Abismos


Constituída, até à data, por 19 textos, 7 fotos e um CD onde tentei criar um fio condutor com as músicas que me serviram de inspiração aos textos em conjunto com as fotos, esta colaboração entre mim e a Lúcia é daquelas que foi ficando no ar, para uma altura em que fossemos tendo mais cabeça, tempo, ideias e, quem sabe, até que arranjasse uma maneira de organizar tudo na forma de um livro interactivo em flash, mas…

Seguindo a aventura na Rádio Zero e como das mesmas sessões e ideias do programa piloto para lá saiu também o CD para esta nossa colaboração, decidi meter aqui o mesmo agora, assim como um pequeno teaser do que já fizemos. Bom fds. ;)

--/--

Abismos (2008-2009)

Fotografias: Lúcia Costa
Textos: Nuno Almeida
CD: Azelpds


--/--

Perdida Aos Olhos De Quem Não Me Vê

"Mesa de madeira, castanha, com pés assentes num chão cor de tijolo marcado pelas unhas dos vários animais que já passaram por este soalho. O copo tem uma base pequena e um corpo gordo, assobiando sempre que lhe passamos os dedos ao de leve, criando uma harmonia que só tem par na maneira como o vinho tinto escorre por ele para dentro da minha boca, toldando-me os lábios e dentes de preto.

O calor inebria-me os sentidos, as ideias e os movimentos, causando um torpor agradável, um formigueiro, em que cada peça de roupa é sentida como se mil mãos me estivessem a tocar ao mesmo tempo, confundindo-me as sinapses do prazer e os recantos da loucura.

Encosto a cabeça nas almofadas que dormem em cima deste sofá, deixando-me levar por pensamentos vários e pelo conforto, pelo líquido que me corre nas veias e que me faz apresentar um tom mais rosado que o normal. Sinto-me feliz e a minha pele mostra-o, enaltecendo-me os traços que se escondem nos outros dias, acariciando-me com a vontade de quem me quer levar a lugares com que sempre sonhei.

É um ritual hipnótico, solitário e recompensador, a habilidade de conseguirmos cegar as pessoas sempre que elas olham para nós.

Levanto-me e meto um pastel de bacalhau à boca, acompanhado de uma garfada do arroz de tomate com feijão que fiz horas antes, enquanto vislumbro o grupo de pessoas que enchem a minha sala de estar. Mantenho-me invisível, em estado de sombra, à mercê da embriaguez do álcool e fora do olhar comum, onde nem os cães que farejam os restos de comida no tapete me conseguem escutar, quanto mais ver.

Fixa, inerte, a observar atentamente, sem esperar respostas, e lúcida o suficiente, a transformação ocorre quando menos esperamos, quando pensamos que estamos magras o suficiente. É nesses momentos, quando as tonturas ameaçam quebrar-nos as vontades, que conseguimos encontrar mais um pouco de nós para deitarmos fora, mais um resto para fugirmos dos olhares mais distraídos.

Já não sinto as pernas, nem o pescoço, nem os braços, nem a ondulação dos cabelos. Já não sei as horas a que ando, que dia da semana é hoje ou a última vez que me veio o período, mas não faz mal, porque já deixei de ser vista há muito."

--/--

Abismos

Guardar [MP3, ZIP] Duração [1:19:48] Data: Fevereiro 2009

Playlist:
01. From Homeworld - Kharak System
02. Noir Désir - Son Style 2
03. Efterklang - Monopolist
04. Mahogany - Tesselation, Formerly Plateau One
05. Air Formation - Adrift
06. Diego - Echoes
07. School of Seven Bells - Half Asleep
08. Moly - SP404
09. Haujobb - Transfer
10. David Bowie - I'm Deranged
11. Malory - Want You
12. Maps - Don't Fear
13. BirdPen - Man On Fire
14. Genaro - Suspicions
15. The December Sound - Drone Refusenik
16. Dark Captain Light Captain - Remote View
17. Cloud Cult - Hope
18. Christian Rainer - Fish'n Chips (In Total Eclipse)
19. Piano Magic - You Can Never Get Lost (When You've Nowhere To Go)

4 comentar

Click here for comentar
Lucia
admin
20 março, 2009 10:23 ×

:D:D:D:D:D

Muito bom!! *clap*clap*

:)**

Reply
avatar
23 março, 2009 17:39 ×

:) Também gostei.
Está muito fixe!

E o resto quando se pode ver e ler? :)

**

Reply
avatar