Lights Out Asia - Tanks and Recognizers (2007)

1. Roy
2. Ring of Stars
3. Four Square
4. Oh! Toronto
5. March Against the Savages
6. Lilies of the Subway
7. Art Divided by Science
8. Drift/Fade
9. Spiti Elefas



Foi graças ao site Barcode Magazine (ver link no lado esquerdo), com as suas reviews e excertos em mp3 de discos que, na maior parte dos casos, é bem normal que nunca tenham ouvido falar deles antes, que descobri esta pérola.

Apesar de não ser o primeiro disco do colectivo, o impacto deste Tanks and Recognizers foi inegável por estes lados, incluindo em amigos e colegas de trabalho que fiz questão de o mostrar para ver a reacção a ele. A onda sonora tanto anda pelo ambiental electrónico com laivos que lembram, por vezes, uns Mogwai ou God Is An Astronaut nos seus momentos mais calmos, como pelo psicadelismo com distorção de guitarras que lembram os tempos daquilo a que se decidiu chamar movimento shoegaze encabeçado por uns Adorable, Slowdive e My Bloody Valentine, só para darmos alguns exemplos. Mas mesmo com esses laivos que nos remetem para bandas, épocas e afins, este álbum e banda tem um cunho muito próprio, não sendo nem de longe uma cópia de influências.

Se há álbuns em que o termo viagem sonora faz perfeito sentido este é um deles. A partir dos primeiros segundos e excelente faixa de abertura Roy, (podem ouvi-la por enquanto na rádio aqui no lado direito), os sinais de que uma jornada peculiar vai começar são mais que muitos. Apesar de a cada dia surgirem faixas favoritas, Tanks and Recognizers funciona mesmo bem é como um todo, levando o ouvinte para paragens distantes à medida que se deixa ir pelo fundo sonoro. Experimentem ouvir isto num local sem luz (no vosso quarto why not), com uns paus de incenso acesos à mistura e vão ver o efeito. :p

O álbum divide-se entre faixas totalmente instrumentais e algumas com voz, se bem que nestas últimas a voz é também empregue como outro instrumento invés de um formato mais tradicional de canção digamos assim.

Chamem-lhe o que quiserem em termos de catalogações, e mesmo sendo um álbum calmito, recomenda-se vivamente a qualquer tipo de pessoa que esteja aberta a experiências deste tipo. Encontrá-lo por cá tem que se lhe diga, aka, é bastante complicado, como tal encomendá-lo via lojas online é a melhor solução.

Site oficial: http://www.lightsoutasia.com
Página myspace: http://www.myspace.com/lightsoutasia