Béla Bartók e Fernando Lopes-Graça / Crónica Parisiense


No passado dia 18 de Março decorreu na Faculdade de Letras da Universidade Loránd Eötvös (ELTE BTK) em Budapeste, na Hungria, uma performance musical centrada no compositor húngaro Béla Bartók e no compositor português Fernando Lopes-Graça.

Uma iniciativa do nosso Centro de Língua Portuguesa do Instituto Camões em Budapeste, a premissa partiu da exibição do filme 'Crónica Parisiense', da produtora portuguesa Terratreme e realizado por Luís Miguel Correia, que relata o encontro dos dois compositores em Paris quando estes se conheceram pela primeira vez.


A prestação musical ficou a cargo de Sofia Amorim, Sofia Vieira, Helena Almeida e Sandra Coutinho, alunas do Zoltán Kodály Pedagogical Institute of Music (Kecskemét). Foi um momento muito bonito, que soube a pouco e que pedia mais público, seguindo-se a projecção do filme, com ambas as vertentes a complementarem-se da melhor maneira.


A sala onde decorreu este evento não era muito grande, o que criou algumas dificuldades na hora de conseguir captar planos mais globais, mas o encanto do piano vermelho e o momento permitiram mesmo assim uma abordagem curiosa consoante seguia o impulso.

É também por isso que decidi explorar uma vertente que muito aprecio, a de planos em que só vemos partes de um corpo ou pequenos detalhes do piano por exemplo. Não sei, sinto-os sempre muito poéticos quando os consigo apanhar da melhor maneira. O tratamento das fotografias aponta também para um lado mais onírico e para a já habitual sensação de estarmos a visualizar um momento perdido no tempo, neste caso até com texturas que lembram neve e outros elementos. Quem sabe uma homenagem inconsciente a esta Páscoa branca que estamos a saborear em Budapeste.


Podem ver o conjunto destas fotografias visitando o seguinte link no meu portefólio.