Divasonic - Birth (2004)

1. Begin
2. Hiding
3. The Other Side
4. Calm of the One
5. Superstar
6. Candy Store
7. Rapunzal
8. Escape
9. Pinocchio
10. Calling The Fairy
11. Fairy Girl
12. I Am
13. Fulfillment


“I've been going to those places, I've been hiding from myself”... Assim começa a segunda faixa de nome Hiding, após a primeira faixa instrumental que serve de introdução ao que se irá passar. Não sei se é do momento actual que vivo, se por outra razão, mas o começo bateu forte por estes lados, assim como a sonoridade e voz da vocalista Lynda Arnold, que basicamente faz tudo neste projecto, desde composição a letras e por aí adiante.

Os tapetes sonoros têm influências notórias, e até assumidas, de outros projectos associados à escola do trip-hop e outras que pautam pela fusão entre várias vertentes electrónicas, como Lamb, Tori Amos ou Bjork, entre outros. Se em alguns aspectos este álbum não se pode dizer que seja inovador, certo é que a maneira como todos os elementos são usados, incluindo o uso de flauta em muitas das faixas, é que acaba por enraizar muitas das faixas nos nossos neurónios.

É curioso como uma faixa como a Candy Store (que podem escutar nos links mais abaixo), de estrutura simples baseada em loops e beats com um ritmo calmo quase constante, resulta tão bem. Mas com o tempo é normal encontrar-se várias faixas favoritas consoante o dia, visto que apesar da mood mais ou menos uniforme do CD, existem diferenças de ritmo suficientes para não tornar o todo repetitivo, incluindo uma certa faixa instrumental excelente de nome Escape, onde ritmos breakbeat e o som de flauta fundem-se de maneira viciante.

Um álbum excelente para ouvir no conforto do lar, ou em locais de diversão nocturnos mais..., alternativos digamos, sendo que por estes lados já começou a ser estreado e testado nesse sentido. :)

Para os fãs de chill out, trip hop, ou electrónica suave com vozes femininas, este é um projecto que vale a pena descobrir.

Neste momento encontrar o CD pode ser complicado se não tiverem numa de se esforçar um pouquito, visto que a primeira edição de autor era limitada a 300 exemplares, tendo havido depois uma pequena reedição por parte da EMI alemã pelo que percebi. No meu caso calhou ter aparecido num dos revendedores da amazon alemã a preço mais razoável que a média de 30/40 Euros a que costuma estar o álbum nesses locais *glurp*.

Caso estejam interessados em descobrir um pouco desta artista, e até tentar encomendar o álbum, podem visitar o site oficial em: http://www.divasonic.com, ou a página myspace em: http://www.myspace.com/Divasonic

Vídeo para a faixa “Pinocchio”: http://www.youtube.com/watch?v=8OrOksOYYtQ