Bullets in Madison - We Became Your Family When You Died (2010)


01. Impossible Grave
02. Animals
03. Joel Found His Angel Cowering in the Garden
04. Riots
05. Broken
06. The Eclipse
07. St. Jude
08. Crimes
09. This is the Last Night
10. Requiem


Outro dos discos a merecerem destaque este ano, este álbum tem rodado por aqui ininterruptamente nos últimos dias e, como se não bastasse, é outro registo que está acessível ao comum mortal a preço zero.

Violinos, pianos, bateria, a voz irrompe pelo meio, muito característica e expressiva, ouço por aqui uma amálgama de possíveis influências, no entanto, não me remete para nenhuma em particular, temos aqui uma banda já com a sua identidade vincada, sua. A dinâmica por que passam a maior parte das faixas, tanto em crescendos como abrandamentos e sons imensos que nos remetem para paisagens cinemáticas, é apenas um elemento que me fez gostar logo deste disco, mas senti-lo como um, a viagem que se inicia desde os primeiros momentos, acentuada de maneira significativa a partir da segunda música, é algo que transcende palavras. Ouvir-se ‘Animals’ no contexto certo é de arrepiar, um tema belíssimo que remexe tudo cá dentro, nas primeiras notas de melancolia do violino, a entrada da bateria, a voz contando-nos histórias, o ritmo a subir e subir com teclas pelo meio, é tremendo, a banda continuando o abuso de sensações com o tema seguinte, que continua nessa vertente e sendo ainda mais hipnótico. Impressionante.

Ouvir este disco do princípio ao fim é, sem dúvida, uma experiência, faz-nos sorrir, podia falar aqui de todos os temas sem dificuldade, que tanto funcionam fora do álbum como dentro dele, mas vale pelo seu todo, pelas passagens magistrais entre certos momentos, pelos pequeninos pormenores que se notam a cada audição, por nos continuar a fazer acreditar que ainda há quem faça algo deste calibre e tão bonito. Adoro.

Site oficial: http://www.bulletsinmadison.com
Myspace: http://www.myspace.com/bulletsinmadison
Bandcamp: http://bulletsinmadison.bandcamp.com