Budapeste: Manifestação a favor dos professores


Nós parecemos ter a estranha virtude de nos encontrarmos no meio de manifestações por mero acaso. Ontem, no dia 26 de Fevereiro, começámos a receber alguns papéis brancos com informações por volta da hora de almoço. Escritos em húngaro, perguntámos a um amigo para nos traduzir de modo a percebermos o que se passava.


O motivo era um dos novos cortes impostos pelo Estado. 50 professores tinham acabado de ser despedidos da Faculdade de Letras da Universidade Loránd Eötvös (ELTE BTK) e, ao mesmo tempo, o Estado cortou também 56% do apoio à respectiva instituição.


Entre palavras de ordem, várias pessoas tinham também papéis na roupa assinados com os nomes dos professores que apoiavam demonstrando o seu repúdio contra estas novas medidas. O caos depressa se instalou com inúmeras pessoas a encherem o recinto da Faculdade mas sem incidentes.


A dada altura os professores e alunos formaram um cordão humano em redor de toda a Faculdade de Letras (a que nós nos juntámos por motivos óbvios), num gesto bonito e simbólico nesta luta que os une para tentar salvar o sistema educativo como tem vindo a acontecer nas últimas semanas.

As fotografias que podem ver aqui são apenas algumas das que tirei durante este acontecimento. Quando tiver mais cabeça e tempo para tratar as restantes tentarei partilhar o conjunto da forma mais apropriada.