port-royal - Dying In Time (2009)

01. Hva (Failed Revolutions)
02. Nights in Kiev
03. Anna Ustinova
04. Exhausted Muse/Europe
05. I Used to Be Sad
06. Susy: Blue East Fading
07. The Photoshopped Prince
08. Balding Generation (Losing Hair as We Lose Hope)
09. Hermitage Pt. 1
10. Hermitage Pt. 2
11. Hermitage Pt. 3


Sem grandes surpresas, tendo em conta o que foi possível escutar anteriormente dos excertos do álbum, que na altura já me tinham fascinado e deixado com ataques de ansiedade, estes 72 minutos de puro êxtase, porque é essa uma das sensações que este disco provoca, êxtase, confirmam-se como sendo do melhor que já ouvi em termos de música este ano e nos últimos tempos.

Numa altura em que o conceito de álbum parece andar em desuso, os italianos Port-Royal brindam-nos com mais uma viagem por atmosferas que só eles sabem criar, onde aliam texturas electrónicas a vozes, samples e partes ambientais, que transbordam beleza por todos os poros e um cuidado imenso no que tentam transmitir. É deveras complicado exprimir o que se sente ao ouvir este disco, ou descreve-lo, tal a sua carga emocional e maneira como cada faixa ajuda a pintar uma espécie de tela onde vislumbramos imagens diferentes de cada vez que olhamos para ela.

A progressão que cada tema faz, em que não existe uma forma rígida que se mantém durante x tempo, é outra das qualidades deste disco, onde uma batida, por exemplo, tanto pode aparecer suavemente do fundo sonoro, como pode ir desaparecendo do mesmo para se misturar com breakbeats, fases melancólicas, mais calmas, ou com vozes que espelham uma sensação de paz, tranquilidade, que muito me agrada. Existe uma dinâmica em todo o registo capaz de nos deixar de boca aberta, uma atenção ao pormenor incrível, que torna esta obra ainda mais cativante em relação aos álbuns anteriores da banda, já por si muito recomendáveis também. Aqui, temos um conjunto de pessoas no auge da maturidade e da criatividade, em que aliam a parte técnica soberba com a vontade de ir mais além.

Como já deve ter dado para perceber, tanto pelo que vou escrevendo como pelo uso regular da música nos podcasts e cds que vou fazendo, estou encantado com este novo disco de mais este projecto pessoal de eleição que, em conjunto com os álbuns novos dos Black Swan Lane, Jeniferever e Odawas, faz parte dos melhores discos que este ano já me brindou.

De salientar que o site Deezer dá a possibilidade de escutarem, por agora, todo este disco em streaming, seguindo este link.

Sinceramente, este é daqueles casos que me apetece dizer/escrever, que já não se faz música assim, de um calor humano brutal e com uma qualidade tão deliciosa, por muito que isto do gosto pessoal seja relativo.

Site oficial: http://www.port-royal.it
Myspace: http://www.myspace.com/uptheroyals

Vídeo para a faixa "Balding Generation":
http://www.youtube.com/watch?v=tpxUHmd5fj0
Vídeo para a faixa "I Used To Be Sad":
http://www.youtube.com/watch?v=zytTQ0bt0cI

port-royal - 2000-2010: The Golden Age Of Consumerism