Keep Away From Heat - Helium Bliss (2008)

01. Helium Bliss
02. Everything... Senseless
03. Heavy Metal Birds
04. Tear Me Apart
05. Des Notes de Clementines
06. Toys
07. Rainbow Drops
08. Wall
09. The Things That Aren't Funny

Sabem quando uma capa de um disco e respectivo nome consegue dar-nos umas boas pistas do que estamos prestes a ouvir? Este é precisamente um desses casos.

Este projecto é outro dos alter-egos do produtor de origem sérvia PNDC, acompanhado aqui novamente pelos seus colaboradores habituais housework e shadowlike, que oferecem vozes a dois dos melhores temas deste disco, nomeadamente ‘Tear Me Apart’ e ‘Rainbow Drops’ respectivamente, este último dando nome a um certo djset que podem encontrar na minha página do Soundcloud.

A diferença entre este projecto e disco em relação a outros do mesmo produtor passa muito pelo ambiente e sonoridades do mesmo, que anda entre o etéreo, ambiental, chill out e shoegaze, em que os tapetes sonoros começam na electrónica para nos oferecer depois uma experiência orgânica e emocional. Este disco tem sido um prazer para os sentidos e presença regular na minha cabeça nestas últimas semanas, como se poderá adivinhar pela sua presença recente em noites, podcasts e afins.

Poderia destacar mais temas, por muito que eles até funcionem bastante bem fora do contexto do álbum, mas este vale mesmo pelo todo, descobrindo-se a sua beleza a pouco e pouco, como que nos hipnotizando com os sons e melodias algo alienígenas por vezes, mas familiares ao mesmo tempo, como se estivéssemos perante um daqueles amigos que já não víamos há muito tempo. Em jeito de curiosidade, uma das melhores faixas do disco, ‘Everything... Senseless’, acabou por ser usada no trailer do filme ‘Hombre En Polvo', assim como no filme em si.

Música para viajar poderá ser uma boa descrição para este disco, propício a sonhos e, até, chegando a ser mágico.

Myspace: http://www.myspace.com/keepawayfromheatorflame

Trailer do filme 'Hombre En Polvo':
http://www.youtube.com/watch?v=AjPISbE8RV8

hospital NEON - numbers on my skin EP
PNDC & housework - Grey Forgettableness
PNDC & housework - Secondhand Language