Dia Internacional da Mulher


Hoje, dia 8 de Março, celebra-se o Dia Internacional da Mulher. Muitas vezes esquecida, demasiado até, a etapa da terceira idade marca os rostos de uma forma apaixonante, com uma vida que flui por todos os poros e que nos enternece com um olhar crivado de experiência. A minha estadia na cidade de Budapeste despertou ainda mais esta vontade e instinto de captar estes momentos perdidos no tempo, estas pessoas tornadas invisíveis de forma leviana em inúmeras sociedades.

Nesta Europa Central ainda se sente um respeito por estas pessoas que às 7h da manhã já esperam pelos transportes públicos como outras quaisquer, que caminham muitas vezes com as costas tão curvadas que mal conseguem ver o sol acima delas. Sorrio ao ver como num eléctrico se dá prontamente o lugar para elas se sentarem ou se pede desculpa por um contacto inesperado derivado de uma travagem mais brusca. Não se fecham os olhos, não fingimos que não existem, não as tratamos como dispensáveis.

Curiosamente, esta senhora tão querida foi captada no meio de uma das manifestações recentes de que já dei conta por aqui. Gosto de ver esta vida activa em idade tão avançada. E no seguimento deste contexto e como nem sempre gosto de trabalhar na sombra sem ver as minhas iniciativas reconhecidas, fica a dica de que as informações presentes em várias das imagens e no panfleto da Marcha Mundial das Mulheres prevista para este dia em Portugal foram lá colocadas/paginadas por mim após ter acedido a pedido de ajuda nesse sentido.

E para terminar, música bonita para este dia.