The Lucy Show - ...Undone (2009)

01. ephemeral (this is no heaven)
02. resistance
03. come back to the living
04. the white space
05. wipe out
06. the twister
07. undone
08. remain
09. better on the hard side
10. remembrances
11. dream days


Numa altura em que o revisitar dos anos 80 continua em grande, quem sabe não da melhor maneira por vezes, seja nos diversos projectos recentes que se inspiram na referida década ou nos eventos e festas constantes que teimam em focar-se apenas nos mesmos lugares comuns de sempre, chega-nos esta reedição de mais um disco essencial dessa época, de outra banda a descobrir para quem não o tenha feito ainda.

Formados em 1983, os The Lucy Show percorriam os caminhos de um dos géneros mais proeminentes da década, a que decidiu chamar-se post-punk, se bem que new wave e shoegaze também podem aplicar-se à musica da banda, caracterizada por aqueles ritmos e ambientes tão familiares para quem conhecer, por exemplo, uns The Cure, Echo & The Bunnymen, Comsat Angels, The Sound, The Chameleons, For Against, U2 (dos primórdios), House of Love, Killing Joke e por aí fora.

Lançado originalmente em 1985, este álbum é de uma qualidade notável, ao nível de muitos discos essenciais da altura, sendo mais uma pérola reeditada pela editora Words On Music, fazendo todo o sentido, talvez ainda mais, ouvir este disco no contexto actual. Começando os procedimentos com uma das faixas mais memoráveis da banda, o álbum agarra-nos de imediato desde esse instante, transportando-nos para outros tempos, quando tudo nos parecia tão urgente e a vontade de mudar o mundo imensa. Era como se estas bandas e música falassem connosco, como se finalmente tivéssemos encontrado mais alguém com as mesmas energias e sentimentos, que nos entendia de maneira tão perfeita.

Em 45 minutos, o suficiente para caber no lado A ou B de uma cassete para quem ainda se lembrar desses pequenos invólucros mágicos, '...Undone' pode ser considerado como um daqueles clássicos perdidos no tempo apesar de não soar original nos dias que correm, mas que no contexto em que foi lançado torna-se outro precursor de movimentos que se viriam a tornar influentes alguns anos mais tarde.

Editora: http://www.words-on-music.com/
Site oficial: http://www.thelucyshow.com/

Opinião: The Lucy Show - Remembrances