaii não davam sinais de vida no que toca a discos. A principal motivação para este silêncio foi o desaparecimento do seu baterista Denis Wielemans em 2010, falecido num trágico acidente de viação. Desde então o futuro do grupo era incerto.

A sensação de perda permeia o ambiente deste álbum mas, ironia do destino, podemos também dizer que é o disco mais bonito e coerente da banda até ao momento. Os procedimentos arrancam com um tema de teor ambiental, negro, para de seguida abrir-se uma cortina de luz com a excelente ‘Misses’, canção que fica no ouvido e que é uma sentida homenagem ao amigo que partiu cedo demais.

Não será estranho lembrarmo-nos dos conterrâneos dEUS durante este disco, seja na maneira como a voz é colocada, no timbre, nas melodias, o que também já acontece curiosamente com outra banda belga que muito aprecio, os My TV Is Dead. Há qualquer coisa de mágico na fragilidade delicada de um tema como ‘Changes’, ou no crescer rítmico e sublime de ‘Switzerland’, que nos embriaga, que nos puxa para dentro da música. A fórmula indie/pop da banda ganha aqui outra emoção, outra força, as teclas mais predominantes também no esqueleto instrumental das faixas, uma evolução tão natural como inesperada perante a pausa forçada e os motivos da mesma.

‘Everest’, quando nada o fazia esperar, assume-se não só como um regresso aguardado, mas também como o melhor disco desta banda. Mais coeso, sem os desequilíbrios de antes em que um tema ou outro se destacava dos restantes, o nível qualitativo mantém-se do início ao fim. Com um pé no Verão e outro no Outono que se avizinha, é um dos melhores álbuns deste ano.

Página oficial: http://www.girlsinhawaii.be
Facebook: https://www.facebook.com/GirlsInHawaii
Youtube: http://www.youtube.com/user/girlsinhawaiibe

Opinião: Girls in Hawaii - Plan Your Escape