Mark Burgess - View From a Hill: The Chameleons UK | Diário 1

Começar uma autobiografia com o relato da perda de dois filhos, é uma aposta arriscada, ainda mais se pensarmos que o livro contém perto de 600 páginas, mas também acaba por separar logo à partida qualquer ideia pré-concebida sobre o mesmo. Se Mark Burgess é conhecido, principalmente, por ser o vocalista, baixista e líder de uma das bandas de maior culto dos anos 80, nomeadamente os Chameleons, também é verdade que é uma pessoa como qualquer um de nós, vulnerável, imperfeito, humano, à mercê dos acasos estranhos da vida. Por isso mesmo, este livro acaba por ir além de uma mera biografia da banda, de uma pequena janela para mais um daqueles segredos muito mal guardados.

É preciso coragem para começar um livro assim, como é preciso coragem para contar e reviver tal episódio, nó no estômago, as páginas começam a passar pelos meus dedos e percebo como a história da dissolução da banda se cruza com tais momentos, como também percebo só agora, de onde parece surgir o nome de uma das faixas dos Black Swan Lane nunca editada em disco, de nome Joshua. Façamos um pequeno contextualizar desta última parte. Banda de que sou fã ferrenho, os Black Swan Lane são um projecto relativamente recente, com três álbuns já editados, e composto por várias pessoas, entre elas Mark Burgess.

Mal li as primeiras páginas, a ideia de um relato na primeira pessoa da minha experiência com este livro foi surgindo na minha cabeça, uma espécie de diário e evolução do que sinto, sem prazos definidos, até escrever a minha opinião final sobre o mesmo. E assim será, para quem estiver interessado.

Site oficial: http://www.chameleonsbook.com
Amazon: http://www.amazon.co.uk/View-Hill-Chameleons-Mark-Burgess/dp/0978765117