Black City Lights - Parallels EP (2012)

01. Parallels
02. Rivers
03. Get Away
04. Collapsing Horizon
05. Same
06. Colour









Wellington, Nova Zelândia. Morada de alguns projectos maravilhosos como os Glass Vaults, Secret Knives e, também, destes Black City Lights. Todas estas bandas mesclam influências e conseguem construir uma identidade através de uma sonoridade que funde elementos indie, pop e de electrónica, entre outros.

No caso deste ‘Parallels’, é mais um disco que descobri do nada, uma enorme surpresa e um perfeito encanto para os ouvidos. O crescendo de urgência no primeiro tema, por sinal o que dá título ao registo, dá logo o mote com a voz feminina a repetir a frase this could be us. Segue-se ‘Rivers’, que arrisca-se a ser uma das músicas mais viciantes deste ano, tanto pelo ritmo pulsante como pela maneira como a voz parece dançar em uníssono com a nossa pobre cabeça e respectivo refrão. Há qualquer coisa de muito jovial e positivo na música deste duo, uma mistura perfeita entre a luminosidade do Verão e as cores mais densas do Outono.

A primeira metade encerra-se com outro dos grandes temas deste disco, ‘Get Away’. Novamente em crescendo, uma batida que vai engrossando de impacto, de força, que nos leva a mexer o corpo, as palavras etéreas no final, é uma ambiência que nos obriga a prestar atenção. O trabalho do sintetizador é um elemento de peso na construção destas melodias e a segunda metade do disco só acentua ainda mais esse papel preponderante, seja na faceta ambiental que povoa o esqueleto das músicas, na precursão ou na própria evolução dos temas em si. Claro que a voz, mais uma vez, é também responsável por todo este arco-íris que toma conta de nós, seja pela maneira como se encaixa nas melodias ou como entoa as letras.

'Parallels', juntamente com o disco recente de Andy Whitaker que aqui falei antes, tem sido a minha grande companhia nestes dias e pelas melhores razões. Anima-nos, faz-nos sorrir, vibrar de energia. Leva-nos a pensar, com esperança, na perspectiva de um amanhã melhor. E está disponível até ao final deste mês para download gratuito na página oficial bandcamp.

Facebook: https://www.facebook.com/blackcitylights
Bandcamp: http://blackcitylights.bandcamp.com/