Swimmer One - The Regional Variations (2007)

01. Drowning Nightmare 1
02. Largs Hum
03. National Theatre
04. But My Heart Is Broken
05. The Fakester Genocide
06. The Balance Company
07. Drowning Nightmare 2
08. Whatever You Do, Don't Go In The Basement
09. Regional
10. The Dark Ages
11. A Petrol Pump In The Cradle of Christianity


Oriundos da Escócia, os Swimmer One são um projecto curioso filiado numa sonoridade pop de contornos mais electrónicos, sem nunca esquecerem outros elementos mais orgânicos, lembrando alguns projectos dos anos 80. Variando entre os temas mais dançáveis e os mais introspectivos, existe algo na maneira como a música nos cativa, seja pela maneira como a voz é colocada, como nos segundos iniciais do álbum, como pelos ritmos, que nos fazem olhar para as estrelas por vezes, ou simplesmente abanar vários dos membros do nosso corpo…

As letras peculiares também têm que se lhe diga, sentindo-se um sarcasmo e corrosão nalgumas das imagens e narrativas espalhadas pelo álbum, de ambientes citadinos pautados pelas sombras da noite, prazeres escondidos e relações complicadas. No entanto, o disco faz-nos sorrir, mesmo nas alturas mais negras, como que a convidar a que nos esqueçamos por momentos das preocupações do dia-a-dia e que nos deixemos apenas ir.

Não é disco que vá mudar o mundo, não, mas é sem dúvida uma boa companhia para um final de tarde, para uma noite de copos porque não, sentindo-se um gozo imenso neste conjunto de músicas por parte de quem as fez, connosco a descobrir pormenores diferentes a cada audição. Da reacção inicial, em que sentia estar perante um álbum simpático, agora acho-o mesmo bom, cada vez melhor, e mais vale tarde do que nunca perdoem-me o cliché, no que toca a só tê-lo descoberto recentemente, através do blogue do myspace de outro projecto muito recomendado também, nomeadamente da 'banda' Portal.

Site oficial: http://www.swimmerone.co.uk
Myspace: http://www.myspace.com/swimmerone

Vídeo para a faixa "The Balance Company":
http://www.youtube.com/watch?v=PbV8cPBs-N0

2 comentar

Click here for comentar
01 julho, 2009 11:02 ×

Hmmm, está bem.

Então obrigada pela dica. Mais tarde quem sabe: descobrir.

**

Reply
avatar
01 julho, 2009 16:51 ×

Aconselha-se vivamente. :p

Reply
avatar