Plastic People - Stories of Last Kisses and Other Poems (2013)

01. Looking Through the Keyhole
02. Armenian Sun
03. The Explosion of Your Head
04. Enter the Words and Press the Button
05. It
06. Invictus
07. Kisses
08. She Walks In Beauty
09. L'homme à la moto
02. Let's Keep Terrorizing
03. Silence






Começar um ano de maneira imprevisível, com surpresas, magia e segredos que necessitam de um cuidado especial. A música continua a ter o seu papel preponderante por aqui. Inspiração, sonhos, escape, as ocasiões e usos são vários. 2013 trouxe já um enorme sorriso com a nova música de Burzinski, mas agora é hora de falar deste novo álbum de Sébastien Ficagna sob o pseudónimo Plastic People.

Há um nítido amadurecer neste artista de origem francesa e isso sente-se ao escutar as músicas deste novo registo. A maneira como se fundem as mais diferentes influências e sonoridades, a teatralidade da voz, há uma sensação crescente de equilíbrio que encontra o seu maior expoente tanto na recta inicial do álbum como na final. Temos espaço para momentos mais mexidos que nos lembram os ambientes de fumo e cabaret do registo anterior, como para alturas em que o drama sobe consideravelmente. ‘Silence’ e ‘The Explosion of Your Head’ são de uma beleza extrema e parecem saídas de alguma curta-metragem filmada na cidade de Paris, enquanto que ‘Armenian Sun’ convida ao derrube dos alicerces do corpo por exemplo. Glam Rock, Folk, Pós-Punk, Cold Wave, os primeiros quatro temas, a par dos quatro últimos, elevam a fasquia para ânsias de impossível.

Uma jornada que começa ao som de palmas e de moedas a cair no chão, ‘Stories of Last Kisses and Other Poems’ é, tal como o nome indica, um conjunto de histórias peculiar, intimista, sensual até por vezes. O encanto, a forma como nos sentimos embalados com muitas das músicas, não é dado a prazeres do óbvio e do imediato, é um enigma de subversão que começa na voz e acaba na maneira como samples, acordeão, guitarra e voz são utilizados para atingir um certo fim. Uma delícia esta melancolia psicadélica.

Bandcamp: http://plasticpeoplefr.bandcamp.com/
Myspace: http://www.myspace.com/plasticpeoplefr

Opinião: Plastic People - Pink Narcisius