Plastic People - Pink Narcisius (2011)

01. Puppet (In Secret)
02. Nothing Is Eternal
03. My Boyfriend Alien
04. Love Song
05. In Heaven
06. Mr Dream
07. The Tangible Tension
08. Elements of a Love Affair
09. My Picture
10. In a Manner of Speaking
11. This Is the End


Os primeiros tempos de um David Bowie, a teatralidade de um Peter Murphy numa altura em que os Bauhaus ainda faziam sentido. A música de Plastic People, pseudónimo que esconde por detrás de si Sébastien Ficagna, artista de origem francesa, é uma amálgama de géneros e influências difícil de classificar.

Glam Rock, Folk, Pós-Punk, Cold Wave, ambientes de cabarets fumarentos escondidos nas esquinas de uma cidade, tornados vivos pela luz vermelha que espreita das suas janelas. A voz de Sébastien, de carácter particular, promete algum tempo de habituação, estranheza até, ponte de ligação entre as histórias que lhe saem dos lábios com uma naturalidade teatral e os ritmos das músicas.

O efeito desconcertante, na medida em que não sabemos muito bem como reagir ou como perceber o que virá a seguir consoante o álbum vai avançando, atinge um dos seus picos na transição dos momentos finais do tema “My Boyfriend Alien” para a música “Love Song”, esta última belíssima. A existência no álbum de uma cover de "In Heaven", cujo original conhecemos do filme “Eraserhead" de David Lynch, assim como de uma cover maravilhosa do tema clássico dos Tuxedomoon, "In A Manner Of Speaking", ajudam a criar um efeito surpresa positivo.

“Pink Narcisius” é um disco curioso, com pormenores deliciosos nalgumas faixas, com especial ênfase nos teclados, que pode ir de uma euforia repleta de luz para uma melancolia exacerbada no espaço de poucos minutos.

Por último, fica a dica que este é outro lançamento disponibilizado de forma gratuita pela editora afmusic, o que é de louvar.

Afmusic: http://www.af-music.de/
Bandcamp: http://plasticpeoplefr.bandcamp.com/
Myspace: http://www.myspace.com/plasticpeoplefr